Com o início do outono ou da primavera, os caprichos da natureza são inevitáveis: a neve molhada em poucas horas dá lugar ao sol forte e, à noite, riachos inteiros correm ao longo do asfalto que está seco pela manhã. Durante esse período de entressafra, roupas confortáveis podem proteger tanto contra resfriados quanto contra o mau humor. Neste caso, é especialmente importante escolher o calçado certo, e os botins desempenham aqui o primeiro papel.
Que tipo de calçado são botins?
As botas baixas eram conhecidas pelos citas. Os antigos nômades os faziam de couro e os prendiam às pernas com tiras. Os sapatos femininos eram feitos de couro vermelho ou decorados com fios vermelhos.
As pessoas modernas apreciaram a invenção de seus ancestrais distantes e, durante muitos séculos, esses sapatos não saíram de moda. O comprimento confortável da bota, aproximadamente até o meio da panturrilha (cerca de 20 cm), válvulas costuradas cegas ou semi-cegas em vez de linguetas, aliadas a materiais modernos, proporcionam às pernas proteção confiável contra a umidade do frio. Podem ser usados não só no outono ou na primavera, mas também nos dias quentes de inverno, são bastante adequados para criar um look moderno, pois podem ser facilmente combinados com roupas de qualquer estilo.
Como são os botins femininos e masculinos?
Tradicionalmente, os botins eram feitos de couro preto ou marrom. Hoje, uma variedade de materiais, naturais e sintéticos, permite criar modelos nas mais diversas cores. No entanto, os sapatos feitos de couro em cores tradicionais ainda hoje são parte integrante do estilo clássico. Fivelas, strass, cintos, bordados, apliques e outros elementos são utilizados como decoração.
Os botins modernos não são feitos apenas de couro: também são usados camurça, nobuk, couro artificial e tecidos. Os materiais mais leves são para climas quentes e secos, o couro grosso e os tecidos impermeáveis são para os dias chuvosos e, para caminhar na primeira neve, os sapatos são isolados com pele. O par pode ser preso com cadarço ou zíper, ou pode ser feito de materiais elásticos, não sendo necessário fecho.
Importante! Os botins femininos e masculinos podem ser domésticos, com diversos detalhes decorativos, e industriais, feitos de materiais mais duráveis e com botins alongados.
Existe também um tipo combinado de calçado, utilizado em diversos ramos da indústria, concebido para proteger os pés não só da humidade e sujidade, mas também de diversos líquidos industriais.
Que modelos de botins existem?
Botins sociais - tanto femininos quanto masculinos - são geralmente chamados de botins. Os modelos femininos de botins são muito diversos:
- com saltos de comprimentos e espessuras completamente diferentes (a presença de salto era originalmente uma característica distintiva dos botins femininos);
- em uma plataforma (altura da sola uniformemente aumentada);
- sobre uma cunha (uma plataforma com aumento uniforme de altura até o local onde deveria ficar o calcanhar).
Dependendo das tendências da moda, o formato da ponta dos botins pode mudar. Tanto as meias quadradas quanto as longas estavam na moda, mas os clássicos continuam sempre na moda, por isso os modelos com bico redondo estão amplamente representados no sortimento das sapatarias.
As meninas preferem calçados confortáveis e multifuncionais com sola macia e sem salto, que podem ser facilmente combinados com roupas esportivas e de negócios.
Importante! Apesar da variedade de modelos, os botins clássicos com salto estável de 7 cm de comprimento e bico arredondado continuam tradicionalmente populares.
A variedade de botins masculinos hoje não é inferior aos femininos. De estação para estação, os designers competem entre si na escolha de materiais e elementos decorativos, criando novas tendências da moda, que se refletem nos modelos de botins:
- holandês;
- Cossacos;
- vaqueiro;
- com bota interna;
- casual;
- em cadarços;
- em saltos mexicanos.
E esta não é uma lista completa de modelos modernos. Esta variedade permite que cada homem encontre o “seu” par de sapatos.
Em qualquer caso, os botins são um calçado confortável e versátil, pelo que não será difícil escolher um par para qualquer situação de vida entre a vasta gama de modelos que existem hoje no mercado.