Os sapatos de camurça parecem verdadeiramente nobres e caros. Mas, na ausência de cuidados adequados, perde rapidamente o seu apelo visual. Alta umidade, sujeira e reagentes nas estradas podem danificar gravemente o material. Para manter a aparência, os sapatos de camurça às vezes são tingidos. Para conseguir uma cor uniforme e não prejudicar o seu querido casal, é importante seguir recomendações simples, mas confiáveis.
Como tingir camurça
Hoje, as lojas oferecem uma grande variedade de tintas para calçados, inclusive camurça. Para escolher um corante de qualidade, você deve considerar os seguintes pontos:
- A lata deve estar marcada “para camurça e nobuck”.
- O spray pintará perfeitamente camurça macia e fina. Para calçados com fibras grossas, produtos em forma de creme ou líquido não spray são mais indicados.
- Um novo par deve ser pintado em um tom que combine com a cor do calçado. Para botas gastas, é melhor usar uma tinta vários tons mais escuros.
- Caso o tom desejado não seja encontrado na loja, você pode encomendar a tinta online. Certifique-se de verificar se a devolução é possível: a cor online pode ser diferente da tonalidade pessoalmente.
IMPORTANTE. Você não deve comprar o corante mais barato, caso contrário, existe a possibilidade de encontrar um produto de baixa qualidade. É melhor dar preferência a fabricantes confiáveis, como Salamander, Colorstar, Dividik.
Preparando sapatos
Para que a tinta fique uniforme e adira bem, é importante preparar previamente os sapatos:
- Primeiro lave as solas, tomando cuidado para não molhar as botas;
- Remova joias e atacadores;
- Limpe seus sapatos de poeira e sujeira com uma escova especial. Se possível, evite água: a camurça natural demora bastante para secar. Além disso, a limpeza úmida pode deixar marcas.
Se encontrar manchas, elas devem ser removidas, caso contrário, após a coloração, elas ficarão muito visíveis:
- Você pode remover pequenas manchas com uma borracha simples: basta esfregar brevemente as manchas;
- A receita a seguir ajudará contra a poeira teimosa. Dissolva uma colher de chá de refrigerante em um copo de leite morno, limpe as áreas problemáticas com a solução e deixe secar;
- O vinagre diluído em água (na proporção de 3 para 1) é um excelente remédio no combate às manchas de gordura. Para evitar surpresas desagradáveis, teste primeiro o fluido por dentro. Se não ocorrer nenhuma reação, fique à vontade para usar a solução nas áreas brilhantes.
Coloração
A camurça deve ser pintada ao ar livre ou em área bem ventilada. Para evitar lesões nas mãos, o procedimento deve ser realizado com luvas:
- Coloque seus sapatos no jornal;
- Agite a lata e pulverize o produto, tentando mantê-lo sempre à mesma distância.Isto é importante para uma coloração uniforme;
- Deixe a tinta endurecer: deixe as botas por um tempo, garantindo uma boa ventilação;
- Para obter a tonalidade desejada, repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.
Se você tiver tinta líquida ou creme, o processo ficará assim:
- Molhe uma esponja macia na tintura;
- Distribuir o produto uniformemente na superfície da camurça, prestando atenção especial às áreas problemáticas;
- Deixe as botas um pouco para que a tinta seja absorvida;
- Repita o procedimento se necessário.
Consolidar o resultado
Após terminar o tingimento, seque os sapatos. É ótimo se você puder deixar suas botas no ar. O principal tabu é a proximidade de aparelhos de aquecimento e radiadores. A camurça deve secar sozinha!
Trate os pares secos com um produto especial para protegê-los da umidade e da poeira. Desta forma, você não só garantirá o resultado da pintura, mas também protegerá seus sapatos de influências externas negativas.
Dicas importantes
- Para garantir que as botas de camurça durem muito, use-as apenas em tempo seco. Em caso de chuva ou neve, é melhor levar um par de couro.
- No inverno, certifique-se de limpar os reagentes dos sapatos: são eles que mais estragam a camurça.
- Compre uma escova e um creme especial para sapatos de camurça e não ignore os cuidados diários.
- Se seus sapatos ficarem molhados, seque-os longe de elementos de aquecimento.
- Não se esqueça de usar periodicamente impregnações repelentes de umidade.
Pintar e cuidar de sapatos de camurça pode parecer um incômodo. Mas tendo decidido pelas botas “caprichosas”, é importante entender com antecedência: o tratamento cuidadoso é a principal garantia da longa vida útil dos produtos de camurça.