Como costurar botas com as próprias mãos, padrões

Para adultos com pés muito pequenos ou, pelo contrário, grandes, pode ser muito difícil escolher sapatos de outono ou inverno. Quem usa tamanho 34-35 tem que ir às lojas infantis comprar roupas novas, gigantes de 45-46 podem não encontrar um par adequado. Uma excelente saída seria costurar suas próprias botas, que com certeza atenderão a todas as suas necessidades e desejos.

O que você precisa para costurar botas

Botas faça você mesmoPara costurar suas próprias botas você precisará de formas. Você pode adquirir formas de calçados prontas, que se diferenciam das formas de calçados pela presença de forro para costurar a bota. Para quem quer personalizar ao máximo suas futuras botas, você mesmo pode fazer as últimas. Para fazer isso, você precisa colocar o pé em um recipiente cheio de massa de impressão e removê-lo somente depois que a substância estiver completamente endurecida. Você precisa derramar material de fundição no molde resultante e esperar até que o bloco endureça.

Importante! O layout finalizado deve ser envolvido com fita adesiva larga, o que evitará rachaduras e permitirá a aplicação de marcações e desenhos no bloco.

Além da forma, para costurar botas você vai precisar de:

  1. Couro, tecido e borracha que servirão de base para calçados. É melhor comprá-los com reserva - várias folhas de cada material.
  2. Único. Pela primeira vez, você pode usar solas fortes de botas velhas que estão fora de moda ou simplesmente não gostam mais de seu dono. Se não tiver, pode usar a cortiça como material para fazer uma nova sola, o que a tornará hidrorrepelente e durável.
  3. Ferramentas de costura. Agulhas, linhas, tesouras, faca, furador afiado e pregos estão entre as ferramentas necessárias para costurar sapatos.
  4. Papel, régua de alfaiate e caneta modeladora, cola.

Você pode adquirir ferramentas e consumíveis em lojas especializadas, todos juntos, ou separadamente em supermercados ou no mercado. É importante considerar que o couro para calçados é muito diferente do couro utilizado na confecção de roupas e bolsas, pois é muito duro e denso.

Como fazer um molde para botas

padrão para botasDepois que o bloco estiver pronto, você precisa começar a criar um padrão. A maneira mais fácil de fazer uma palmilha é desenhá-la ao longo do contorno do pé. É importante levar em consideração o formato da meia e o fato de que o sapato acabado deve ser um pouco mais comprido que o próprio pé.

A construção do molde da parte superior das botas começa medindo o pé em vários pontos. Para isso, é melhor usar um medidor de alfaiate flexível. Tendo os resultados das medições diante de seus olhos, você pode desenhar uma forma. Também é necessário medir a altura do cenário.

Os parâmetros externos e internos devem coincidir com os contornos externo e interno da palmilha, caso contrário será difícil costurar o calçado.Para construir um recorte você precisa medir a profundidade do dedo do pé ao peito do pé. Para construir uma imagem esquemática da bota, é necessário medir sua largura em vários lugares, levando em consideração a fechadura, e a seguir desenhar uma parte do comprimento desejado.

Importante! Os padrões de papel precisam ser aplicados no pé ou por último. Se precisar fazer um ajuste mais folgado, o padrão pode ser um pouco mais largo. Neste caso, você precisará selecionar um forro sob a camada superior do couro.

Como costurar botas com as próprias mãos: instruções

costure suas próprias botasDepois de recortados os moldes do molde, eles são transferidos para o couro, de onde são recortadas partes da futura bota com uma faca:

  • Por último, são aplicadas solas em branco cortadas em couro grosso. Um molde superior de couro é preso a ele com pregos, puxando-o até o último.
  • Após a fixação do tampo, a junção com a sola é colada com uma camada de cola. Depois disso, você pode retirar os pregos, cortar o excesso de material e colar a borda do papelão.
  • A segunda parte da sola (acabada ou em cortiça) é fixada no topo com cola, unindo-as firmemente. Para uma aderência mais forte, podem ser batidos levemente com um martelo.
  • As partes restantes da parte superior são costuradas com uma costura uniforme e perfeita. Para que as costuras fiquem o mais uniformes possível, é necessário primeiro fazer o número necessário de furos no material e só depois usar agulha e linha.
  • Um zíper é costurado na bota ou, se as botas forem curtas, são feitos furos na bota para os cadarços.
  • Para garantir que as botas possam ser usadas na chuva e na neve molhada, elas devem ser tratadas com impregnação ou creme hidrorrepelente.

Para que duas botas do mesmo par sejam o mais semelhantes possível, o trabalho nelas deve ser realizado em paralelo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano