Antes de Calvin Klein e Ralph Lauren lançarem jeans de grife na década de 1970, apenas três marcas dominavam o mundo do jeans. Os Três Grandes eram Levi's, Lee e Wrangler, cada um com costuras distintas no bolso de trás: arcos duplos na Levi's, ondas duplas na Lee e apenas um "W" reto no Wrangler. E embora todo o jeans fosse azul e azul claro, cada fabricante conquistou seu próprio segmento de mercado. Para o Wrangler, era uma roupa ocidental.
O nascimento de uma lenda
A história da empresa começou em 1897, quando CC Hudson, de 20 anos, deixou sua fazenda no condado de Williamson, Tennessee, em busca de uma vida melhor. Ele viajou para a cidade têxtil de Greensboro, na Carolina do Norte, onde encontrou trabalho em uma fábrica de produtos secos, costurando botões por 25 centavos por dia.Quando a fábrica fechou, alguns anos depois, Hudson comprou diversas máquinas de costura de seu antigo empregador e, junto com seu irmão Homer, aplicou seu know-how na produção de roupas de trabalho, fundando a Hudson Global Company.
O equipamento usado e a base localizados acima de um supermercado em Greensboro podem não ter sido o começo mais auspicioso, mas depois de um tempo seus macacões começaram a ser vendidos. Tanto é verdade que, em 1919, os Hudson expandiram a produção para um armazém e decidiram retirar o nome da família do nome da empresa. Assim nasceu a Blue Bell Global Company, que (com várias aquisições corporativas ao longo do caminho) acabou se tornando a marca Wrangler mundialmente famosa.
Primeiras conquistas
O primeiro grande sucesso da empresa veio em 1936 com o macacão Super Big Ben, um macacão que usava a recém-introduzida tecnologia de sanforização. A particularidade destes macacões é que encolhem menos de 1% a cada lavagem. Isso era inédito na década de 1930 e trouxe muitas receitas para o negócio. Infelizmente, CC Hudson morreu logo após o lançamento do que se tornou a primeira peça de roupa que definiu sua empresa.
Embora o Wrangler tenha nascido do vestuário de trabalho, ele definiu o estilo rancho em 1946. Com uma nova marca, a Wrangler começou a trabalhar em jeans desenhados especificamente para cowboys, com a ajuda de Rodeo Ben, um alfaiate cowboy de origem polonesa cujo nome verdadeiro era Bernard Lichtenstein.
Jeans e fama
No ano seguinte, 1947, foram lançados os jeans 13MWZ, assim chamados porque eram feitos com 13 onças de jeans, mas também conhecidos como “corte cowboy”.Eles foram projetados pensando nos pilotos e apresentavam recursos como costuras mais planas, bolsos traseiros posicionados para conforto de pilotagem, virilha bem ajustada e rebites planos para proteger o selim contra arranhões.
Também estão presentes a costura “W” exclusiva do Wrangler nos bolsos traseiros e o logotipo da corda. Lendas do rodeio como Jim Shoulders, Bill Linderman e Freckles Brown testaram o 13MWZ na estrada e apoiaram a marca Wrangler colocando-os na sela. Isso fez maravilhas nas vendas do Wrangler, e a marca foi comentada literalmente em cada esquina.
A obsessão da América no pós-guerra pelo denim levou o Wrangler a novos patamares. Em 1962, a empresa iniciou as suas atividades na Europa com a abertura de uma fábrica na Bélgica. Em 1974, eles se tornaram a primeira (e ainda a única) marca oficialmente endossada pela Rodeo Cowboys Association. Então, em 1981, eles fizeram um acordo histórico na NASCAR, apoiando o lendário piloto Dale Earnhardt e seu Wrangler Jean Machine azul e amarelo. Tudo isto foi suficiente para torná-los líderes de mercado em 1991, altura em que um em cada quatro homens nos Estados Unidos possuía um Wrangler.
Lute contra os concorrentes
Hoje, a quota de mercado da Levi's é mais do dobro da Wrangler, mas a marca continua a dominar o seu nicho no mundo do denim. Em dezembro de 2013, a empresa lançou o Wranglernetwork.com, um site de notícias e entretenimento que cobre rodeio, NASCAR e música country.
Wranglers apareceram na tela em filmes como Era uma vez em Hollywood (2019), onde Brad Pitt usa uma jaqueta 24MJZ, Hud (1963) como uma camisa jeans usada com perfeição por Paul Newman, e Baby, the Rain Must Fall” (1965), onde Steve McQueen também brilha com jeans desta marca. Além disso, a marca continua associada a embaixadores da moda como o astro country Jason Aldean, o famoso quarterback Brett Favre e o já mencionado Dale Earnhardt, com quem a marca está associada há 58 anos.
No momento da compilação do catálogo dos fabricantes americanos de tênis, não havia calçados no site oficial da Wrangler. No entanto, está disponível em lojas de varejo. São tênis e tênis masculinos e femininos, voltados para o dia a dia e esportes amadores. Os calçados esportivos da marca são fabricados na Índia e na China.