Naplak é um couro que atende aos cânones do gosto mais rigoroso: brilha, mas com moderação, conferindo a todo o conjunto um aspecto nobre. Estes sapatos são bastante caros de usar, mas o preço justifica-se pela qualidade!
Importante! Oferecidas a um preço muito razoável, as verdadeiras “botas italianas” são provavelmente da Ásia ou da África: sapatos italianos de alta qualidade da Itália só podem ser caros.
Naplak: o que é isso?
O nome deste material, brilhando com brilho fosco, combina dois nomes de couro:
- napa - material obtido no curtimento de peles de gado;
- envernizado.
O couro passa por duas etapas de processamento: primeiro, o curtimento ao cromo, que lhe confere plasticidade e maciez (o chamado envelhecimento artificial), depois o verniz: o revestimento proporciona brilho brilhante.
As qualidades especiais do naplak dependem do material de origem: consiste em couro particularmente fino e liso, que também se caracteriza por maior resistência. O resultado são sapatos e artigos de couro luxuosos e duráveis, que podem resistir aos caprichos do clima. Mas – não geada abaixo de -15̊ C!
Referência! A história do naplak começa simultaneamente com a história de outros couros envernizados em 1818. Nessa época, o inventivo Seth Boyden teve a ideia de fazer graxa para sapatos à base de óleo de linhaça. A inovação ajudou a engrossar as camadas superiores da pele e a dar-lhes um novo brilho. Mais tarde, o óleo de linhaça foi substituído por uma mistura plástica. Na década de 60 do século XX, o verniz era apreciado pelos adeptos da revolução sexual. Ela esteve na vanguarda da moda nos anos 80, que se tornou a era do kitsch. Nesses períodos, um xadrez mais rígido continuou sendo privilégio das fashionistas que evitavam os extremos das tendências da época.
Que tipo de calçado é feito de naplak?
A combinação de conforto, resistência ao desgaste, aparência apresentável e facilidade de cuidado conferiu ao material um lugar de destaque no mundo do calçado: é utilizado na confecção de modelos exclusivos de sapatos, bolsas e carteiras. De naplak de todas as cores possíveis eles costuram:
- sandálias e sapatos - clássicos e esportivos;
- botins e botas;
- botas - meia estação e inverno.
Até na produção de tênis (exclusivos!) esse material nobre encontrou aplicação!
Importante! Fabricantes de diferentes países oferecem produtos naplak de qualidade variada. O melhor produto é oferecido pelas empresas italianas: o couro fino de seus produtos pode esticar sem danificar a camada de verniz. Não há vincos, mesmo sendo uma bota sanfonada. A geada (moderada!) E o calor passarão sem deixar vestígios para esse casal, assim como o teste de arranhar a unha. O que não se pode dizer dos seus “irmãos” chineses ou sul-africanos: eles quebrarão mais rápido e é melhor protegê-los de arranhões! A sua resistência à água também é questionável.
Em que difere do verniz e de outros tipos de couro?
O Naplak difere dos sapatos de couro envernizado mais comuns não apenas pelo brilho mais moderado.Sua tecnologia de produção é semelhante, mas o resultado são opções de calçados significativamente diferentes: Os sapatos Naplak são muito mais finos e macios. Quem tem pés “caprichosos” é recomendado a escolher modelos confeccionados em naplac: a capacidade do material de esticar e “adaptar-se” ao pé elimina os custos de outros tipos de couro.
A suavidade especial não impede que os sapatos ou botas feitos de naplac sejam resistentes às condições atmosféricas: quase nunca há vincos nele (a menos que você tenha o hábito de pisar no traseiro!).
Com uso moderado, esse par de sapatos durará de 2 a 3 temporadas, a menos, é claro, que você os exiba em uma geada de vinte graus e não teste suas propriedades repelentes de água caminhando por poças. Também requer tratamento com meios especiais - não são baratos, mas prolongam a vida útil.