Os sapatos são uma peça de roupa obrigatória e indispensável. Protege os pés das influências ambientais agressivas e mantém-no aquecido no tempo frio. Cada pessoa já se deparou com uma situação em que as botas cabem no tamanho do pé e do peito do pé, mas são estreitas na área da bota. O primeiro passo é descobrir se o problema pode ser resolvido. Então comece a corrigir a situação. Existem várias maneiras de usar botas de inverno ou outono.
Quando você pode esticar a parte superior da bota?
Um par de sapatos selecionado incorretamente pressiona a canela, o que não causa as sensações mais agradáveis. O material pode ficar muito apertado na perna e comprimir os vasos sanguíneos, o que pode causar complicações de saúde. Se a bota não apertar alguns centímetros, a situação pode ser corrigida. O couro genuíno tem boa elasticidade e resistência, o que permitirá alterar as botas em ateliê especializado ou ampliar você mesmo o volume.
Quase todos os produtos podem ser ligeiramente transformados, até mesmo os sapatos. Se o zíper da sua bota não chegar alguns centímetros ao final, você pode corrigir a situação e aproveitar um novo par. Se o zíper atingir apenas o meio da canela e o comprimento do produto atingir a rótula, é melhor recusar a compra. Quaisquer métodos em tal situação serão inúteis. As tentativas causarão danos aos sapatos e desperdício de dinheiro.
Métodos eficazes
Você mesmo pode alterar a circunferência das botas com a ajuda de especialistas do estúdio, métodos profissionais ou populares. Cada opção é um pouco extensa, por isso é recomendável ter paciência e seguir as instruções fornecidas. Métodos caseiros:
- O ferro é adequado tanto para produtos de camurça quanto de couro. Para funcionar, você precisará de um eletrodoméstico com função de vapor e um tecido grosso de algodão. A bota é colocada sobre a tábua de passar com o zíper levantado e forrada com tecido. Vaporize gradualmente os sapatos e passe a ferro a parte interna da bota. Após umedecimento prolongado, o material pode ser levemente puxado em diferentes direções para melhor alongamento. Ao final do procedimento, as botas devem ser recheadas com uma espessa camada de jornal ou trapos desnecessários para que o material não diminua de tamanho e secas em temperatura ambiente.
Importante! Durante o processo, apenas água potável purificada deve ser utilizada. Isso pode evitar o aparecimento de estrias.
- O ar gelado faz com que a água se expanda, o que pode ajudar a esticar a área do punho da bota. Para funcionar, você precisará de um saco plástico grosso no qual será despejada água. A bota deve ser fechada e a bolsa colocada dentro.Em seguida, coloque no freezer até a água endurecer completamente. Após a conclusão do processo, as botas devem ser recheadas com jornais para que não percam a forma e o excesso de umidade seja absorvido. O procedimento de endurecimento leva pelo menos 5 a 6 horas;
- O aquecimento é o oposto do método anterior. As pernas devem ser enroladas em meias compridas e grossas para que a bota fique sobre o material. Recomenda-se fechar completamente o zíper. Em seguida, a região da perna é aquecida com o ar quente de um secador de cabelo até ficar completamente quente. Após o aquecimento, você deve caminhar ou fazer movimentos ativos com as pernas. Isso ajudará a esticar o couro das botas. Após o resfriamento, o procedimento deve ser repetido até que os parâmetros requeridos sejam alcançados;
- O óleo de mamona é adequado para uso não apenas em cosmetologia. Com sua ajuda, você pode esticar a área de inicialização até os parâmetros necessários. O óleo deve ser aquecido a 50 graus. Com uma esponja macia, aplique a composição na área interna e externa da bota. Depois, é preciso colocar o produto e andar com ele por várias horas. Em seguida, o lado externo é novamente tratado com óleo de mamona. Somente depois disso eles poderão ser removidos. Por fim, as botas são recheadas com papel ou trapos desnecessários até secarem completamente. Esse procedimento é um dos mais demorados, pois muitas vezes a primeira consulta não é suficiente. Se necessário, o processo deve ser repetido até que o resultado desejado seja alcançado.
Adição! Você deve usar meias grossas ou até os joelhos sob as botas.
- Jornais pode ser útil não apenas como principal coletor do excesso de umidade. Com a ajuda deles você também pode transformar a área do cano das suas botas. Para isso, os sapatos são bem recheados com bolas de papel.A parte frontal do produto deve ser umedecida com água e deixada secar completamente. É necessário que as botas sequem à temperatura ambiente, sem o uso de radiadores ou outros dispositivos de aquecimento - podem estragar o resultado final. O processo de secagem leva vários dias. Ao final, as bolinhas de papel são retiradas da bota e a parte externa tratada com um creme nutritivo para fixar o resultado com segurança.
Referência! Em vez de jornal, você também pode usar trapos velhos ou desnecessários.
- Uso garrafas e lápis é uma das opções mais incomuns, mas não menos eficazes. Para funcionar, você precisará de uma garrafa de vidro, que corresponda ao tamanho da área superior da bagageira. O produto com zíper deve ser embebido em água quente e colocada uma garrafa (ou jarra) em seu interior. Água quente também é despejada nele. Aos poucos, começamos a inserir lápis de papelaria no espaço entre a parede do produto e o frasco. Continuamos essas etapas até que toda a cavidade esteja preenchida com lápis. Após o acabamento, as botas devem ser secas em temperatura ambiente, longe de aparelhos de aquecimento. O procedimento de secagem levará vários dias. Ao terminar, o produto deve ser experimentado. Se o resultado for insuficiente, o procedimento pode ser repetido.
Uso de produtos químicos e profissionais
Nas prateleiras das lojas especializadas existe uma vasta gama de produtos concebidos para esticar o calçado. Apresentam-se na forma de spray, gel ou espuma. Esta composição deve ser aplicada na parte externa e traseira do produto, colocada e fechada com zíper.Depois, você pode realizar as tarefas domésticas com segurança enquanto o produto passa pelo processo de secagem. Na maioria dos casos, as botas estão prontas para uso posterior após a primeira tentativa.
Um diferencial dos produtos profissionais é a versatilidade: são adequados para calçados de couro sintético e camurça.
Botas elegantes e modernas feitas de couro genuíno podem ser encontradas no guarda-roupa de qualquer menina. Ao comprar um novo par, você pode se deparar com uma situação em que a área da bota fica muito estreita e aperta a perna, causando desconforto. Você pode corrigir a situação e esticar o material sozinho em casa.