Muitas pessoas já ouviram falar do perfeccionismo e da limpeza dos japoneses. O progresso tecnológico nos permite transformar coisas que são comuns para nós em um verdadeiro milagre.
Por exemplo, em alguns trens você pode virar o assento para admirar a vista da janela. O banheiro no Japão é um dos cartões de visita do país - os banheiros são automáticos, as cabines são equipadas com cadeiras para crianças e também há função de descarga. E tudo isso é um banheiro público. O que então podemos dizer sobre o lar?
Seus banheiros domésticos não são menos sofisticados, mas os japoneses têm características do cotidiano que nos parecem estranhas e ao mesmo tempo boas.
Curiosidades da vida no Japão
Para trabalhar no computador deitados, os japoneses criaram suportes especiais. A pessoa deita-se de bruços e o tronco é levantado sobre um suporte para que as mãos fiquem livres. Não há carga sobre eles, como se você tivesse que se apoiar nos cotovelos, o que significa que seus braços não se cansam.
Para os amantes de tablets, existe também um dispositivo - um suporte para tablet. Parece um candeeiro de pé comprido, só que em vez de um candeeiro e de um aro perfurado existe um porta-garras.Você pode anexar o gadget lá e observá-lo sentado ou deitado, e suas mãos estarão livres.
Seus chinelos de interior também não são muito comuns, ou melhor, sua finalidade. Os japoneses em casa, na escola e até nos restaurantes precisam calçar chinelos antes de entrar no prédio. Embora pareça bastante comum, há uma peculiaridade aqui:
- após entrar na sala é necessário tirar os sapatos normais, passar para o próximo nível e só então calçar os chinelos de interior.
REFERÊNCIA! Para não carregar a sujeira da rua, no Japão acredita-se que você só entrava no quarto quando pisava no piso elevado com uma troca de sapatos. E em instituições como escolas, creches, restaurantes, existem calçados de reposição de tamanho padrão. A pessoa não precisa usar turno.
Há também passadeiras diagonais nas faixas de pedestres e um microfone silencioso. Este último foi projetado para que a pessoa se ouça cantando através de um fone de ouvido. E quem está ao seu redor não ouve, graças ao microfone em forma de cone.
Chinelos de banheiro
Você não surpreenderá ninguém com chinelos de interior. Mas os japoneses conseguiram, ou melhor, com chinelos de banheiro. O fato é que existe um verdadeiro culto à limpeza ideal no país. Eles têm os banheiros mais limpos, mas para os japoneses ainda é um lugar sujo. O progresso tecnológico está fazendo de tudo para reduzir o número de vezes que seu corpo toca objetos no banheiro.
Aqui estão chinelos de banheiro - outra maneira de evitar tocar em itens de banheiro. Eles estão localizados na entrada do banheiro e devem ser colocados imediatamente. Terminado o trabalho, os chinelos são retirados e recolocados no lugar. Assim, as pessoas procuram não levar para a sala o que pode estar no banheiro.
Os chinelos costumam ter símbolos típicos de banheiro, então você não poderá sair para a sala com eles despercebido. O dono da casa pode considerar tal ato engraçado ou ofensivo.
REFERÊNCIA! Esses chinelos não são comuns apenas em casa. Em um hotel japonês, você receberá um par de chinelos para ir ao banheiro. Você não tem permissão para ir ao banheiro sem eles.
Sobrenome da casa em vez de um número
O número de uma casa no Japão é baseado na data de sua construção, ou melhor, são numeradas à medida que são construídas. Acontece que é bastante caótico. Por conta disso, os próprios japoneses nem sempre encontram o endereço desejado sem o assistente GPS.
Portanto, em vez de uma placa com o número da casa, os japoneses escrevem o sobrenome. Isso torna muito mais fácil encontrar a casa da pessoa certa.
Pia no vaso sanitário
Esta é uma salvação para as pessoas que monitoram o consumo de água. A tampa usual do tanque do vaso sanitário foi substituída por uma pequena pia. O dreno leva a um tanque e há uma torneira acima do dreno.
Após o enxágue, a água não enche automaticamente o tanque. Uma pessoa lava as mãos e a água usada flui para o tanque. E então é reutilizado.
É econômico tanto em termos de utilidades quanto em termos de espaço.