Pintura de sapato de couro faça você mesmo

Os sapatos são um dos principais componentes da imagem de uma pessoa, ao qual as pessoas prestam atenção quando se encontram pela primeira vez. Bons sapatos ou botas certamente causarão uma boa impressão. No entanto, como acontece com outras coisas, abrasões, arranhões e outros danos podem aparecer durante o uso. Além disso, a cor pode simplesmente ficar chata. Talvez apenas pinte?

As nuances da pintura de sapatos de couro

O procedimento não requer nenhum conhecimento ou habilidade específica. Para não estragar os seus sapatos preferidos, basta uma abordagem aprofundada do assunto. Para selecionar a tinta certa, você precisa entender claramente de que tipo de couro o par é feito. - Os fabricantes adaptam seus produtos para diferentes materiais.

Se possível, você deve praticar com alguns sapatos velhos que não se importa em danificar. Também seria uma boa ideia consultar um mestre ou pessoa experiente. Os princípios e regras gerais para pintar sapatos também podem ser usados ​​​​para consertar uma carteira, bolsa desgastada ou restaurar o estofamento de móveis de couro.

pinta sapatos

Como fazer isso em casa?

Você pode tingir sapatos de couro em uma oficina ou ateliê especializado. Mas para quem gosta de fazer tudo com as próprias mãos, não será muito difícil fazer todo o trabalho em casa. Para fazer isso, você precisará selecionar os materiais certos e preparar os sapatos ou botas para pintar.

Seleção de materiais e ferramentas

A chave para o sucesso de qualquer trabalho executado são materiais de alta qualidade. Para repintar os sapatos, só a tinta para couro não será suficiente. O produto deve primeiro ser limpo e desengordurado. Para isso, são utilizados compostos especiais, já que um desengraxante comum vendido em lojas de construção e ferragens pode danificar o material. O mesmo se aplica a produtos de limpeza simples.

Atenção! Nunca use álcool ou acetona para limpeza!

Muitos fabricantes de tintas para couro produzem kits que contêm produtos que permitem remover não apenas sujeira dos sapatos, mas também vestígios de creme, cera e outros revestimentos aplicados anteriormente. Para pintar o couro você vai precisar de um pincel ou esponja, e também de um guardanapo para retirar o excesso do couro.

Atenção especial deve ser dada à seleção da tinta. Salvar neste caso é contra-indicado. Um ruim pode aparecer em manchas ou sair rapidamente da pele durante o uso. Você acabará tendo que pagar duas vezes.

antes e depois

O remédio específico é selecionado dependendo dos objetivos. Os sapatos podem ser tingidos em um tom mais claro ou mais escuro, dependendo do gosto do dono. Existem composições restauradoras que, além de colorir, também “reparam” a camada superior da pele, conferindo-lhe quase o seu aspecto original.

Além dos materiais utilizados diretamente na obra, vale a pena cuidar dos equipamentos de proteção. Os compostos corantes são bastante persistentes e, se entrarem em contacto com as mãos, móveis ou outros objetos, são difíceis de remover. O trabalho deve ser realizado com luvas, a superfície de trabalho deve ser coberta com uma película especial. Se possível, geralmente é melhor fazê-lo fora de casa.. Normalmente, os corantes têm um forte odor químico, portanto, uma máscara protetora ou respirador, bem como óculos especiais, serão úteis.

Trabalho preparatório

Antes de começar a pintar os sapatos, você deve limpá-los e desengordurá-los. A superfície da pele deve secar e ficar fosca. Este é um sinal de que você pode começar a aplicar um novo revestimento. A tinta deve ser agitada antes do uso para distribuir uniformemente os pigmentos por todo o volume. Isso garantirá uma coloração uniforme.

Processo de pintura

A composição corante é aplicada no calçado em movimentos circulares uniformes e sem pausas.. Se permitir uma pausa no trabalho, a diferença de tonalidades entre as peças pintadas em momentos diferentes será muito perceptível. Gotejamentos devem ser evitados, que pode deixar manchas na pele.

Após a aplicação da primeira camada, o calçado deve secar completamente. A secagem deve ser realizada à temperatura ambiente em local ventilado.. O uso de dispositivos de aquecimento afetará negativamente a qualidade do revestimento aplicado. Então o procedimento é repetido. Para alcançar resultados de qualidade É melhor aplicar muitas camadas finas de tinta do que uma espessa. Isso ocultará melhor pequenos defeitos de material e mascarará erros durante o procedimento.

Pintando sapatos de couro

O trabalho não termina aí. Depois que a tinta secar completamente, o que leva várias horas, sapatos devem ser tratados com agentes protetores. Um creme protetor, loção ou cera é aplicado na pele e depois polido com um pincel. Para que a cor dure, recomenda-se a utilização de produtos que contenham pigmentos corantes.

Críticas e comentários
SOBRE Olga:

Eu concordo, você precisa abordar a pintura com sentimento, sentido e arranjo. Mas, aliás, não é necessariamente caro. Um pincel especial para camurça não é muito caro, eu compro a tinta na Salton. O resultado é como algo saído de uma oficina e quanto dinheiro é economizado.

Materiais

Cortinas

Pano