Recomenda-se que botas feitas de material natural macio, como camurça ou veludo, sejam usadas exclusivamente em tempo seco. O material macio e delicado, sem o uso de agentes hidrorrepelentes especiais, molha-se rapidamente, por isso os sapatos feitos com ele se deformam e rapidamente se tornam inutilizáveis.
As tendências da moda da temporada atual tornaram esses dois materiais extremamente populares e procurados. No entanto, nem todos os consumidores sabem que existe uma diferença significativa entre eles, que reside principalmente no preço dos produtos acabados.
Características do veludo nas botas
O veludo é um tecido feito de couro genuíno de baixa qualidade (pele de porco, cabra ou vaca). O couro utilizado para sua produção é muito fino e seu verso (bakhtarma) é utilizado para processamento, pois é inviável tomar como base a frente com arranhões e irregularidades.
O tratamento que a pele de porco ou cabra sofre para transformá-la em um material macio e de pêlo liso é chamado de curtimento ao cromo. Baseia-se no polimento do couro com sais de cromo, que tornam o tecido mais aveludado e flexível.
Devido ao fato de o curtimento com sais de cromo não conferir propriedades hidrorrepelentes ao tecido, hoje ele é cada vez mais substituído por sais de zircônio ou titânio e impregnações de silicone. Essas substâncias deixam a pele mais pilosa, por isso não deixam passar a umidade. Essas substâncias são muito mais caras, então casacos de pele de carneiro, botas, bolsas de grife e outros acessórios mais caros são feitos de veludo tratado com elas.
Apesar de os novos métodos de curtimento tornarem o veludo mais resistente à umidade e sujeira, as botas feitas com ele ainda exigem uma limpeza diária cuidadosa com escovas especiais. Pela mesma razão, a cor brilhante e rica dos botins de veludo ou acima dos joelhos geralmente requer reposição constante de tintas creme para calçados.
O veludo tem uma série de vantagens significativas:
- baixo custo dos produtos acabados causado pela produção de materiais de baixo custo;
- a possibilidade de utilização de matérias-primas de baixa qualidade;
- pinta bem com cores brilhantes;
- utilizado para a produção de pequenos acessórios;
- Tecido leve e agradável.
Características da camurça nas botas
Se o veludo é considerado um material de baixa qualidade, a camurça é classificada como um material de elite. Para sua produção são utilizadas peles de veado, que custam várias vezes mais que as peles de porco. Porém, vale a pena homenagear a camurça pelo fato de, ao contrário do veludo, ser muito mais bonita, mais macia e mais resistente ao desgaste.
Importante! As botas de camurça natural não molham nem ficam rígidas após o contato com a umidade. Eles podem ser lavados com segurança com água e detergentes neutros.
O tecido de camurça obtém resistência à umidade graças a um método de processamento especial - curtimento de gordura. Anteriormente, para esses fins, era utilizado exclusivamente óleo de peixe, o que, segundo observações de artesãos, conferia maciez às peles dos animais e maior resistência à umidade. A tecnologia que sobrevive até hoje foi significativamente modernizada e hoje, além das gorduras animais, também são utilizados óleos vegetais para o curtimento de gorduras: linhaça, azeitona, girassol.
Sapatos de camurça de alta qualidade são muito mais caros do que modelos feitos de couro liso ou mesmo envernizado. Isso se explica pelo fato da camurça permitir a boa passagem do ar, proporcionando ventilação natural ao pé. Também vale destacar as seguintes características positivas do tecido camurça:
- força;
- presença de pilha em ambos os lados;
- higroscopicidade;
- produção ecologicamente correta:
- boa elasticidade mantendo a forma do produto;
- estabilidade e preservação das qualidades externas após repetidas limpezas com detergentes;
- hipoalergênico;
- resiste a mudanças bruscas de temperatura.
Diferenças entre veludo e camurça nas botas
Existem várias diferenças significativas entre dois tecidos com características externas semelhantes utilizados para costurar sapatos e outros produtos:
- Matérias-primas. O veludo é uma pele barata e acessível, a camurça é cara, mas ao mesmo tempo é um material de maior qualidade;
- Propriedades repelentes à água. O veludo absorve bem a água, por isso as botas expostas à chuva e que não foram tratadas com spray especial podem ficar totalmente inutilizáveis. A camurça é um material mais durável;
- Presença e altura da pilha.O veludo tem pêlo apenas de um lado e é baixo, enquanto a camurça tem pêlo alto em ambos os lados;
- Cuidado. O veludo exige cuidados cuidadosos, que envolvem o uso constante de tintas e sprays, a camurça é mais despretensiosa.
Esta é a diferença entre os dois materiais. Informações como essa o ajudarão a decidir quais botas são melhores para você.