TOP 7 calçados que provocam varizes

As varizes são uma doença que fica mais jovem a cada ano. Se no século passado atingia principalmente os idosos, agora pacientes de 30 anos também procuram o cirurgião com esse problema. Entre os fatores que provocam o desenvolvimento da doença estão os calçados desconfortáveis.

Quais sapatos serão prejudiciais?

Existem muitos modelos no mercado de calçados para todas as estações, gostos e tamanhos. Infelizmente, nem todos eles são seguros. Você pode reconhecer os sapatos “errados” pelos seguintes sinais:

  • sensação de aperto em um ou mais lugares - sapatos apertados comprimem os vasos sanguíneos;
  • material artificial: cria efeito estufa, interrompendo a troca de água e calor;
  • uma sola plana ou, pelo contrário, um salto muito alto fixa o pé numa posição não natural;
  • uma sola muito fina lhe dará a oportunidade de “aproveitar” todas as delícias do off-road e machucar o pé.

Todos esses fatores interfere no fluxo de sangue das extremidades inferiores. O uso constante desses sapatos pode causar doenças nos pés.

Quais sapatos contribuem para o aparecimento de varizes?

Os sapatos femininos representam o maior perigo para as veias. É mais diversificado que o dos homens. Além disso, ao contrário dos homens, que valorizam a conveniência acima de tudo, as meninas muitas vezes estão prontas para sacrificar o confortopara evocar os olhares de admiração dos homens e a inveja das namoradas, exibindo os lindos sapatos da moda da nova coleção.

Salto alto

Captura de tela_19Eles sempre ficam bem nas pernas das mulheres, tornando-as visualmente mais finas e compridas. A marcha torna-se elegante e graciosa. Mas esse tipo de calçado apresenta grande perigo.

O fato é que com altura de salto superior a 7 cm, quase toda a carga recai sobre o dedo do pé, e selos se formam no pé, sob os dedos dos pés - calos, e os músculos do tornozelo ficam muito alongados. A carga nas veias aumenta muitas vezes e o sangue estagna. Portanto, sapatos ou sandálias de salto alto podem ser usados ​​por pouco tempo e não todos os dias.

Sapatos com biqueira muito estreita

Sapatos com biqueira muito estreitaAs “bombas” clássicas favoritas também podem levar seus pés a um estado deplorável, se o nariz deles for muito estreito. O pé neste local é fisiologicamente bastante largo e, “lotado”, os dedos ficam em uma posição não natural e, se houver um calcanhar pequeno, ficarão completamente comprimidos.

Nesse caso, o suprimento sanguíneo para as extremidades praticamente cessa e iniciam-se processos inflamatórios. Adicione atrito a isso e você terá um “buquê” médico completo: calosidades, dormência, inchaço e até cólicas.

Sapatilhas planas

Estes “chinelos” leves e confortáveis ​​têm sola absolutamente plana e extremamente fina, sem qualquer vestígio de forma que acompanhe a curva do pé. Eles, infelizmente, não absorva o movimento nem proteja o pé de forma alguma.

Sapatilhas planasSem fechos (elástico, tira, zíper), são presos ao pé principalmente pelos dedos, que devem ser esticados (enfiados ou, ao contrário, abertos) para não se sentirem como a Cinderela no baile.

A marcha torna-se “arrastada” e os dedos ficam deformados.. Outra desvantagem de tal sola é o calcanhar é mais baixo que o resto do pé, é responsável pela maior parte do peso de todo o corpo. Por causa disso, os músculos da panturrilha ficam em um tom interminável e desagradável, o que também não contribui para o fluxo sanguíneo desimpedido.

Slip-ons esportivos

Slip-ons esportivosSeu principal problema é o mesmo das sapatilhas - sola plana. Aumenta muito o risco de tensão muscular, danos nos joelhos e tendões e esporões no calcanhar. Reduza um pouco o perigo Palmilhas ortopédicas ajudam. São sapatos fechados, por isso a temperatura e a umidade no seu interior aumentam constantemente, o que provoca um efeito “térmico” e retarda o fluxo do sangue venoso. Além disso, devido à permanência prolongada em chinelos, surgem assaduras e irritações nas pernas.

Sandálias com arneses

Sandálias com arnesesSapatos abertos com tira cruzada. Como uma espécie de coleira de cachorro que envolve o peito do animal em vez do pescoço e permite controlar seus movimentos (daí seu nome - arnês), essa alça segura mais ou menos as sandálias nos pés, mas não conserte o calcanhar e o tornozelo.

O perigo desses sapatos reside, em primeiro lugar, na sua instabilidade.. A instabilidade provoca perda de equilíbrio e risco de torção da perna e ruptura de ligamentos. Mas isso não é tudo. As pernas ficam tensas o tempo todo, o que atrapalha a livre circulação do sangue.

Sandálias com dedos

Sandálias com dedosEles diferem do modelo anterior porque um dos elementos da tira passa entre o primeiro e o segundo dedo do pé. Conforme planejado, esta é a versão mais sofisticada dos “rãs” soviéticos de borracha nas praias. Para evitar atrito com uma pulseira de couro ou plástico, é necessário apertar os dedos o tempo todo. Devido a esta os músculos das pernas não conseguem relaxar e o sangue venoso estagna.

Tamancos e mulas

Tamancos e mulasOs tamancos são um tipo de sandálias com uma pequena cunha, feitas de cortiça ou madeira. As mulas diferem delas por terem salto em vez de plataforma. São bastante confortáveis ​​​​e estilosos, vêm com a biqueira fechada, mas mais frequentemente com a biqueira aberta. Ambos não têm pano de fundo, eles pendem livremente na perna e, portanto, representam um perigo ainda maiordo que as variedades anteriores de sapatos.

Que sapatos provocam varizes nos homens?

slip-onsNa metade mais forte, as veias varicosas são muito menos comuns do que em suas belas companheiras. É causada por qualquer calçado apertado, bem como por modelos cujo design impede a distribuição uniforme da carga no pé.. Isso inclui chinelos, sapatilhas e outros calçados esportivos sem salto.

Nossos pés estão expostos a uma enorme pressão todos os dias. Eles precisam de cuidados especiais, por isso você deve escolher sapatos, botas e outros calçados para cada estação com ainda mais cuidado do que roupas. Na hora de comprar é importante avaliar não só a beleza, mas também a qualidade. Com os sapatos certos, os seus pés não ficarão cansados ​​e os seus músculos não ficarão muito tensos.. Caso contrário, o funcionamento normal das válvulas venosas será perturbado, a elasticidade dos vasos deteriorar-se-á, o que terá consequências tristes - doença venosa progressiva.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano