O que são sapatos de trekking?

Ao caminhar ou correr por um caminho na floresta, você precisa de calçados de trekking. Protegerá os seus pés e permitirá que desfrute do seu passeio sem se preocupar com bolhas ou meias molhadas.

Que tipo de calçado são os calçados de trekking?

botas de trekkingEstes são sapatos de viagem. É durável e leve, não permite a passagem de umidade e é mais fácil para o pé respirar nesses sapatos. Eles andam onde não há asfalto nem caminhos.

O principal nesses sapatos é sola em borracha especial com banda de rodagem desenvolvida. Uma sola grossa com boa absorção de choques reduz a carga no pé e na coluna. Com esta sola você pode caminhar distâncias maiores com mais peso.

Vantagens e desvantagens

Botas e tênis de viagem são mais caros e pesados ​​do que os sapatos do dia a dia. Eles são projetados para fins turísticos e não são confortáveis ​​se usados ​​todos os dias. Mas são indispensáveis ​​na hora de viajar. Vantagens dos calçados de trekking:

  • A sola especial cria melhor aderência. O pé não escorregará em estradas de barro ou pedregosas;
    botas altas protegem o tornozelo. Isso protege os tornozelos contra entorses;
  • As sobreposições nos dedos e a sola grossa ajudam você a pisar na neve ou na terra. Isso torna mais conveniente ficar em uma superfície irregular;
  • a proteção do dedo do pé e do calcanhar salva o pé ao bater em uma pedra afiada;
  • a membrana dentro das botas retém a umidade. Seus pés ficarão secos por mais tempo.

projeto

Funções da membrana em sapatos

O forro interno geralmente é feito de uma membrana protetora que não permite a passagem de umidade - o pé permanece seco por mais tempo. Isso não significa que os rios sejam atravessados ​​​​com esses sapatos - o couro ou o tecido também ficam saturados de umidade. Quando há muito, o material não aguenta e deixa passar a água. Se houver pouca umidade, a membrana manterá os pés secos. Também mantém você aquecido em climas frios.

Este forro é uma parte opcional dos sapatos de trekking. É útil para viajar na chuva ou na neve derretida. Mas junto com a água, o forro é menos respirável. A pele respira pior, os pés suam. Isto é desagradável em climas quentes. Portanto, se for fazer caminhadas em tempo seco, procure botas que não tenham membrana.

Importante! As etiquetas Gore-Tex ou eVent nos sapatos indicam que uma membrana protetora já está costurada no forro.

Tipos de calçados de trekking

o que são sapatos de trekkingDiferentes sapatos de trekking são usados ​​para diferentes viagens. Podem ser tênis para corrida off-road ou botas pesadas para caminhadas em pedras pontiagudas. Para escolher o calçado certo para viajar, decida o roteiro e entenda o que é mais importante para você - velocidade ou segurança.

Tênis de corrida off-road

Esse tênis cano baixo com piso profundo. A parte superior é confeccionada em tecido de malha para permitir que o pé respire melhor. A sola é feita de materiais macios, por isso é necessário correr com cuidado com esses sapatos - pedras ou objetos pontiagudos podem danificar seu pé. Estes tênis são adequados para correr onde não há estrada, mas não para longas caminhadas.Eles não protegem a perna e não protegem contra lesões. Em média, eles suportam uma distância de 600 km. Então a sola se desgasta ou as costuras se desfazem.

Tênis leves

pulmõesIsso não é mais para correr, mas para caminhadas de um dia pela floresta ou trilhas nas montanhas. Eles têm solas mais grossas do que os tênis de corrida, por isso proporcionam melhor absorção de choques e aliviam o estresse na coluna. Um salto rígido e uma biqueira costurada aumentam a estabilidade e protegem o pé de pequenas pedras. Esses tênis demoram mais para se desgastar do que os tênis de corrida. Se você deseja fazer uma viagem curta com uma mochila de 2 a 3 kg, use estes sapatos.

Botas de caminhada

Esse fase de transição entre botas de caminhada e tênis. Com estas botas você pode fazer caminhadas em estradas e caminhos rurais com uma mochila pesada por 3-4 dias. Recomenda-se caminhar no máximo 15 km por dia. Eles são mais altos que os tênis e protegem melhor a parte inferior da perna contra luxações e lesões. A sola é feita de borracha EVA e possui boa absorção de choques. As próprias botas são feitas de materiais leves, muitas vezes com furos, por isso molham-se rapidamente e não são adequadas para climas frios e úmidos.

Botas meio pesadas

médiaEles protegem e apoiam melhor a parte inferior da perna do que o tipo de sapato anterior devido ao cano alto. Adequado para caminhadas em trilhas desbotadas e condições off-road severas. Ou para fazer trekking em montanhas de até 3 mil metros com mochila pesada. A sola multicamadas é feita com bandas de rodagem poderosas e autolimpantes. Eles têm proteção rígida nos dedos. O cabedal é confeccionado em couro, camurça ou tecido com muitas costuras.

Botas de trekking pesadas

pesadoEsse para percursos longos sem trilhas. Pesam a partir de 1 kg, então suas pernas cansam mais rápido. Mas o design rígido protege bem a canela e protege contra deslocamentos. Estas botas são confortáveis ​​para caminhar sobre as pedras.Possuem sola muito grossa, mínimo de costuras e proteção adicional contra umidade. Eles são resistentes ao desgaste. Alguns modelos possuem suportes integrados para grampos macios, por isso são usados ​​para tarefas simples de escalada. Estes são SUVs para caminhadas pesadas de vários dias.

Botas de montanhismo

Sapato para condições extremas. Ele só é usado para escalada e alpinismo se você precisar usar grampos. É desconfortável andar por trilhas nele. Essas botas são pesadas, mas fortes, com cano alto. A parte superior do sapato é feita de plástico, couro ou materiais sintéticos.

Importante! A maioria dos modelos de calçados de trekking são projetados para homens. Mas as lojas também vendem modelos femininos com peito do pé mais alto e altura mais baixa para caber melhor no pé da mulher.

Peso e ajuste na escolha dos sapatos

peso e ajusteQuanto mais leves forem os sapatos, maior será a distância percorrida por dia.. Mas não se esqueça da proteção das canelas. Depois de determinar a categoria de botas que você precisa, escolha algo que não seja pesado, mas que seja seguro o suficiente para sua canela.

É melhor experimentar calçados de trekking com meias. Calce a bota e empurre o pé o mais longe possível. Se o tamanho estiver correto, o dedo indicador deve caber entre a parte de trás da bota e o calcanhar. Agora amarre a bota e mova os dedos dos pés - eles não devem tocar a ponta da bota por dentro. Se algo entre dois tamanhos parecer caber, adicione palmilhas maiores ou duas palmilhas às suas botas. Para um ajuste preciso, tente ajustar o laço - fundo apertado e haste solta, ou vice-versa. Com a ajuda de palmilhas e atacadores, as botas ajustam-se exatamente ao pé.

Importante! Tente comprar botas uma semana antes da caminhada. Eles precisam ser distribuídos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano