Os sapatos de couro envernizado são feitos de couro natural ou artificial, tratado com produtos químicos especiais que conferem ao material um brilho especial de espelho. Os sapatos femininos com brilho brilhante foram vistos pela primeira vez na década de 40 do século XIX e, desde então, a tecnologia de processamento do revestimento superior mudou e melhorou significativamente. Porém, acontece que os sapatos precisam ser esticados. Existem métodos profissionais para isso e aqueles que podem ser usados em casa.
É possível esticar sapatos de couro envernizado?
O fato permanece o mesmo: o couro envernizado é vulnerável e caprichoso. Ao contrário do couro convencional, o revestimento de laca:
- “medo” de temperaturas do ar abaixo de zero e muito quentes;
- arranha facilmente;
- racha rapidamente em locais onde há vincos;
- pode “descascar”, ficar turvo, mudar de tonalidade;
- perde elasticidade após contato com sujeira e poeira da rua;
- deixa de brilhar devido à umidade;
- difícil de esticar.
Levando em consideração o último dos pontos acima, podemos concluir que é possível esticar sapatos de couro envernizado, porém, isso deve ser feito com extremo cuidado e delicadeza..
É importante lembrar que somente materiais naturais podem ser esticados. Sapatos feitos de materiais artificiais (mesmo da mais alta qualidade) provavelmente se tornarão inutilizáveis após tentativas de torná-los confortáveis de usar.
Além disso, observe que:
- Os sapatos só podem ser esticados em 2-3 mm de largura;
- é melhor deixar modelos exclusivos e caros como estão, devido à impossibilidade de ressuscitá-los se algo der errado;
- Se o alongamento for bem-sucedido, os calçados deverão ser constantemente tratados com produtos de cuidados especiais que evitem o encolhimento.
Erros comuns ao esticar sapatos de couro envernizado
Conforme mencionado, o couro envernizado não reage bem a temperaturas muito frias ou muito quentes. Entre as muitas dicas de como esticar botas ou escarpins que não cabem, congelar e despejar água fervente são considerados os mais eficazes..
Atenção! Colocar os sapatos no freezer e banhá-los em água fervente não resolverá o problema. Com essas ações você pode se livrar do problema como um todo, mas depois delas não sobrará nada para vestir, pois os sapatos podem ficar completamente danificados.
O segundo conselho ruim mais popular é bater nas áreas de atrito com um martelo. Na maioria das vezes, eles podem ser encontrados em revistas antigas ou ouvidos pela geração mais velha. Talvez no passado tais operações tenham dado resultados positivos, hoje só levarão ao fato de os sapatos poderem ser jogados fora.
Outro erro ao esticar sapatos de couro envernizado é esperar que produtos químicos agressivos aplicados na parte superior do couro o amolecem e estiquem. É importante lembrar: o verniz não pode ser tratado com gasolina, líquidos que contenham álcool e silicone. Agentes de alongamento especiais vendidos em lojas de calçados podem ser aplicados na superfície interna dos sapatos, mas não na superfície externa.
Métodos populares de alongamento
A primeira coisa que você pode fazer depois de descobrir que seus sapatos novos e incrivelmente bonitos só são adequados para sentar à mesa com eles é pedir a um membro da família cujos pés sejam um tamanho maior para quebrá-los. Este método dará resultados positivos em três em cada dez casos, tudo depende do modelo do calçado e da densidade do material com que é feito.
Se não forem encontradas pernas maiores ou se as tentativas não produzirem um resultado positivo, o álcool medicinal comum virá em socorro. Como já mencionado, eles precisam tratar a superfície interna do calçado. Nesse caso, o álcool não é necessário para alongar, mas para suavizar as costas duras ou as partes laterais. As pernas funcionarão como macas, calçando vários pares de meias. Depois que as botas forem bem limpas por dentro com um algodão embebido em álcool, elas devem ser usadas por 2 a 3 horas. O procedimento pode ser repetido várias vezes.
Importante! Em pessoas que sofrem de micose nos pés, o menor contato com líquidos que contenham álcool pode causar uma exacerbação da doença. Nesses casos, usa-se água morna com sabão em vez de álcool.
Se os três primeiros métodos não trouxeram o resultado desejado, a ajuda virá:
- Secador de cabeloQuem decidir experimentar esse método deve estocar meias quentes e uma pequena quantidade de creme para as mãos ou vaselina. O secador de cabelo deve estar na posição “mais fria”. O fluxo de ar é direcionado diretamente para o sapato e aquecido por 5 a 7 minutos. Em seguida, a área problemática é esfregada com creme ou vaselina e os sapatos são imediatamente colocados no pé calçado com meia. Remova as botas ou sapatos depois de esfriarem completamente. Se permanecerem vestígios de creme na superfície interna, pode-se removê-lo com água e sabão ou óleo de girassol;
- Gordura de ganso. O método que sobreviveu até hoje não perde sua relevância hoje. Quando nossas avós compravam algum tipo de sapato em condições de escassez, muitas vezes acontecia que eles não serviam. Nessas situações, utilizava-se gordura de ganso, que servia para lubrificar a superfície interna das botas e esperar até que fosse completamente absorvida pelo material. A gordura suavizou o atrito nos calcanhares e nas meias, e os sapatos ficaram muito mais confortáveis.
Atenção! Este método não é adequado apenas para couro natural. A gordura de ganso também suaviza o couro “eco” com acabamento em verniz brilhante.
O método de alongamento mais perigoso, usado quando nenhum dos métodos acima ajuda, é o vapor. Usar vapor quente e água fervente pode não apenas danificar permanentemente os sapatos, mas também deixar queimaduras graves na pele de uma pessoa, por isso você deve ter muito cuidado ao manuseá-los:
- para usar vapor para esticar os sapatos, pegue uma panela grande com água fervente e segure os sapatos sobre ela (sola para cima) por 2 a 3 minutos;
- Água fervente é despejada no interior por 2-3 minutos, despejada e os sapatos podem secar completamente.
Para evitar queimaduras, é importante lembrar de colocar luvas nas mãos e arregaçar as mangas.Se seguir todas as recomendações, você poderá alcançar o resultado desejado, porém, não se esqueça de ter cuidado.
Como esticar sapatos de couro envernizado como um profissional
Para quem não quer correr o risco de estragar um calçado novo tentando esticá-lo em casa, há duas opções para resolver o problema: ir a uma oficina de calçados e adquirir uma maca especial.
A primeira opção é a mais confiável. Muitas oficinas envolvidas em conserto e costura de calçados possuem dispositivos especiais que expandem o calçado na área da bota ou do pé. Equipamentos deste tipo ajudam a corrigir o peito do pé e a ajustar a palmilha às zonas salientes do pé.
Nas oficinas, eles não tentam apenas esticar os sapatos no comprimento certo. Isso se explica pelo fato do comprimento ser determinado pelas costuras de fixação, que podem ser danificadas durante o alongamento. Você só pode alterar a largura de couro e produtos de couro. substituir ou esticar as costas.
Se não houver oficinas profissionais por perto, você mesmo pode tentar deixar seus sapatos mais confortáveis, usando sprays ou espumas especiais. Esses produtos são considerados os mais eficazes:
- Spray alemão "VAMA". Por um frasco de 75 ml de produto que pode esticar qualquer material, você terá que pagar cerca de 500 rublos;
- Francês "Ok". Suaviza o couro natural, tornando-o mais elástico. Uma lata de 150 ml do produto francês “Oke” custa aproximadamente 650 rublos;
- Aerossol alemão “Stretch” (fabricante COLLONIL). Recebeu muitas críticas positivas, que o caracterizam como um meio de alta qualidade para esticar qualquer tipo de calçado. O custo aproximado do aerossol é de 550 rublos;
- Espuma Duke Stretch.A espuma Duke Stretch produzida na Alemanha é mais recomendada do que outras para esticar sapatos de couro envernizado. O produto tem efeito macio e delicado em materiais caprichosos e não deixa marcas quando aplicado sobre superfície brilhante. Uma garrafa de espuma de 100 ml é relativamente barata - 400 rublos;
- Aerossol espanhol “TARRSGO”. Recomendado para uso em diversos tipos de materiais, porém, ao trabalhar com verniz é necessário utilizar outros amaciantes. O aerossol “TARRSGO Shoe Stretch” é um dos produtos importados mais baratos, o preço de uma garrafa de 100 ml é de 300 rublos;
- Doméstico "COMPLEX COMFORT SALTON Professional". A maca produzida na Rússia é muito barata (150 rublos por 100 ml), porém, depois dela, a cor do sapato pode mudar e o revestimento do sapato pode deteriorar-se.
Vários métodos eficazes
O problema de esfregar os sapatos é um problema bastante comum que cada terceira pessoa enfrenta. Você pode se livrar do desconforto usando os seguintes itens:
- Jornais antigos. Folhas grandes de jornal devem ser cortadas em pedaços pequenos e amassadas. Em seguida, o papel é bem embebido em água e o pedaço de jornal resultante é firmemente compactado dentro do sapato. Depois de um ou dois dias e o jornal estar completamente seco por dentro, você pode retirá-lo e experimentar os sapatos, que ficaram bem mais folgados;
- Toalha quente. Uma pequena toalha felpuda é umedecida em água quente e enrolada em cada um dos sapatos separadamente. Em seguida, a embalagem resultante é colocada em um saco e amarrada com cuidado, não esquecendo de retirar o ar restante para maior estanqueidade. Sapatos desconfortáveis de couro envernizado devem permanecer na bolsa por 8 a 10 horas. Depois de passar o tempo, é preciso tirar e usar um pouco pela casa, calçando com meias grossas;
- Meias molhadas. Meias molhadas são colocadas nos pés descalços e sapatos problemáticos são calçados por cima delas. É importante garantir que as meias estejam úmidas e não encharcadas, pois a água que sai do tecido pode danificar a palmilha e o forro interno. Retire os sapatos somente depois que as meias estiverem completamente secas;
- Almofadas elásticas. Você pode adquirir esse dispositivo em lojas especializadas. Formas de madeira ou plástico equipadas com um mecanismo de parafuso para alongamento forte podem expandir e esticar levemente o comprimento do sapato.
Se os seus sapatos estiverem apertados, é recomendável usar os métodos descritos. Eles ajudarão a corrigir a situação e a resolver o problema. O principal é não cometer erros e não estragar o verniz.