Botas novas recém-compradas ou um antigo par de camurça favorito de repente começaram a emitir sons desagradáveis ao caminhar. Ou pior ainda - apenas uma bota range e todos os presentes reagem de forma ambígua a isso. Tais situações não são incomuns. Infelizmente, nem todas as causas podem ser tratadas, mas você pode tentar. Então, o que fazer se aparecer um rangido ao usá-lo?
Por que as botas rangem ao caminhar?
Antes de tentar se livrar desse problema, você precisa determinar a origem do rangido. Os sons produzidos pela sola são diferentes do acompanhamento musical que emana do couro ou do salto. Ande em diferentes superfícies, ora pisando na sola e no calcanhar com força, ora levantando o pé e girando-o levemente. Quando a causa do rangido ficar clara, você pode tentar se livrar dele.
Material ruim
Sapatos de alta qualidade não rangem. Couro de baixa qualidade pode emitir sons desagradáveis ao caminhar.O material impróprio para a produção de calçados, que acabou na alfaiataria, é justamente o motivo da “musicalidade” das botas. É quase impossível livrar-se desses sons. Este é um claro defeito de fabricação e o par deve ser devolvido.
Se suas botas velhas rangem, a culpa é da falta de cuidado com os sapatos - o par secou ou se formaram microfissuras. Nesse caso, existem maneiras de se livrar dos sons.
Ou talvez você ande em tal superfície?
Às vezes, o rangido ocorre apenas ao caminhar sobre certos tipos de superfícies: linóleo, laminado, aglomerado. E em outros casos não há sons. Caminhe várias vezes sobre a superfície para determinar a origem do ruído. As botas realmente rangem ou é o revestimento que faz isso? Muito provavelmente, você está simplesmente com medo desse problema e ouve algo que realmente não existe.
Novas botas rangem...
Na hora de comprar calçados novos é importante escolher produtos de altíssima qualidade para que possam ser usados por muito tempo e com conforto. Se o rangido surgiu ainda na fase de experimentação na loja, coloque este par no lugar e selecione outras opções para você. Se ocorrerem sons desagradáveis durante o período de garantia, as botas podem ser devolvidas à loja.
O vendedor é obrigado a aceitar um par defeituoso (é isso mesmo), oferecendo outro em troca ou devolvendo o dinheiro. Esses sapatos não podem ser usados.
Se for o único...
O processo de uso acarreta inevitavelmente mudanças na aparência e estrutura da pele. Torna-se mais áspero, estica em alguns lugares e forma microfissuras. A sola também está sujeita a esses processos. Se o rangido for devido à formação de microfissuras na sola ou na superfície da pele, você deve usar um dos remédios populares comprovados:
- esfregar as botas à noite - tanto a sola quanto a pele nos locais onde há possível rangido - com uma mistura de cera derretida e gordura de ganso (na proporção de 1:3);
- deixe absorver durante a noite;
- Pela manhã, retire o excesso com um cotonete embebido em qualquer líquido que contenha álcool.
- Importante! O álcool às vezes é usado em receitas populares para eliminar um ou outro defeito nos sapatos. Tenha cuidado ao trabalhar com ele, pois desengordura a pele, tornando-a fina, frágil, inelástica e quebradiça.
Uma solução para o problema pode ser um pano bem úmido onde as botas ficam durante a noite. A sola absorverá a umidade até de manhã e, ficando mais macia, simplesmente deixará de emitir sons desagradáveis. Se você encontrar esse problema novamente após algum tempo, repita o procedimento. Você não arrisca nada.
Importante! Este método tem vida curta e não pode ser usado para sapatos de camurça ou nobuck.
E mais uma maneira. Usando um secador de cabelo doméstico comum operando em potência média, aplique pressão na área que range da sola. Após 7–10 minutos, simplesmente amasse a sola macia com a mão. As microfissuras são preenchidas com borracha amolecida e o som desaparece.
E se o motivo for o calcanhar?
Certifique-se de que este seja o caso. Se este for realmente o caso, entre em contato com um sapateiro para obter ajuda. Somente um profissional pode trabalhar com saltos soltos, apoios do peito do pé e saltos. Quando as competências necessárias estão presentes e as ferramentas certas estão disponíveis, este problema pode ser resolvido em casa.
Se o rangido vier da junção do calcanhar com a base, lubrifique com gordura, creme ou, melhor ainda, injete algumas gotas de um pouco de óleo com uma seringa. Talvez o problema seja resolvido com esta ação.
Importante! Quando não é o salto que range, mas sim o salto de borracha, recomenda-se lubrificá-lo com óleo ou graxa. Mas tenha cuidado, não é seguro - use o método apenas para saltos baixos estáveis de tamanho médio.
Maneiras de se livrar de botas que rangem
Às vezes, o graxa para sapatos elimina o rangido. Precisa ser lavado, seco e bem tratado com creme, deixando o vapor durante a noite para absorção. De manhã, basta polir as botas com um pano macio. Para evitar problemas com rangidos posteriormente, cuide bem dos seus sapatos regularmente.
Se o som vier de linhas de costura bem esticadas, o óleo de rícino ou cera queimada, agindo nas áreas de costura, aquecerá e esticará levemente os fios. A tensão enfraquecerá e o som desaparecerá.
Botas substitutas de couro podem ser embrulhadas em um pano úmido e deixadas durante a noite para absorver a umidade na camada externa. Uma vez macia, a superfície ou sola irá parar de emitir sons estranhos.
Em botas de couro
O couro como material é bastante elástico. Ele se estica e contrai para assumir a forma anatômica do pé. Em locais onde há alongamentos e curvas, é mais suscetível a microfissuras. Antes de sair, trate de vez em quando as botas com impregnações especiais que evitam que se molhem e repelem a sujeira.
Tudo isso afeta o desgaste prematuro, o ressecamento do couro e o aprofundamento das fissuras sob a influência da entrada de areia e pedrinhas no calçado.
Trocar a palmilha?
Uma palmilha mal colada pode ser fonte de rangidos. Isso é fácil de lidar - você deve arrancá-lo com cuidado e, endireitando-o, colá-lo novamente. É necessário controlar o processo e evitar que os materiais se esfreguem. Se a palmilha estiver simplesmente desgastada, será necessário substituí-la por uma nova.Outra peça pode ser comprada em uma loja ou recortada em couro em casa.
Remédios populares contra rangidos
Há muitas maneiras de se livrar de um incômodo como o rangido. Todos eles são usados em casa, são fáceis de usar e não requerem produtos caros ou raros.
óleo de castor
- lave os sapatos e seque-os;
- Trate toda a superfície das botas com óleo de mamona levemente aquecido;
- Esfregue bem na pele e deixe absorver durante a noite;
- Em vez de óleo de mamona, você pode usar aquele que tem em casa. O resultado também será excelente.
Vaselina contra pele estridente
- Aplique uma camada espessa de vaselina nos sapatos lavados e secos;
- deixe absorver por 10–12 horas;
- Remova os resíduos com um pano macio.
Combatendo sons do excesso de umidade
- seque bem o par;
- despeje um pouco de talco em cada bota e espere algumas horas para absorver o excesso restante;
- retire o talco e trate a superfície do couro com creme;
- Em vez de talco, você pode usar amido ou sal de cozinha.
Eliminando a musicalidade da sola
- procuramos um local que seja fonte de som;
- se o problema for sujeira e areia, limpamos a sola descascada e a pele da sujeira;
- em seguida, cole na base;
- coloque sob pressão por várias horas;
- Lubrifique a pele com creme ou gordura.
Óleo de mamona (óleo secante)
- lubrifique as solas das botas com óleo de mamona ou óleo secante;
- ao trabalhar com este último remédio, pegue uma quantidade bem limitada e trate a superfície da sola com muito cuidado, sem atingir a pele;
- Após o tratamento, dê tempo ao produto para se livrar do cheiro específico, por exemplo, na varanda.
Talco
- esfregue na sola, trate o produto por fora e por dentro;
- o pó removerá a umidade de todas as partes com as quais interage, aguarde algumas horas para isso;
- retire o composto, devido ao aumento da adesão de todas as peças entre si, o rangido desaparecerá.
Cera ou parafina
A parafina, que pode ser adquirida em loja de ferragens, também está pronta para ajudar a eliminar sons desagradáveis:
- trate a superfície da sola por fora e por dentro;
- deixe por algum tempo para absorver;
- retire o excesso simplesmente retirando com a mão;
- o remédio alivia o problema apenas temporariamente, após um certo período serão necessárias manipulações repetidas.
Evitando rangidos
É melhor prevenir uma doença do que tratá-la. A melhor prevenção é o cuidado diário cuidadoso com os calçados. Se suas botas molharem, seque-as com um secador elétrico especial ou com jornais. Substitua os lençóis molhados por outros secos até que a umidade seja absorvida. Neste caso, os sapatos devem ser mantidos longe de fontes de calor e da luz solar direta, e o ambiente deve ser bem ventilado.
Trate imediatamente os sapatos novos com agentes repelentes de água e sujeira. Repita este procedimento de vez em quando, renovando a camada protetora da superfície da pele.
À noite, ao voltar para casa, lave e seque as botas. Após a secagem, trate-os com produtos especiais de cuidado diário - creme, spray, selecionando-os de acordo com o seu tipo de pele.
Se você não tiver creme em mãos, tome remédios populares:
- gordura, banha, vaselina para botas de couro;
- azeite ou óleo de linhaça para pele clara;
- café sonolento - para botas marrons;
- amido - de manchas na camurça.
Para armazenamento a longo prazo, preencha as botas com papel para manter a forma.Coloque-os em uma caixa de sapatos perfurada e mantenha-os frescos e escuros.
Nunca tire os sapatos pisando no calcanhar - os calcanhares irão balançar, ranger e a pele neste local ficará deformada.