Todo homem deve ter sapatos clássicos para eventos formais ou para criar um look business. Existem muitas variedades desses sapatos, por isso é importante entender como alguns tipos diferem de outros.
Que tipo de sapatos são oxfords?
Oxfords estão associados a sapatos masculinos clássicos. A peculiaridade do sapato é o cadarço. É isso que distingue os diferentes tipos de calçado. Oxfords fecharam o laço. As partes laterais são em forma de V e costuradas na parte principal. Alguns modelos são decorados com perfurações.
Importante! Há 200 anos, os estudantes da famosa Universidade de Oxford usavam esses sapatos. É daí que veio o nome.
Para as opções tradicionais, utiliza-se couro genuíno. Para modificações modernas, utiliza-se camurça, e também são encontrados exemplares envernizados. Complementam perfeitamente as imagens empresariais, pois se distinguem pela severidade. Mas esses sapatos também podem ser usados em looks do dia a dia.
Características dos sapatos Derby
Derbys são considerados calçados clássicos.Suas características distintivas são laço aberto e painéis laterais costurados na frente. Os calçados são adequados para todas as ocasiões: desde passeios casuais até eventos importantes.
Características do Derby:
- parte lateral costurada na frente;
- alguns modelos possuem perfurações (única decoração aceitável);
- originalmente, os derbies faziam parte do uniforme do soldado, depois seu design era mais robusto e funcional;
- versatilidade, pois o calçado combina com qualquer estilo e look.
Importante! Modelos com cadarço aberto ficam interessantes com jeans para um look casual.
Características comparativas de Derby e Oxford
A principal diferença entre os diferentes modelos clássicos é o laço. É esse recurso que ajuda a identificar a variedade. Os Oxfords têm cadarços fechados, enquanto os derbies têm cadarços abertos. Mas muitos não veem a diferença fundamental nisso, então é preciso se familiarizar mais com o design dos calçados.
A parte frontal é chamada de boina, geralmente contém furos para cordões. A parte traseira que cobre o peito do pé é chamada de gáspea. Pode ser sólido ou feito de diferentes elementos. Quando as botas dobram facilmente para o lado, trata-se de um laço aberto, que caracteriza o derby. Se a gáspea for costurada na parte inferior, então é uma renda fechada, indicando oxfords.
Importante! É mais conveniente usar a opção com laço aberto, pois permite dobrar mais as bordas. Mas com o tipo fechado, os sapatos mantêm melhor a forma.
O material para fabricação de ambos os modelos é o couro. As versões tradicionais não são feitas de outros tecidos. Mas os sapatos informais podem muito bem ser feitos de couro, tecido ou camurça. Os materiais podem ser combinados em um modelo.
É impossível determinar a variedade pela cor. Os modelos tradicionais são produzidos apenas nas cores preto e marrom. Para opções informais, a paleta é mais diversificada. Existem até produtos bicolores.
Cores para modelos informais:
- azul;
- cinza;
- bege;
- Borgonha.
As opções clássicas não envolvem decoração. A única decoração possível é a perfuração. A área decorada pode ter diferentes volumes. Esta decoração é utilizada para ambas as opções tradicionais. Os modelos com perfurações têm um nome especial - brogues.
A quantidade de decoração determina a formalidade do sapato. Se os sapatos estiverem apenas um quarto cheios de perfurações, então esta é uma opção de negócio. Quando toda a área do sapato está decorada, esse modelo é usado por baixo de jeans e outros looks informais.
As origens dos Oxfords e Derbys são as mesmas. Estes são modelos tradicionais ingleses usados pelos aristocratas. Mas o futuro destino das variedades teve direções diferentes. Oxford recebeu o nome da famosa universidade. Foram os estudantes de Oxford que usaram esses modelos. Depois os sapatos mudaram um pouco e passaram a fazer parte do guarda-roupa dos aristocratas.
Derby foi introduzido na moda por um aristocrata, que deu nome aos sapatos. A hora exata em que os sapatos apareceram é desconhecida, as informações nas fontes são contraditórias. Ao desenvolver o modelo, procuramos facilitar a sua colocação. O cadarço aberto é bastante conveniente de usar, por isso esses sapatos foram introduzidos como parte do uniforme militar.
Ambas as opções pertencem ao estilo clássico, característico dos aristocratas ingleses.. Para ocasiões formais, você precisa escolher oxfords mais formais. É importante escolher o modelo certo. É preciso ficar atento às peças envernizadas que vão enfatizar a solenidade do evento.