Normalmente, couro genuíno ou camurça é usado para fazer sapatos. Mas requerem cuidados especiais e deterioram-se quando molhados. Seu substituto, a microfibra, não apresenta essas desvantagens. Como são usadas as botas feitas com esse material? Quais são suas características?
Que tipo de material é esse?
A microfibra apareceu há relativamente pouco tempo. A base do material foi a microfibra. Inicialmente, o produto era usado ativamente para limpeza, estofados, meias, meias e agasalhos, mas agora é usado na fabricação de calçados.
O escopo de aplicação da microfibra é bastante amplo. Isto se deve a vários fatores. O material é o fio mais fino. Foi desenvolvido por cientistas japoneses em 1985. No início, o tecido exclusivo era usado para costurar roupas impermeáveis.
Mas em 1991, na Suécia, a fibra foi dividida em 8 sectores. A nova amostra ampliou o escopo de uso da microfibra devido às propriedades aprimoradas do material.A versão moderna é 100 vezes mais espessa que um fio de cabelo humano.
Importante! Agora a fibra está ainda dividida em 25 setores. A seção transversal determina as características do tecido. Quanto mais fino o produto, mais delicado ele é.
Prós e contras da microfibra
Agora os substitutos do couro são feitos de microfibra. Externamente, os materiais são quase idênticos. Mas a microfibra supera até o couro natural em algumas características.
Prós da microfibra:
- aparência atraente, imitando couro por fora e por dentro;
- capacidade de passagem de ar devido à estrutura porosa;
- excelente isolamento térmico devido à elevada capacidade de ar;
- o encolhimento é excluído;
- força elevada;
- requer cuidados simples;
- peso pequeno;
- resistência à radiação ultravioleta, mudanças de temperatura, influências químicas;
- resistência à umidade, para que você possa lavar suas botas com segurança na máquina de lavar.
A principal desvantagem das botas de microfibra é o alto preço. Este custo é determinado pelo complexo processo técnico de produção. O material combina as melhores características das fibras artificiais e naturais.
Quão duráveis são as botas de microfibra?
A microfibra é significativamente superior em qualidade ao couro natural e à camurça. Tal o material pode durar mais de uma temporada sem perder o apelo visual. Isto é confirmado por comentários reais de clientes.
Muitas pessoas notam a praticidade dessas botas. Não precisam de pintura, pois o material não desgasta. A manutenção é simples e não requer produtos ou ferramentas exclusivos.
Como cuidar das botas para que durem mais?
As botas de microfibra podem ser aspiradas constantemente. Também é recomendável limpá-los com pano úmido. Para o cuidado, são utilizados produtos têxteis especiais.Para deixar a pilha aveludada, use uma escova dura. Você pode limpar suas botas com um pano úmido e detergente.
Sapatos de microfibra são fáceis de cuidar. Quando lavadas na máquina de lavar, as botas não se deformam e não perdem a forma estável. O procedimento deve ser realizado em temperaturas de até 40 graus. Os produtos podem ser limpos com detergentes devido à sua resistência a reagentes químicos.
Importante! Sal, sujeira e outras substâncias não podem danificar o substituto do couro artificial.