Os mocassins percorreram um longo caminho, desde os índios norte-americanos até os fashionistas americanos, e depois ganharam posição entre os motoristas italianos. Durante algum tempo, o interesse por eles desapareceu, mas desde a década de 70 do século passado, os mocassins tornaram-se um tipo de calçado preferido entre homens, mulheres e crianças.
A história dos sapatos e sua aparência clássica
Entre os índios, esses sapatos eram feitos de couro cru. Eram muito macios, silenciosos e praticamente não tinham reforço na sola. Isso foi benéfico para os índios na caça, mas as pessoas modernas não apreciavam essa sensibilidade a cada pedra.
O americano Philip Miller lançou na década de 40 uma coleção de mocassins que refletia as tradições dos índios. Eles eram feitos de couro macio e decorados com franjas. Miller reforçou a sola e tornou estes sapatos confortáveis para o uso diário.
Os mocassins chegaram à Europa em 1963 graças a Gianni Mostila. Ele lançou mocassins masculinos com sola emborrachada e botões. Este tipo de calçado tornou-se popular entre os motoristas italianos devido à aderência confortável entre os calçados e os pedais do carro.Depois disso, os mocassins foram considerados calçados para carros por muito tempo, mas na década de 2000, cada vez mais pessoas populares começaram a aparecer com eles fora de seus carros.
Os mocassins modernos são feitos de couro macio com sola grossa de borracha. Eles não possuem fechos, zíperes ou laços. Franjas ou laços decorativos são usados como decoração. A sola é tradicionalmente plana, mas existem modelos com salto estriado ou pequeno e estável.
O que os mocassins combinam e o que não combinam
Os mocassins são sapatos de estilo casual no verão ou na primavera.. Eles combinam com qualquer look do dia a dia. É considerado um erro grave usá-los sob um terno, calça de moletom ou junto com agasalhos.
Estes sapatos implicam relaxamento e informalidade. Para os homens, ele recomenda combinar mocassins com calças de linho, shorts, calças de algodão e usar blazers, polos ou camisetas por cima. Os homens podem combinar modelos brilhantes com calças e jaqueta. Mas desde que todo o look fique um pouco descontraído, para estes casos é melhor escolher um casaco que contraste com as calças, e complementar a cor viva dos sapatos com uma t-shirt.
Para as meninas, os mocassins combinam bem com vestidos tênis, saias leves de chiffon, shorts soltos com pintucks ou culotes cropped.
Tanto homens como mulheres não devem comprar modelos pretos. Este sapato tem uma história interessante e perde completamente o encanto no preto. Se você não corre o risco de comprar modelos brilhantes, é melhor optar pelos tons bege, marrom ou cinza. Mocassins que combinam 2 a 3 cores naturais ficam elegantes.
Com ou sem meias
Os próprios índios nem pensavam em usar mocassins com meias. Eles os inventaram para caçar na estação quente e não exigiam uma camada adicional de roupa.
Os mocassins ainda são sapatos de verão, por isso não precisam de meias. Alguns homens ou meninas explicam sua relutância em se desfazer das meias pela higiene.
Para evitar odores desagradáveis, suor e escoriações nos pés, basta reconsiderar sua escolha. É melhor comprar mocassins feitos de couro genuíno. Como esses calçados são usados no verão, os pés suam mais e o couro artificial não consegue proporcionar circulação de ar suficiente.
A sola também é importante. Deve ser macio, com pequenas perfurações de couro ou outros materiais naturais.
Como último recurso, as lojas vendem sprays e desodorantes especiais para os pés. Eles reduzem o chulé e a transpiração. Mas às vezes é mais fácil resolver esse problema indo ao médico.
Os mocassins podem ser usados com meias nos seguintes casos:
- Saltos curtos que não são visíveis além da parte superior do sapato. Esta opção é indicada para quem não está disposto a abrir mão das meias.
- Meias ou meias de náilon. Mas na cor devem ser o mais próximo possível da cor da pele. Você pode usar meias de náilon apenas por baixo das calças e com a condição de que mesmo na posição sentada a borda entre a pele e as meias não seja visível.
- Ao criar uma imagem chocante. Fashionistas e fashionistas brilhantes muitas vezes violam outras regras de etiqueta nas roupas, combinando texturas, cores e itens de guarda-roupa. Essas imagens não são adequadas para ir ao trabalho, mas se você quer surpreender o público de uma forma inusitada, por que não.
A popularidade dos mocassins não surpreende ninguém. São sapatos macios e confortáveis para passear e encontrar amigos. Mas os estilistas não recomendam usar esse tipo de calçado como principal do seu guarda-roupa.