Do ponto de vista da produção, o calçado é uma combinação composta por peças que possuem determinadas propriedades e características de qualidade. Cada um deles tem sua finalidade e desempenha uma função específica. Um dos elementos mais importantes neste design é o vampiro. Leia mais sobre o que é um vampiro em sapatos.
Em que partes consiste a parte superior do sapato?
A parte superior de um sapato é o conjunto de elementos que cobrem a parte superior do pé. Os componentes externos mais suscetíveis ao desgaste são a biqueira e a gáspea. Além desses elementos, o cabedal traz detalhes como botas, bota, salto, lingueta, cinto externo traseiro, ombreiras, além de diversos acessórios. As partes internas do tampo são o forro, o caimento, o subbloco e as orelhas. Além dos componentes internos e externos do tampo, existem peças intermediárias. Isso inclui biqueiras rígidas, costas, laterais, entretela, entretela e fixação.
Que tipo de elemento é o vampiro?
A gáspea (frente) é a parte do sapato que cobre a superfície superior do pé na região do peito do pé. Este é um dos elementos mais importantes do produto. Determina quanto tempo o produto durará, bem como por quanto tempo manterá sua aparência apresentável. É mais suscetível ao desgaste, pois é diretamente afetado negativamente por fatores ambientais como sujeira, poeira, água, etc. Este elemento é utilizado em todos os tipos de calçados com exceção de alguns modelos de verão, dança, e aqueles feito por tração.
Características do elemento vampiro
A vida útil e a aparência dos sapatos são em grande parte determinadas pela qualidade do material com o qual a gáspea é feita. Portanto, esta peça deve ser feita de um material denso, elástico e resistente a repetidas dobras e alongamentos na direção longitudinal.
A produção deste elemento é um processo complexo e demorado. O material para sua fabricação é esticado muitas vezes em diferentes direções, pois é preciso ter certeza de que o material resistirá ao processo de produção e servirá por muito tempo no produto acabado.
Importante! Se a gáspea for de couro genuíno, é importante que nas duas metades seja feita não só da pele do mesmo animal, mas também do mesmo local. A importância disso se deve ao fato de que o material com o qual as peças são feitas possui as mesmas características de qualidade em ambos os meios pares. Se esta condição não for atendida, é possível que em um dos meios pares ele se desgaste muito mais rápido do que no outro meio par.
Por falar nisso! Pelas características do design, o tipo de calçado ao qual pertence pode ser identificado pela gáspea.
Materiais Vamp e resistência ao impacto
Durante a caminhada, a gáspea se curva e se estica ativa e repetidamente, o que determina a necessidade de sua produção apenas com materiais de alta qualidade. Além disso, está localizado na parte da perna onde é produzida uma quantidade significativa de suor. Essa influência afeta negativamente as características de qualidade da peça, tornando-a dura e quebradiça.
Para aumentar a resistência ao desgaste de um elemento, a prática de fortalecê-lo é frequentemente utilizada. Via de regra, as peças que fortalecem a gáspea são confeccionadas em tecido. As opções mais utilizadas para reforço da peça são a entretela e a parede lateral. Esses elementos protegem o produto contra estiramento. O fortalecimento desta parte importante tem um efeito positivo nas características de desempenho do produto.
Mas o facto de reforçar este elemento no calçado industrial é especialmente importante quando é necessário proteger os trabalhadores de potenciais riscos para a saúde e minimizar possíveis lesões caso o trabalhador deixe cair algo pesado no pé. É importante que a gáspea dos calçados de trabalho seja reforçada e resistente a impactos.
Portanto, tal peça deve ser feita apenas de material de alta qualidade, resistente a impactos e ao desgaste. Em geral, as qualidades que os materiais devem ter para formar uma peça tão importante como uma gáspea são suavidade, elasticidade e elasticidade, além de resistência.
Os materiais mais adequados para fabricação são os seguintes:
- couro genuíno (grosso e denso, por exemplo: pano de sela);
- couro sintético de alta qualidade;
- couro camurça;
- nobuck;
- quaisquer outros materiais duráveis e resistentes ao desgaste de alta qualidade.
Na hora de comprar sapatos é importante saber como eles são feitos.Isso vale não apenas para calçados de trabalho, que são utilizados na produção, mas também na compra de produtos para uso pessoal. Só tendo uma ideia da tecnologia de sua produção é possível fazer a escolha certa e adquirir um produto de qualidade, confortável de usar e que servirá por muitos anos.