Você provavelmente já ouviu falar mais de uma vez sobre chinelos brancos, que são mencionados como acessório obrigatório nas roupas, ou melhor, nos sapatos do falecido. Esse tipo de calçado é realmente necessário em um funeral ou a menção aos chinelos brancos é apenas uma expressão comum? Vamos descobrir.
De onde veio essa tradição - colocar chinelos brancos no falecido?
Se você se aprofundar na história, poderá encontrar descrições de antigos ritos funerários, até mesmo pré-cristãos, onde tradicionalmente eram calçados sapatos brancos no falecido. A cor branca foi percebida como um símbolo de pureza, calma e bondade. Mas por que chinelos?
Como diziam os velhos, não deve haver nós (cadarços, fechos, fivelas) nas roupas do falecido, caso contrário você pode “amarrar a alma”. Se você acredita nisso, então a escolha pelos chinelos é clara - eles não têm cadarços. Mas o lenço está definitivamente amarrado na cabeça do falecido. Talvez os “nós” só se apliquem aos sapatos? De uma forma ou de outra, há muitos séculos acredito em chinelos brancos.
É necessário cumprir isso?
Os ritos funerários, muito mais do que qualquer outro, foram invadidos por uma variedade de convenções. E todos esses sinais às vezes variam muito - não apenas em diferentes áreas, mas até mesmo em diferentes famílias.
Na verdade Não existem requisitos rígidos e inflexíveis para a cor dos sapatos funerários. Nos tempos soviéticos, isso era tratado de forma mais simples - não havia nenhuma loja de serviços funerários e, quando havia escassez total, eles calçavam e vestiam o falecido sem observar condições claras. As avós, ao recolherem um embrulho “para a morte”, colocavam nele chinelos bastante comuns. E os avós, como verdadeiros soviéticos sem preconceitos, não se preocuparam com nada disso. E nas famílias religiosas, pelo que sabemos, não existe e nunca existiu uma tradição tão rígida em relação aos chinelos brancos. Mas agora muitas empresas de serviços funerários oferecem sapatos semelhantes para os falecidos. No entanto, eles também têm alguma escolha.
Como são esses chinelos?
As agências funerárias oferecem chinelos brancos e pretos prontos. Geralmente são costurados em tecido macio. Há um elástico no calcanhar. São estes sapatos que são muito mais fáceis de calçar numa pessoa falecida. Pode ser confeccionado em cetim, algodão, veludo cotelê e até couro ecológico.
Importante! Os sapatos funerários são costurados de uma forma especial: não têm sola dura, por isso mesmo os sapatos feitos sob medida podem ser costurados em muito pouco tempo.
Que tipos são eles?
Analisando as ofertas das empresas que prestam serviços funerários, podemos afirmar que os sapatos para funerais costumam ser de duas cores - preto e branco. Muitas vezes são chinelos feitos de tecidos macios. Pano de fundo obrigatório. Mediante solicitação especial, os sapatos funerários podem ser equipados com bordados em diversas cores. Mais frequentemente, eles se oferecem para bordar cruzes ou orações.
A opção mais cara são os sapatos feitos sob medida em couro genuíno nas cores branco, preto ou bege.. A versão feminina desses sapatos é muito parecida com as sapatilhas normais sem salto. A menos que com uma sola muito macia. Não haverá fivelas, fechos ou cadarços nesses sapatos.
Com o desenvolvimento dos serviços funerários, os problemas com a escolha do calçado são cada vez menores. Mas se o velho já preparou tudo e escolheu um calçado comum, é preciso ir na contramão e comprar o que é “suposto”?
É possível usar chinelos no funeral?