Todas as pessoas já encontraram problemas como calosidades nos calcanhares. Sapatos que esfregam causam desconforto considerável. Isto pode ser devido a vários motivos.
Começando pelo material do produto, terminando no desconfortável último. Para evitar complicações e andar com seus sapatos preferidos. Você precisa conhecer as características de escolher bons sapatos e como esticá-los rapidamente para um uso confortável.
Selecionando sapatos com sabedoria ao comprar
Para evitar irritações nos pés, você deve seguir as seguintes recomendações:
- Não se deve dar preferência a sapatos que tenham uma aparência simplesmente bonita. Antes de comprar sapatos, você precisa calçá-los e caminhar alguns minutos pela loja. Esse tempo é suficiente para saber se os sapatos estão esfregando.
- Compre modelos com base apenas no tamanho do seu pé. O pé deve se sentir confortável por dentro.
- Dê preferência aos modelos confeccionados em couro genuíno, camurça e nobuck. Essas opções possuem almofadas ortopédicas, por isso são confortáveis de usar.
Seguindo 3 regras simples, você poderá escolher sapatos confortáveis e de alta qualidade e não esfregar novos calosidades.
Causas de atrito nos pés
Para os principais motivos por que os sapatos esfregam seu calcanhar?, incluir:
- sapatos selecionados incorretamente;
- material áspero do produto;
- inchaço grave das pernas.
Na maioria das vezes é por causa disso sapatos novos começam a esfregar nas costas ou de lado. Como resultado, aparecem calosidades aquosas nos pés, que causam considerável desconforto ao caminhar.
Como quebrar sapatos que esfregam o calcanhar?
O que fazer se você não consegue usar seus sapatos favoritos devido a calosidades constantes? Existem duas saídas. A primeira é devolver os sapatos à loja. A segunda é esticar você mesmo o modelo até o tamanho desejado.
Veremos como fazer isso abaixo.
Métodos tradicionais
Se você não conseguiu quebrar os sapatos após 2 a 3 dias de uso regular, poderá usar métodos tradicionais de alongamento.
1. Um dos métodos de trabalho mais eficazes é esticando com papel. Para isso, é preciso pegar um jornal, umedecê-lo em água e encher a parte interna do calçado. Deixe o produto sozinho até secar completamente. Depois disso, retiramos o papel e você pode calçar os sapatos com segurança do lado de fora.
2. Se não tiver papel em casa, pode usar álcool. Esfregue bem na parte interna dos sapatos e deixe secar. O produto ficará mais elástico, o que permitirá um ajuste correto na perna. Além do álcool, os sapatos também podem ser esfregados com cerveja, o efeito será o mesmo.
3. Para calçar sapatos rapidamente também use água normal. O procedimento é o seguinte: 2 sacos são enchidos com água e inseridos no calçado. Os sapatos são colocados no freezer durante a noite. Pela manhã, retiramos os sacos congelados do produto e tentamos calçar a modelo.
4. Quando apenas o calcanhar esfrega, mas fora isso os sapatos ficam bem. Um martelo ajudará.A causa da fricção do calcanhar é provavelmente um calcanhar duro. Portanto, é preciso pegar um martelo e bater bem. Isso suavizará o material e tornará a costura menos áspera.
5. Sapatos de couro velhos também podem irritar. A razão para este problema é que com o tempo a pele seca e fica mais dura. Por causa disso, botas ou sapatos pressionam e apertam. Para se livrar do problema, é necessário lubrificar o produto com creme de bebê, gordura ou um creme especial. Deixe secar durante a noite. No dia seguinte calçamos meias felpudas e calçamos os sapatos. Você precisará calçar os sapatos por algumas horas para que eles se estiquem bem.
Métodos profissionais
Quando os métodos caseiros não dão os resultados desejados, os métodos profissionais de alongamento ajudarão:
Para fazer isso, em uma sapataria você precisa compre um spray ou espuma especial. O produto é aplicado na parte interna do produto nos locais onde os sapatos esfregam. E use os sapatos por algumas horas durante 2 dias. Para um melhor efeito, o produto pode ser seco com secador de cabelo.
Se você tem medo de estragar o modelo, mas ainda quer usá-lo. Você pode comprar adesivos especiais de silicone em uma loja de calçados. Eles são facilmente presos aos sapatos e não são sentidos ao caminhar. O silicone suaviza a força de fricção e a pele delicada do calcanhar não é danificada.
Medidas preventivas
Para evitar o aparecimento de calosidades e calosidades, é necessário seguir medidas preventivas:
- Para que os sapatos de inverno não sequem durante o ano. Antes de guardá-lo no armário, coloque papel ou toalha dentro dele. Isso ajudará a manter sua forma.
- Seleção sábia de produtos. Na hora de comprar calçado é preciso levar em consideração o tamanho e o volume do pé, a estabilidade da forma e o material.
- Ao calçar os sapatos pela primeira vez, é melhor aplicar um esparadrapo com antecedência para evitar lesões na pele.
- É melhor comprar sapatos feitos de materiais naturaisah. São elásticos, não deformam e esticam bem.
Se já existe um calo
Quando, após o uso, já apareceu um calo na parte posterior do pé. Isto não pode ser ignorado. Se não for tratado a tempo, pode haver complicações. Portanto, quando aparece um calo, a primeira coisa que você precisa fazer é aplicar um esparadrapo.
Assim, as áreas danificadas não entrarão em contato direto com o material duro, o que significa que cicatrizarão mais rapidamente. Pedilúvios e produtos especiais para uso externo também se mostraram eficazes.
Como remover bolhas?
Existem vários métodos para remover uma bolha:
- banhos de ervas;
- pomadas farmacêuticas para uso externo;
- uso de adesivo bactericida.
Usando esses métodos de remoção, você pode remover um calo no calcanhar de forma rápida e indolor, sem deixar cicatriz.
Como evitar complicações?
Muitas vezes, bolhas inchadas no calcanhar explodem sozinhas. Isso é perigoso, pois sujeira ou infecção podem entrar na área danificada. Então a infecção começará. Como resultado, a ferida pode começar a infeccionar, o que levará a complicações.
Uma solução de manganês ajudará a evitar complicações. Eles precisam lavar os pés uma vez por dia antes de irem para a cama durante uma semana.
Você também pode limpar as áreas danificadas com água oxigenada. Isso desinfetará a pele e ajudará a cicatrização rápida da ferida.
Para que os calosidades cicatrizem rapidamente e não deixem marcas, é necessário aplicar uma pasta de folhas de babosa no local da lesão. Ativa o processo de regeneração e ajuda a aliviar a coceira e a queimação.
Removendo calosidades secas
É muito difícil remover calosidades secas, pois a pele fica áspera e não quer descascar. Um escalda-pés com sal, refrigerante e sabonete ajudará a amolecê-lo. Após o procedimento, lubrifique os pés com um creme rico, ou talvez Pantenol, e calce meias. É melhor tomar esses banhos antes de dormir.
Importante! Não retire a pele seca da perna, pois isso pode danificar as áreas de convivência e causar ainda mais danos.
O aparecimento de calosidades nos pés não é incomum. Eles geralmente aparecem quando os sapatos esfregam nas costas. Para evitar que isso aconteça, é necessário escolher o calçado certo e tratar prontamente as áreas lesionadas do pé. Assim seus pés ficarão saudáveis e seus sapatos não causarão desconforto!