Escolher calçados infantis não é tão simples. Muitas vezes surgem dificuldades ao determinar o tamanho do pé. Os pais também se perguntam com que idade comprar sapatos de verdade para o bebê e como escolher os sapatos certos. Todas as nuances e recomendações são fornecidas no material.
Como medir corretamente o comprimento do pé e o tamanho do calçado do seu bebê?
O pé é formado apenas aos seis anos de idade, antes disso é preciso medir o calçado a cada 3 meses, pois o pé cresce rápido, o que significa que o tamanho do calçado muda.
Importante! O menor tamanho para um recém-nascido é 9,5 cm = tamanho 16.
Na idade de 3 a 6 meses, o comprimento do pé cresce para 10,5 cm, o tamanho passa a ser 17-18. Dos seis meses a 1 ano, o bebê precisa escolher o calçado tamanho 19. No final do primeiro ano de vida, o pé cresce até 11,5-11,7 cm.
Para saber seu tamanho com precisão, você precisa medir seu pé corretamente. Você pode fazer assim:
- Coloque um pedaço de papel sobre uma superfície plana, coloque a criança sobre ele e trace o contorno. A alça é mantida estritamente na posição vertical.
- Se o bebê ainda não tiver um ano, pegue uma corda e meça o pé, enquanto o bebê pode deitar. O segmento medido é aplicado à régua. Para uma criança mais velha, use uma fita métrica imediatamente.
- O comprimento é medido do calcanhar até a ponta do dedão do pé. Ambos os pés são verificados. Geralmente são iguais, mas há uma diferença de até 5 mm.
- Um é adicionado ao valor da reserva e o comprimento final da perna é obtido.
Muitos fabricantes indicam a tabela de tamanhos de acordo com o sistema de peso. 1 peça equivale a 0,66 cm, você pode saber qual tamanho de sapato comprar na tabela ou fazendo você mesmo o cálculo.
Botinhas para recém-nascidos
O comprimento da perna de um bebê até 3 meses é de 9 cm. Botinhas podem ser escolhidas em forma de sapatilhas, botas, tênis, modelos clássicos. A parte superior às vezes é decorada com renda de malha ou lapela.
As botas são decoradas com várias fitas, miçangas e pompons. Mas Para bebês, é melhor não sobrecarregar os sapatos.
As meias são feitas de lã, algodão. Pele, couro ou tecido raramente são usados. Botinhas são usadas em uma meia fina. Aquecem perfeitamente os pés, este modelo é indispensável para passeios na rua no carrinho.
Quando você deve comprar sapatos de verdade para o seu bebê?
Sapatos de verdade são comprados quando o bebê começa a andar. A criança poderá mover-se confortavelmente num modelo alto com apoio do peito do pé com bloqueio. Estas botas são recomendadas para crianças que têm um andar instável e que caem com frequência.
Assim que a criança se movimentar com segurança, os pais podem adquirir qualquer calçado: com costas macias ou duras de qualquer modelo. O principal é que a perna do bebê esteja bem e sem restrições.
Importante! Um modelo alto com base rígida e apoio do peito do pé é necessário para crianças menores de 3 anos.Se o bebê começar a andar com firmeza mais cedo, os sapatos serão descartados.
Tamanhos de calçado infantil
As pernas dos bebês crescem muito rapidamente:
- em uma criança com menos de 3 anos de idade, o pé cresce 2 a 3 cm por ano;
- dos 3 aos 6 anos a perna aumenta 2 tamanhos;
- A perna de um aluno cresce de 1 a 2 centímetros por ano.
Requisitos obrigatórios para os primeiros sapatos de uma criança
Existir alguns requisitos, desenvolvido por especialistas nacionais:
- É necessário ter costas duras, salto de 3 a 5 cm e apoio macio do peito do pé;
- sola antiderrapante;
- feito de materiais respiráveis - couro genuíno, têxteis;
- capa fechada para que os dedos não sejam danificados caso a criança tropece;
- A articulação do tornozelo deve estar bem fixada, isso evitará que as pernas se movam para dentro.
Um dos requisitos mais importantes é que o tamanho corresponda ao tamanho atual do pé. Se o modelo estiver muito apertado, a circulação sanguínea será prejudicada.
Regras para escolha de calçados infantis
Se seguir recomendações simples, os pais não se enganarão com o tamanho e comprarão um par adequado. Algumas dicas:
- Você não deve comprar sapatos fechados ou botas de cano alto. É importante deixar 1 cm de espaço livre. No calor, a perna transpira e incha, por isso deve haver uma reserva. No inverno, é necessário um centímetro para que a criança use meias de lã.
- É preferível ter um apoio no peito do pé. Compre sapatos com palmilha de tamanho médio. Com uma palmilha fortemente saliente, o pé fica deformado e, na sua ausência, desenvolvem-se pés chatos.
- Custos preste atenção nas costas – recomenda-se adquirir com um elemento rígido e de fixação firme, feito de couro grosso. Botas com costas macias são permitidas para crianças a partir dos 12 anos.
- Você não pode comprar chinelos para crianças menores de 5 anos. para uso prolongado. O tornozelo não está fixo.
- Preste atenção na sola, deve ser ondulado e antiderrapante. Recomenda-se verificar se dobra bem e retorna ao estado original. Os sapatos de alta qualidade são feitos de poliuretano e borracha.
- Presença de um pequeno salto protege a criança de quedas e tem um efeito benéfico na postura. Para uma criança de 1 ano, a parte não deve ultrapassar 0,5 cm, para crianças menores de 10 anos – 1,5.
- Mais para uma boa fixação laço é adequado, semanas de raios.
- Para o jardim de infância, compre sandálias e tênis com velcro.
- Relativo meias, é melhor escolher modelos arredondados.
Escolher calçado para criança não é tão difícil, o principal é se familiarizar com as medidas e saber medir corretamente. Ao experimentar, peça à criança que ande aos pares e mexa os dedos. Se o polegar oscilar livremente, esse modelo deverá ser abandonado.