Na compra de calçados de inverno prestamos mais atenção à aparência do produto, à qualidade dos materiais utilizados por dentro e por fora e ao nível de retenção de calor. Mas quando os sapatos entram em “condições de campo” - no gelo, surgem problemas. Muitos modelos são instáveis no gelo e deslizam constantemente. A razão para isso é a sola, que não é adequada para condições de gelo, e o piso fraco. Tal defeito não só traz muitos transtornos durante a movimentação, mas também pode causar lesões perigosas. Veremos quais medidas tomar se seus sapatos de inverno escorregarem.
Como escolher inicialmente uma sola antiderrapante
O principal é o piso. Sapatos dotados de banda de rodagem larga e maciça com padrão em relevo são os que menos escorregam. Vários elementos em sua superfície - linhas profundas, formas geométricas - garantem uma fixação confiável da sola na superfície.
A qualidade da banda de rodagem é influenciada pelo material de sua produção. As opções mais rentáveis: poliuretano e termopoliuretano. Eles são tão estáveis quanto possível.Borracha e couro, devido às suas propriedades específicas, deslizam mais forte que outros.
Como consertar
Se você comprar sapatos escorregadios, não deve desistir deles. Em alguns casos, isso pode ser corrigido. O melhor é levar as botas a um profissional. Na oficina serão instalados adesivos protetores especiais de borracha ou poliuretano. Mas você mesmo pode comprá-los.
O tamanho é selecionado dependendo do tamanho do pé. Instruções de instalação: Limpe bem a superfície da sola, livre-se de sujeira e poeira. Em seguida, passe um pano embebido em álcool para retirar o excesso de gordura. Use a cola incluída na caixa de adesivos ou compre qualquer outro adesivo para calçados. Aplique na sola, coloque o adesivo e pressione com firmeza. Após 2-3 minutos, solte e deixe secar completamente.
REFERÊNCIA Devido ao seu tamanho diminuto, os adesivos são adequados para qualquer modelo: botas esportivas ou ásperas, botas de salto alto.
Atadura. Um patch regular pode fornecer alguma estabilidade. IMPORTANTE: escolha uma superfície mais áspera e áspera em vez de uma mais fina. Recorte vários pedaços do tamanho desejado, cole-os na sola: dedo do pé e calcanhar. A principal desvantagem desta técnica é a sua fragilidade. O patch se desgasta rapidamente, sai e precisa ser substituído constantemente. Além disso, se a sola não for leve, será perceptível. Para corrigir isso, antes de sair, pinte adicionalmente com um marcador à prova d'água.
Sentido. As propriedades deste material áspero garantem estabilidade mesmo durante períodos de gelo intenso. Recorte vários pedaços da tela e cole-os na superfície da sola. Este método é mais durável e menos perceptível para os transeuntes.
Areia. Como colar: limpe a sola, retire a sujeira e o pó, seque bem. Aplique um padrão de malha fina usando “supercola”. Polvilhe imediatamente os ziguezagues resultantes com areia grossa. Deixe os sapatos por várias horas até que a cola esteja completamente seca. Este método funcionará por vários dias, após os quais o procedimento deverá ser repetido.
Cuidado adequado. Se a banda de rodagem for muito boa, tiver muitos cortes e padrões profundos, ela precisa de cuidados adequados. Com o desgaste diário, as saliências da banda de rodagem ficam obstruídas com sujeira, fazendo com que a superfície fique lisa e os relevos sejam minimizados. Para evitar isso, é preciso lavar a sola com mais frequência, para que o par não escorregue.
Lixa. Se a opção de colar objetos estranhos não for adequada, tente o método de influenciar fisicamente a banda de rodagem. Usando uma lixa, esfregue firmemente a superfície do piso. O procedimento reduzirá o escorregamento.
Sola "nova". O método é bastante complicado e requer alguma habilidade. Para um par de sapatos velhos com piso confiável, corte a camada de relevo usando uma faca especial. Cubra a superfície do novo par com uma ampla camada de silicone (mais de 5 centímetros), em seguida aplique o protetor recortado e pressione firmemente, com força. Após retirar o estêncil, seque o silicone com secador de cabelo.
Batata. Algumas pessoas afirmam que esfregar batatas cruas cortadas no piso é suficiente para aumentar a estabilidade do calçado.
Derivações de gelo
Existem dispositivos removíveis especializados que evitam escorregões durante períodos de gelo intenso. Os montes de gelo têm uma sola de borracha removível equipada com pontas de ferro que proporcionam uma fixação confiável no gelo.
Conselho
- Faça um pequeno teste na loja.Pegue e dobre a sola. Observe se você conseguiu fazer isso. Se a superfície dobrar facilmente e sem muito esforço, é provável que seja instável.
- Compre um segundo par de sapatos projetados para caminhar no gelo. Escolha botas esportivas, botas de cano alto ou botas Ugg. Suas solas costumam ser muito estáveis.
- Lindas botas com salto agulha fino não foram projetadas para gelo pesado. Eles podem se tornar perigosos ao caminhar nas calçadas de inverno.
- Alguns métodos envolvem um tratamento bastante severo dos sapatos (cravar pregos ou outros objetos pontiagudos). Tais manipulações reduzirão a resistência da superfície do gelo, mas ao mesmo tempo podem destruir seu par de sapatos favorito. O processo deve ser abordado com cautela e a destrutibilidade de qualquer material deve ser levada em consideração.