As botas de camurça parecem estilosas, mas são pouco práticas e requerem cuidados especiais. Você pode ler mais sobre como limpar adequadamente os sapatos feitos com esse material usando meios populares e profissionais.
Regras para limpar o pó de sapatos de camurça
A camurça é um material delicado que requer uma abordagem especial. É importante se familiarizar com diversas recomendações sobre cuidados com os calçados. Para que as botas durem mais, recomenda-se usá-las em tempo seco, evitando poças e nevascas.
Regras para limpeza de botas de camurça:
- é necessário adquirir escovas separadas para limpeza de calçados de cores diferentes, uma ferramenta para todos os modelos não será suficiente;
- para remover sujeira, a escova deve se mover em uma direção e, para remover abrasões, os movimentos devem ser caóticos;
- aerossóis e tintas especiais são usados para restaurar a cor;
- A camurça deve ser limpa com antecedência para que uma camada protetora confiável possa ser criada.
Que ferramentas e recursos podem ser usados?
Antes de limpar as botas, é necessário secá-las. Para se livrar das manchas, você pode adquirir uma escova especial, equipada com dentes emborrachados. Uma alternativa seria uma escova de dentes velha ou uma borracha. A poeira é removida rapidamente com uma esponja de lavar louça.
Se as manchas não puderem ser removidas com pincel, será necessário usar produtos especiais. Podem ser adquiridos em loja especializada ou confeccionados de forma independente de acordo com uma receita popular. Basta adicionar algumas gotas de amônia à água com sabão. Em seguida, a água precisa ser batida até formar espuma, que será utilizada para limpeza. Uma esponja comum será útil para o procedimento. Restos de espuma são removidos com pano seco.
Importante! Antes de utilizar qualquer produto, deve-se testá-lo em uma pequena área da bota para verificar a reação do material.
Um remédio popular feito de bicarbonato de sódio e leite desnatado limpa eficazmente a camurça.
Limpando botas da poeira
A poeira pode ser removida com um pano seco. Ele absorverá a umidade e evitará que a sujeira penetre na camurça. Uma escova com cerdas macias ajudará a eliminar a poeira. Não há necessidade de usar força ao processar botas, os movimentos devem ser suaves e suaves. É necessário mover-se em uma direção para não danificar o material. É melhor limpar os sapatos desta forma após cada uso. Isso aumentará a vida útil das botas, pois a sujeira não terá tempo de corroer a camurça.