Como saber se suas botas são de couro ou não

As botas são simplesmente insubstituíveis no frio e são um elemento importante do guarda-roupa de qualquer fashionista. As botas de couro duram muito tempo. Hoje em dia é difícil escolher o calçado adequado quando surge muito couro falso de poliuretano no mercado. Mesmo um comerciante nem sempre consegue distinguir boas falsificações, muito menos você e eu. Mas vejamos ainda alguns sinais pelos quais é possível distinguir botas de couro genuíno de couro artificial.

Como identificar botas de couro em uma loja

como identificar botas de couro

Sapatos de couro são uma compra planejada para a maioria. E será desagradável se você comprar um substituto pelo preço do couro. Se você decidir comprar botas, preste atenção ao seguinte na loja:

  1. Marcação. Nos sapatos de marca ou simplesmente de alta qualidade, há uma amostra do couro que foi usado na confecção dos sapatos. Mas aqui é preciso ter cuidado e certificar-se de que a etiqueta não difere do material do produto. Veja também a mesma etiqueta ou caixa para ver de que material os sapatos são feitos.

Importante: preste atenção em inscrições como enuine leather (em inglês), vera pelle (em italiano) e cuir (em francês), que significa couro genuíno.

  1. O lado errado das botas. Nas botas naturais, a parte inferior será felpuda, semelhante à camurça. Nos substitutos do couro, via de regra, o verso é de tecido.
  2. Condutividade térmica. Quando você segura um pouco a mão na superfície, a pele vai esquentar um pouco, se não for um material natural não vai esquentar, mas sua mão, ao contrário, vai suar.
  3. Os próprios sapatos. Muitas vezes, principalmente em calçados masculinos, linguetas, zíperes e outras áreas que não suportam nenhuma carga ao caminhar são feitas de couro, e o restante é feito de materiais sintéticos.
  4. Elasticidade. Aplique uma leve pressão na ponta do sapato ou dobre-o levemente. Em sapatos não naturais, os vincos permanecerão e o couro voltará ao lugar.
  5. Cheiro – um produto natural tem um cheiro específico, mesmo que esteja bem encharcado. Botas sintéticas mais baratas têm cheiro químico.
  6. Se você puder ver as bordas processadas, preste atenção nisso. Os materiais não naturais têm uma borda plana e selada. A pele será processada em forma de rolo arredondado.
  7. Tenha cuidado ao escolher botas com estampa. Quanto maior e mais brilhante for o padrão, mais difícil será distinguir os sapatos com materiais naturais dos artificiais.

Como verificar a autenticidade das botas em casa

Se, ao chegar em casa, a compra levantar dúvidas sobre a presença de couro genuíno, você poderá realizar diversas manipulações.

verificando a naturalidade do couro

O couro genuíno possui alta respirabilidade. Para determinar, pegue algumas gotas de água e coloque na bota. Se a água persistir e até for absorvida um pouco, então você é dono de botas naturais. No caso em que o líquido simplesmente escorre e não permanece, então é falso.

Existe outra maneira segura de determinar a naturalidade dos sapatos. Pegue uma amostra do material da etiqueta e segure um isqueiro ou fósforo aceso por alguns segundos. Você também pode fazer isso com cuidado em áreas imperceptíveis do sapato. Se o material começar a efervescer e derreter, então este é definitivamente um substituto.

Dicas gerais para determinar a qualidade das botas

etiquetas em sapatos

Lembre-se de que as botas de couro serão um pouco mais caras do que as botas substitutas. A exceção são algumas marcas de calçados que produzem principalmente linhas de calçados feitos a partir de substitutos e custam o mesmo que os naturais (Mustang, Marco Tozzi).

Um fator importante na determinação da naturalidade dos materiais é a porosidade do couro. Se você olhar de perto, o padrão peculiar na pele é um tanto único e irregular. É graças a estes poros que o material respira.

O couro é mais pesado e grosso que o substituto. Por causa disso, no contexto do mesmo par de um substituto, pode parecer um pouco mais massivo e áspero. Botas de couro não serão leves (a menos que sejam um modelo de grife). Dê uma olhada nos acessórios e forro. Se o interior for costurado com forro, preste atenção nisso também. Um produto de qualidade tem o mesmo forro.

Como você pode ver, não há necessidade de fazer compras precipitadas, basta dar uma boa olhada e sentir o produto.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano