A transpiração é um processo fisiológico normal. Alguns suam mais, outros menos, mas isso não deve causar constrangimento ou dificuldade. Porém, o processo natural se torna um problema quando a transpiração se torna excessiva e vem acompanhada de um odor desagradável. Isso acontece especialmente com os pés devido a sapatos selecionados incorretamente, um estilo de vida pouco saudável ou doenças graves.
Por que os pés suam e cheiram mal nos sapatos?
O odor desagradável dos pés torna-se uma fonte complexa e impede as pessoas de levarem uma vida social ativa. As causas da transpiração nos pés são divididas em médicas e fisiológicas.
Se os distúrbios forem de natureza médica, será difícil fazer um diagnóstico sozinho.
Na maioria das vezes, a transpiração aumenta devido a:
- perturbações hormonais, distúrbios do sistema endócrino;
- distúrbios do sistema nervoso (estresse, depressão);
- fungo nos pés;
- doenças oncológicas e outras;
- processos inflamatórios.
Para identificar a causa e iniciar seu tratamento, é recomendável consultar um dermatologista, neurologista e terapeuta. Eles farão um exame e prescreverão os testes necessários.
O odor e o suor nem sempre são causados por distúrbios e doenças graves. Um estilo de vida pouco saudável e sapatos selecionados incorretamente muitas vezes agravam o problema.
Por que o cheiro ocorre:
- Sapatos selecionados incorretamente para o tamanho ou estação. Pés com sapatos de inverno no verão ou muito apertados podem irritar, aumentar a transpiração ou criar dores desagradáveis.
- Material de péssima qualidade. Você não deve comprar sapatos feitos de materiais de baixa qualidade por causa do preço baixo. Não conseguirá deixar passar o ar e criará um efeito estufa no seu interior. Se o calçado for escolhido para o verão ou para a prática de esportes, isso provocará o desenvolvimento de bactérias e o aparecimento de um odor desagradável.
- Higiene insuficiente. Uma causa comum de odor desagradável.
- Meias sintéticas ou velhas e sujas piorar a situação com suor e odor.
- Usar sapatos fechados de verão sem meias.
- Uso contínuo de um par por muito tempo.
Os motivos listados são fáceis de eliminar.
Se isso não ajudar, existem vários banhos, pomadas e sprays para reduzir o odor.
Os pés do seu filho suam muito - motivos
As crianças também são propensas à transpiração excessiva. As causas comuns para eles podem ser as mesmas dos adultos: sapatos selecionados incorretamente, meias ou falta de higiene geral.
Outras situações que causam aumento da transpiração:
- aumento da ingestão de líquidos. Nesse caso, o suor o elimina em maior quantidade;
- adaptação da criança às novas condições. Isso é típico de bebês. Durante a gravidez, a temperatura ao redor do bebê permanece no mesmo nível.Com o nascimento, o bebê precisa se acostumar com as mudanças de temperatura;
- herança genética dos pais;
- excesso de peso;
- problemas com processos metabólicos ou patologias endócrinas;
- estresse.
Em qualquer caso, é necessário observar o comportamento e o estado geral da criança. Se, ao substituir o calçado por outro, a situação não mudou, não deixe de consultar um médico. A transpiração excessiva em crianças às vezes indica doenças graves.
Pés suam em sapatos de couro - motivos
Sapatos de couro caros nem sempre garantem pés secos. A sudorese aumenta devido à escolha incorreta do tamanho, assim como meias feitas de materiais sintéticos.
Não se esqueça da higiene pessoal. Sapatos de alta qualidade usados com pés sujos absorvem odores desagradáveis e agravam a situação.
E não se deve descartar a possibilidade de doenças dos órgãos internos, que só um médico pode resolver.
Prevenção de pés suados
Se você tem certeza de que suar nos pés não está associado a doenças, você pode usar medidas preventivas contra suor e odor.
Para isso, os pés devem ser lavados diariamente com água morna e sabão. No verão, este procedimento pode ser aumentado em até 2 a 3 vezes. É melhor usar uma toalha macia de algodão.
Sob nenhuma circunstância você deve usar meias usadas com os pés limpos. Eles precisam ser trocados uma vez por dia e com mais frequência em climas quentes. Para esportes, deve haver meias separadas que sejam usadas apenas durante um treino. É preferível escolher material de algodão.
Para manter os pés frescos, use talco para bebês. Eles borrifam nos pés e você pode calçar imediatamente os sapatos. Existem sprays disponíveis em lojas de calçados para reduzir o odor. O spray é aplicado diretamente nos sapatos estritamente de acordo com as instruções.Além disso, à noite você pode lubrificar os pés com pomadas especiais ou fazer banhos com ervas medicinais.
Também é necessário mudar a abordagem na escolha do calçado:
- abandonar materiais artificiais em favor de couro natural, camurça e têxteis;
- no verão use modelos abertos. Caso isso não seja possível, opte por tênis leves e tênis de tecido respirável;
- verifique se a palmilha é respirável ou substitua-a por uma absorvente;
- lave ou lave sapatos regularmente e tratado com formaldeído para desinfecção;
- antes de esconder os sapatos para o “inverno”, coloque sacos eliminadores de odores nele.
Se você mantiver a higiene pessoal e escolher cuidadosamente o calçado, poderá evitar muitos problemas além da transpiração e do odor desagradável. Sapatos errados afetam a coluna, pioram a marcha e atrapalham a circulação sanguínea no corpo. Se nenhum dos métodos para prevenir o odor e o suor ajudar, você deve consultar um médico o mais rápido possível.