O inverno é uma época maravilhosa do ano. Os montes de neve brancos agradam aos olhos, as ruas cobertas de neve se transformam após a neve derretida do outono. Porém, com o início das primeiras geadas, os caminhos e degraus ficam cobertos por uma camada de gelo. O gelo é um fenômeno comum a todos, mas se você tiver sapatos escorregadios, torna-se muito perigoso para a saúde e traumático. E apenas o movimento normal causa dificuldade. Como evitar que os sapatos escorreguem - continue lendo para mais detalhes.
O que posso fazer para evitar que minhas botas escorreguem?
A decisão mais drástica é comprar sapatos novos. Mas quem garante que não serão tão escorregadios como os anteriores? E você não quer gastar quantias significativas de dinheiro quando já tem um par de botas lindas e confortáveis nos pés.
Além disso, lojas especializadas vendem adesivos antiderrapantes ou elásticos que se esticam na sola e evitam escorregões. Mas nem sempre são facilmente encontrados em um shopping center. Não se desespere.Sem despesas especiais, você pode melhorar seus sapatos e torná-los antiderrapantes, seja em uma oficina de calçados ou por conta própria. Vejamos alguns dos métodos mais populares.
Usar pano
Alguns tipos de tecidos ásperos funcionam bem como almofadas antiderrapantes. Além disso, este método popular é considerado um dos mais duráveis e eficazes. Ele usa um dos seguintes materiais: linho áspero, flanela ou feltro. Este último é o melhor. Se você tem uma bota de feltro velha e furada, esta opção é definitivamente para você. Faça o seguinte:
- corte 2–3 pequenos pedaços de feltro das botas (serão necessários 4–6 pedaços para um par de sapatos);
- Usando cola para calçados ou qualquer outra cola forte e à prova d'água, prenda os remendos no calcanhar, meio e ponta da plataforma;
- Seque a cola completamente e fique à vontade para passear pela cidade gelada.
Areia ou outro abrasivo
Freqüentemente, os limpadores de rua borrifam areia e uma mistura de sal nas ruas, tornando a caminhada bastante confortável. Um método semelhante pode ser repetido nas próprias botas. Por esta:
- desengordurar bem a superfície da sola (pode-se usar álcool ou acetona);
- em seguida, espalhe cuidadosamente a cola e polvilhe areia por cima;
- espere a areia secar completamente.
Este método é bastante conveniente, mas Ao caminhar, as botas podem emitir um som característico de rangido ou rangido.. Vestígios de areia caída também podem permanecer na sala.
A areia pode ser facilmente substituída por sal. Independentemente do tipo de abrasivo, esse método dura cerca de um mês. Depois disso, repita o procedimento novamente.
Lixa, ralador
Usando uma lixa você pode deixar a sola antiderrapante. Apresentamos a sua atenção várias opções possíveis:
- basta esfregar as solas com uma lixa grossa para deixar a superfície áspera. No entanto, este método não durará muito, existe uma grande probabilidade de as solas voltarem a ficar lisas;
- Cole pedaços de lixa ou lixa à base de pano nos sapatos previamente desengordurados na região dos dedos e do calcanhar.
Se você não tem lixa em casa, você pode tentar esfregar a sola com um ralador fino e afiado. Não faça isso se seus sapatos tiverem sola fina. Com solas grossas, este método é considerado o mais durável e eficaz.
Parafusos
Se você tiver botas ásperas com solas grossas que escorregam, poderá usar parafusos como pontas. Para fazer isso, siga estes passos (ou peça ao seu pai, irmão ou marido para fazer isso):
- selecione parafusos um pouco maiores que a espessura da sola;
- aparafuse-os cuidadosamente na sola, se necessário corte as pontas que são muito longas, caso contrário, será doloroso e desconfortável para você se mover.
Andar com esses sapatos não será nada escorregadio, mas esse método tem uma série de desvantagens importantes:
- Andar em ambientes fechados ou em qualquer local público com botas com parafusos será muito desconfortável. Uma batida forte e característica será produzida a cada passo em uma superfície de piso duro. Não se pode andar sobre ladrilhos, laminados ou linóleo, nem ter muito cuidado: esses tipos de revestimentos são facilmente danificados, perfurados ou arranhados.
- Você precisa entender que esse método é muito radical. Uma sola fina ou solta pode não aguentar mesmo no momento de apertar os parafusos.
Opção. Em vez de parafusos de sola grossa, você pode usar grampos para móveis. Eles são protegidos com um grampeador especial para móveis.
Fita adesiva, band-aid
Se houver uma farmácia por perto, você tem muita sorte.Um gesso médico comum à base de tecido, vendido em rolos, como fita adesiva, pode evitar que você caia em um caminho escorregadio. Para isso, cole dois pedaços de gesso transversalmente no centro da sola.. Se você não quiser que o adesivo fique visível ao levantar as pernas, pinte-o com uma caneta hidrográfica preta ou marrom.
Este método tem uma grande desvantagem: não dura muito. Pedaços do adesivo saem com rapidez suficiente, então você precisa trocá-los quase todos os dias. É ainda pior se sair durante a caminhada. Para prolongar a vida útil de uma “cruz”, cole-a apenas na superfície seca e lisa (ou ligeiramente áspera) da sola.
Um pedaço de borracha
Você pode comprar um forro emborrachado especial na loja, mas pode ser muito difícil de encontrar. Você pode recriá-lo sozinho. Para fazer isso, corte vários pequenos pedaços de borracha e cole-os nos sapatos com cola para sapatos.. Escolha uma borracha que combine com a cor da sola para que não chame a atenção dos transeuntes ao caminhar.
Aplicar ferro de solda
Se você tem essa ferramenta elétrica em casa, pode tentar consertar sapatos escorregadios com sola grossa. Por esta Usando um ferro de solda aquecido, desenhe cuidadosamente qualquer padrão ou desenho. Quanto mais profundas forem as ranhuras, mais nervurada será a superfície e o efeito antiderrapante será muito mais expressivo.
Tenha cuidado ao trabalhar com ferro de soldar. Não deixe as solas dos sapatos muito finas. Ainda deve proteger contra as geadas do inverno.
Meias de náilon
Toda menina tem meias ou collants de náilon nas lixeiras, que ela nunca mais usará, porque colocou um puff nelas. Então use-os para para criar pontas em seus sapatos escorregadios. Por esta:
- usando isqueiro, fósforo ou vela, queime o náilon com muito cuidado;
- Direcione as gotas resultantes para a sola. Coloque algumas gotas em um ponto para criar pequenas saliências que lembram pequenos espinhos.
- Não se preocupe, este método é totalmente inofensivo. Não queimará seus sapatos e não interferirá na caminhada.
Dispositivos antiderrapantes para botas infantis
As crianças pequenas são realmente inquietas. Eles levam um estilo de vida ativo, por isso é necessário selecionar métodos confiáveis para protegê-los nos dias de inverno. É importante que seus sapatos permaneçam funcionais e confortáveis. A regra principal é que não devemos poupar na saúde dos nossos filhos.
Para proteger as crianças, considere um dos seguintes métodos:
- Compre imediatamente botas com sola ranhurada ou estampada para que não haja necessidade de equipamentos de proteção adicionais. Com esses sapatos, a criança ficará mais confortável durante as brincadeiras infantis e a diversão na rua;
- opções profissionais, como almofadas de borracha antiderrapantes, almofadas de gelo infantis ou elásticos. Eles ficam lindos, ficam bem presos e não caem sozinhos durante uma caminhada;
- Dos métodos que você mesmo pode recriar em casa, você pode usar forros de feltro, flanela ou lixa para calçados infantis. Eles criam uma aderência mais forte ao solo e são mais duráveis. É improvável que uma almofada bem adesiva saia no meio de uma caminhada.
Todos os outros métodos descritos no artigo não devem ser usados por crianças. Eles não são confiáveis o suficiente e não são adequados para crianças em movimento ativo.