Muitas vezes, mães e pais nem sempre têm consciência da finalidade do apoio do peito do pé nos calçados para bebês. Alguns deles estão convencidos de que sem esse componente o calçado infantil perde suas qualidades positivas e o pé da criança pode ficar deformado. Esta afirmação é controversa porque requer uma decisão individual.
Fisiologia e desenvolvimento do pé em crianças
O pé do recém-nascido é plano ao nascer e, no lugar do futuro arco, forma-se uma almofada de gordura, que funciona como uma mola.
Ajuda os caminhantes iniciantes a manter o equilíbrio e também amortece a onda de choque que afeta a coluna vertebral e as articulações das pernas ao caminhar, atuando como amortecedor até os três anos de idade. A elevação abobadada torna-se perceptível apenas em crianças de cinco anos. A estrutura arqueada do pé se desenvolve por volta dos dez anos de idade.
Para os bebês que estão começando a andar, o ponto de apoio fica no arco externo (varo) e depois no próprio travesseiro que rola as pernas para dentro (valgo). Por volta dos quatro anos de idade, a situação volta ao normal.
Assim, pés chatos na infância em crianças de cinco anos são normais.
Definição de suporte de arco
O peito do pé é um ligeiro desnível da palmilha na borda interna. Deve ser posicionado exatamente sob o arco do pé, mantendo-o nivelado com a borda externa.
Para fins preventivos, são utilizados apoios do peito do pé macios e de pequena altura para não prejudicar o bebê e evitar o prolapso do arco. Podem ser couro, cortiça, metal, plástico.
O questionável uso de suportes de arco em calçados infantis
Se uma criança não tem problemas com o desenvolvimento dos pés, então, na verdade, ela não é necessária. E em alguns casos até interfere no processo normal de seu desenvolvimento, principalmente se o suporte do arco for de má qualidade. Um substrato duro e alto leva ao enfraquecimento da musculatura do arco e provoca desvios na sua formação.
Causa de pés chatos em crianças
Os ortopedistas nomeiam as principais causas desta doença como fraqueza congênita dos músculos e ligamentos das pernas, que é acompanhada por hipermobilidade das articulações. Caminhadas regulares descalças, juntamente com exercícios físicos viáveis (correr, pular, subir escadas, etc.) ajudarão a fortalecê-los e a fazê-los funcionar corretamente.
Por que você precisa de um apoio para o peito do pé para calçados infantis?
Só pode ser usado individualmente conforme prescrição médica.
Importante! Até os dois anos de idade, em princípio, não é necessário.
A lista de situações em que é necessário um apoio do peito do pé é definida especificamente pelas normas médicas estaduais da Federação Russa relativas a calçados esportivos e de borracha, onde se pressupõe o uso de palmilha especial. Os pediatras americanos também dão recomendações semelhantes devido à alta carga de trabalho.
Tipos de suportes de arco
Existem duas variedades conhecidas deste elemento de calçado:
- duro e alto (usado para fins medicinais);
- suave e baixo (para prevenção).
Referência! Fabricantes estrangeiros de calçados infantis (Ekko, Naturino, Superfit, Elephanten, Pedipet, etc.) não utilizam suportes de arco. Em vez disso, eles usam uma pegada perfilada a partir de uma substância espumosa, que não apenas repete exatamente a estrutura anatômica do pé do bebê, mas também a lembra.
Que sapatos devo escolher para o meu bebê?
Os calçados infantis são divididos em dois tipos:
- Médico ou ortopédico.
- Preventivo. Corresponde às características da idade e serve para prevenir o desenvolvimento de patologias nos pés:
- material superior natural macio;
- a sola é flexível, antiderrapante, o dedo do pé é levantado;
- nariz largo;
- salto de 5 a 10 mm;
- as costas estão fechadas, duras;
- Fecho de velcro, pois é fácil de ajustar e fixar.
Inverno
Critérios principais:
- bico redondo, salto duro;
- sola grossa;
- calcanhar estável;
- laço durável e acessórios confiáveis;
- palmilha necessária;
- apoio do peito do pé, se presente, em forma de pequena elevação no interior.
Referência! Os sapatos quentes para crianças muitas vezes não estão equipados com apoios para o peito do pé, uma vez que as meias de lã anulam a sua função. E é melhor usar calçados especiais no inverno em casa, onde a criança passa a maior parte do tempo.
Esportes
As crianças modernas costumam usar tênis ou tênis, porque os pais têm certeza de que esses são os sapatos mais confortáveis. Mas não devemos esquecer os critérios de seleção mais importantes - costas rígidas e apoio do peito do pé. Você só pode ficar sem eles se usar esses sapatos, como dizem, de vez em quando.
Aplicam-se requisitos especiais para esportes:
- fazer compras em loja própria;
- forte fixação do pé;
- amortecimento único.
Se for um bebê, é melhor adiar esse produto “para mais tarde”.
Importante! Ao comprar patins com mecanismo deslizante, você deve consultar um médico e comprar palmilhas ortopédicas para nivelar o impacto negativo no pé.
Assim, o apoio do peito do pé é uma saliência baixa da borda interna da palmilha. Sua colocação deve coincidir com a localização do arco longitudinal do pé. Isso meio que endireita o pé.
Os médicos ortopédicos recomendam que as crianças usem esses sapatos para fins medicinais. Na ausência de indicações, é melhor usar calçados preventivos que correspondam ao desenvolvimento anatômico do pé relacionado à idade.
Em caso de dúvida, consulte um especialista.