Muitos, senão todos, encontraram um odor desagradável nos sapatos. Tal âmbar pode estragar significativamente a impressão de uma pessoa e simplesmente causar muitos problemas e desconforto. Além disso, o problema pode ser consequência de uma doença e, portanto, requer atenção. Por que aparece e como se livrar dele? Vamos descobrir.
Remédios
Como tirar o cheiro das botas? Em primeiro lugar, os sapatos devem ser lavados e secos. É melhor usar um secador elétrico especial de sapatos com lâmpadas ultravioleta para esses fins. Não vai ressecar a pele e as botas não vão rachar. Este dispositivo custa dez vezes menos que um par de sapatos novo.
Depois disso, inicia-se o procedimento de desinfecção.
A este respeito, é útil ter mais de um par de sapatos sazonais. Assim você terá tempo para prevenção. Vários pares de palmilhas também ajudam. Os úmidos sempre podem ser substituídos por secos. E esses - lave e seque.
Era o que sempre faziam as nossas avós práticas, tirando palmilhas quentes que secavam durante a noite no fogão para que os netos ficassem aquecidos ao caminhar pela rua.
Meios especiais
Hoje todos nós muitas vezes não temos tempo. É mais fácil comprar um spray mágico e resolver o problema irritante com apenas alguns sprays.
Hoje em dia não será difícil comprar algo assim. Mas é melhor fazer essa compra em uma sapataria e consultar o vendedor para que o novo produto não estrague suas botas.
Também são vendidas bolas perfumadas que são colocadas nas botas à noite. Existem palmilhas especiais com enchimento de carbono projetadas para absorver odores desagradáveis e umidade.
Via de regra, todos os preparativos para desinfecção de calçados contêm álcool - produto pouco útil para botas e pés, além de aditivos químicos. E então nos perguntamos de onde veio a alergia.
Remédios populares
Nem todas as fragrâncias e desodorantes para calçados funcionam exatamente como anunciados. E por que gastar dinheiro com algo que está sempre à mão em casa? O que vai ajudar?
- Trate o interior das botas com uma solução aquosa de uma das substâncias que certamente se encontra no armário de remédios caseiros ou na cozinha: água oxigenada, vinagre, álcool, permanganato de potássio, amônia.
- Uma maneira muito simples é colocar cascas de frutas cítricas nos sapatos. Não sobrará nenhum cheiro desagradável, as botas vão cheirar a laranja.
- O carvão ativado é um excelente adsorvente. Coloque 2-3 comprimidos em cada sapato. Durante a noite, o carvão absorverá odores e umidade desnecessários.
- Sal de cozinha, farinha, talco e refrigerante são usados para a mesma finalidade. Quanto mais forte for o cheiro, mais pó será necessário. É fácil de remover simplesmente sacudindo-o das botas pela manhã e limpando-as com um aspirador de pó para ter certeza.
- O chá verde também é um excelente sorvente.Um saquinho de chá verde pode ser colocado sob as palmilhas e trocado de vez em quando.
Causas do odor
Por que esse fedor aparece? Há várias razões para isso:
- Incumprimento das regras de higiene pessoal.
- A presença de doenças fúngicas na pele ou nas unhas dos pés.
- Cuidado inadequado ou falta dele.
- Violação das regras de armazenamento de sapatos.
- Sapatos de baixa qualidade feitos de materiais artificiais.
A primeira coisa que você precisa para começar é dominar uma verdade simples. Um odor desagradável, não importa de onde venha, é uma doença da limpeza. O fedor e a sujeira, desculpem a franqueza, são gêmeos siameses - um não pode viver sem o outro.
Portanto, nunca é tarde para desenvolver o hábito de lavar a si mesmo e aos sapatos.
Deliberadamente não nomeamos a transpiração excessiva dos pés como a causa do odor. Pois é o primeiro sinal da presença de doenças fúngicas.
O fungo pode não se manifestar por separação e espessamento das unhas, erupções cutâneas e coceira na pele - pode se manifestar pelo cheiro. Se você não é maratonista, se não passou o dia inteiro de botas e seus pés estão suados, significa que o fungo “funcionou” e deixou os produtos de sua vida e atividade microscópica na forma de umidade, que também tem um cheiro desagradável.
Depois nos levantamos rapidamente do sofá e vamos à farmácia. Haverá muitos medicamentos antifúngicos disponíveis para você na faixa de preço.
É útil tomar medicamentos antifúngicos profiláticos duas vezes por ano. Depois do verão, ao usar sapatos abertos pode facilmente trazer fungos da rua, e depois do inverno, já que os sapatos de inverno fechados criam um ambiente favorável à proliferação de esporos de fungos.
Além de trabalhar em si mesmo, você também precisa trabalhar nos sapatos. Lave bem, seque e trate com spray antifúngico.Isso é mais fácil de fazer com sapatos e sandálias leves de verão. E talvez você tenha que dizer adeus aos sapatos de inverno. É muito difícil remover fungos de um tecido ou forro de pele, mas vale a pena tentar. É absolutamente necessário trocar pelo menos as palmilhas.
Nos sapatos feitos de material sintético, os pés não só congelam no inverno, mas também, como dizem, “não respiram” e, consequentemente, suam mais rápido. A expressão “Não somos ricos o suficiente para comprar coisas baratas” não poderia ser mais aplicável aos calçados de meia estação e de inverno.
Então, para o inverno, por amor próprio, vale a pena economizar algum dinheiro para comprar um par de sapatos bons.
Agora, a indústria calçadista de massa produz botas com o chamado couro ecológico e usa materiais naturais para forro. Assim você ainda pode escolher um modelo adequado sem causar prejuízos significativos ao orçamento familiar.
E por último, é necessário guardar os sapatos em local seco e ventilado, depois de lavá-los e secá-los, e tratá-los com preparações especiais para guardar os sapatos.
Medidas preventivas
O cheiro não irá evaporar por si só. Você precisa lutar e lidar com isso, eliminar a causa raiz.
É mais difícil removê-lo do que evitar que aconteça..Prevenir a ocorrência de odores desagradáveis nas botas é simples, e já falamos sobre isso - observe as regras de higiene pessoal, mantenha os sapatos limpos.
O principal é manter a higiene.Para mim, há algo insubstituível nesse aspecto - uma luva esfoliante natural italiana com fios de cobre. Limpa e esfolia a pele dos pés. Remove células velhas da pele com odores desagradáveis, sujeira, suor, bactérias. Limpa a pele ao redor das unhas, entre os dedos - locais onde frequentemente se formam fungos devido à limpeza insuficiente. As unhas estão sempre limpas e bonitas. Torna rapidamente a pele dos calcanhares e pés macia e suave. A composição inclui fios de cobre, e o cobre é um anti-séptico natural, seus pés permanecem limpos o dia todo e não há odor.