Todos os anos, mais e mais novos materiais são sintetizados no mundo. Um deles - o poliuretano - vem desenvolvendo com segurança seu nicho no mercado de uma vasta gama de produtos industriais desde meados do século passado. É amplamente aplicado para a produção de composições plásticas para construção e peças sólidas, componentes para eletrodomésticos e indústria automotiva, produtos médicos, roupas e calçados.
Que tipo de material é o poliuretano?
Este polímero sintético, feito a partir de petróleo bruto, contém duas matérias-primas principais - isocianato e poliol, além de alguns aditivos. Seus componentes, passando por tecnologias especiais de processamento, interagindo entre si em diferentes proporções, formam misturas de diversas propriedades. Dependendo dos requisitos de produtos específicos, a sua estrutura pode ser macia, elástica, porosa, dura ou monolítica..
Que tipo de calçado é feito com ele?
Os materiais de poliuretano são mais procurados pelos consumidores:
- botas e galochas semelhantes às de borracha.São feitos de elastômeros flexíveis;
- chinelos e botas de inverno à base de espuma.
O poliuretano é usado não apenas na fabricação de calçados de uso diário, mas também em calçados de proteção especiais, por exemplo, para empresas que trabalham com substâncias químicas e radioativas. Ela indispensável para trabalhadores em temperaturas extremamente baixas, ideal para caçadores e pescadores profissionais.
Este material também é utilizado na confecção de solas e saltos de diversos outros tipos de calçados: sapatos, sandálias de verão, calçados de meia estação e de inverno em couro e couro sintético.
Importante! Ao escolher as botas, lembre-se de que elas devem ficar bem ajustadas às panturrilhas para evitar atrito e entrada de neve e água. É melhor experimentar os sapatos antes de comprar.
Como são usados os sapatos de poliuretano?
Este é um material universal com excelentes propriedades de desempenho. Os sapatos feitos com ele são bastante resistentes ao desgaste, não se deformam e não alteram sua estrutura em altas e baixas temperaturas. Não se desfaz quando exposto à umidade e não é “corroído” por produtos químicos. Em termos de resistência, flexibilidade e leveza, compete com sucesso com a borracha.
Prós e contras do material
O poliuretano possui características especiais que lhe conferem muitas vantagens:
- quase sem peso, muito mais leve que borracha, PVC e couro;
- não afetado por produtos químicos. Não se deteriora com reagentes que os serviços públicos generosamente polvilham
- estradas no inverno. Assim, não haverá manchas esbranquiçadas nos sapatos;
- não é uma substância nutricional para microrganismos;
- resistente a esforços mecânicos externos, danos físicos - choques, arranhões;
- resistente à abrasão e ao envelhecimento;
- mais barato que couro genuíno;
- decompõe-se sem libertar substâncias perigosas (em condições meteorológicas normais).
Devido à sua estrutura porosa, a espuma de poliuretano possui maior isolamento térmico. É particularmente resistente ao frio. Botas isoladas podem ser usadas em temperaturas de +5˚С a -50˚С.
Apesar das vantagens óbvias, o material apresenta algumas desvantagens:
- tensão do ar. O corpo não “respira” nesses sapatos;
- não tolera torções;
- sua estrutura é destruída em temperaturas abaixo de -70˚С;
- tóxico na fase de processamento e em temperaturas acima de +100˚С;
- praticamente impróprio para reciclagem;
- produtos baratos são inconvenientes, seu estado deixa muito a desejar.
Quanto maior a qualidade das matérias-primas e mais complexa a tecnologia de produção, mais caros são os produtos.
O que significa “couro de poliuretano”, couro “PU”?
O couro de poliuretano é um dos mais recentes desenvolvimentos. “Respirável”, mantém bem a sua forma, não contém PVC e é inodoro. Na aparência, quase não difere da madeira natural, mas em resistência, elasticidade e resistência ao gelo, supera-a. É higroscópico, absorve a umidade de dentro, mas não permite a passagem de umidade de fora.
O couro ecológico tem duas ou três camadas. Seu verso é uma base de tecido, muitas vezes em combinação com couro natural defeituoso processado com tecnologia especial. Superior – poliuretano – pelas suas características, torna o material mais resistente e prático de usar, dando aos designers a oportunidade de criar coisas únicas na paleta de cores, decorá-las com desenhos e estampas.
Importante! Os fabricantes nem sempre indicam no rótulo as informações corretas sobre a composição do material. Portanto, ao adquirir um produto feito em couro ecológico, preste atenção na sua aparência e nas suas sensações táteis.O couro de poliuretano deve ser macio ao toque, mais leve que o couro sintético e visualmente o mais semelhante possível ao couro natural.
O poliuretano é um material comprovado. Graças às tecnologias modernas, está em constante aperfeiçoamento, dominando novas indústrias e é uma das mais promissoras na produção de roupas, calçados e acessórios.