Como quebrar sapatos de couro sintético

Os sapatos estão apertadosÉ comum a situação em que os sapatos novos ficam muito pequenos. Se a diferença for de 0,5-1 tamanho, o problema pode ser resolvido de forma simples: basta afastá-los ligeiramente (esticá-los). Você pode estocar um remendo e esperar que isso aconteça naturalmente ou pode salvar os pés e esticar os sapatos usando técnicas comprovadas.

Use sapatos de couro sintético rapidamente

Os especialistas estão muito céticos quanto à ideia de vender sapatos feitos de couro artificial (couro sintético). O fato é que existem muitas opções de couro sintético, e elas diferem entre si no material de base. Pode ser tecido, tricotado ou não tecido. Apenas o couro sintético nas malhas estica bem. Nem sempre um especialista consegue determinar pela aparência do calçado que tipo de material foi utilizado. Portanto, nenhum método caseiro garante resultados.

Usando ferramentas e dispositivos especiais

Maca de sapatoQualquer loja de calçados vende produtos especiais para esticar sapatos.Eles são mais frequentemente encontrados na forma de spray ou espuma.

O método de aplicação é simples: borrife em uma área apertada, calce os sapatos e caminhe por algumas horas. Muito provavelmente, o procedimento terá que ser repetido.

Nas mesmas lojas você pode comprar almofadas especiais. Eles são usados ​​em conjunto com spray ou espuma e simplificam bastante o processo.

Importante! Ao usar formas, é preciso ter muito cuidado: é fácil exagerar e danificar a costura do calcanhar do calçado. É melhor ajustar o tamanho com antecedência e só depois colocá-los no calçado.

Almofadas de alongamento de sapatos

Esticar sapatos de couro sintético usando remédios populares

Todos os métodos populares de alongamento, de uma forma ou de outra, envolvem o uso de duas substâncias: álcool ou água.

 

  • Use colônia (vodka, solução de álcool) para tratar a superfície por dentro no local que está beliscando. Calce os sapatos e caminhe com eles por algumas horas. De preferência com meia de lã. Isso irá acelerar o processo e adicionar volume extra ao pé.

Sapatos elásticos de couro sintético

Os métodos mais eficazes usando água:

  • Coloque meias e sapatos molhados. Ande assim até que as meias estejam secas.
  • Rasgue um jornal, molhe as sobras e coloque-as bem dentro dos sapatos. Deixe até secar completamente.

Estique seus sapatos

Importante! Os sapatos não devem ser colocados perto de dispositivos de aquecimento.

Você precisa estar preparado para o fato de que um procedimento não será suficiente.

Métodos não padronizados de alongamento

Na Internet você pode encontrar maneiras muito inusitadas de esticar sapatos de artesãos. Eles só devem ser usados ​​se todos os métodos anteriores não funcionarem e não houver nada a perder.

Secador de cabelo

Sapatos elásticos com secador de cabeloA ideia é simples: para amaciar o material é preciso aquecê-lo. Na maioria das vezes é recomendado fazer isso com um secador de cabelo. Procedimento:

  • Aqueça os sapatos com um secador de cabelo comum. Isso deve ser feito com muito cuidado, a uma distância de 15–20 cm da superfície.

Existe uma opção alternativa: aquecer a superfície em um fogão elétrico.

Importante! Você não pode fazer isso com um queimador de gás! O fogo aberto danificará a superfície;

  • Enquanto o material esquenta, calce sapatos com meias grossas.
  • Use até que o couro sintético esfrie (geralmente cerca de uma hora).
  • Repita se necessário.

O método é arriscado e não funciona em todos os sapatos. O problema é que nem todo couro artificial reage bem às mudanças de temperatura. Existe uma grande probabilidade de que a superfície fique coberta por microfissuras. Para minimizar esse risco, você pode usar dois segredos profissionais:

  • Aqueça com secador de cabelo através de uma toalha. Para isso, qualquer toalha ou pano deve ser umedecido e enrolado nos sapatos. Assim, o ar quente não afetará diretamente o couro sintético e o vapor da toalha acelerará todo o processo.
  • Antes de calçar, lubrifique a superfície com creme ou vaselina. (é melhor primeiro certificar-se, em uma área imperceptível, de que nenhuma mancha permanecerá após o creme).

Congelando

Outra técnica fora do padrão envolve o uso de água, freezer e as leis da física:

  • Coloque sacos grossos nos sapatos e encha-os com água (não completamente). Amarre bem para evitar que a água derrame e coloque no freezer. Aí tudo é simples: a água congela, dilata e estica o calçado. Depois de algumas horas, basta retirar as bolsas de gelo e admirar o resultado.

Estique seus sapatos com gelo

Tudo parece simples e confiável. Mas existem várias nuances aqui:

  • Nem todo couro sintético resiste bem a baixas temperaturas. Se os sapatos forem de meia estação, provavelmente tudo terminará bem, mas em um par de verão a superfície pode rachar.
  • A água se expande em todas as direções, então há uma grande probabilidade de que os sapatos percam a forma e acabem se transformando em charmosos sapatos bastões.

Semeando ou cowboy

Você pode chamar de outra forma: “última chance” ou “gesto de desespero”. Grãos são colocados nos sapatos e água por cima. Deixe por vários dias. Conforme planejado, o grão deve inchar com a água e esticar os sapatos. Existe um grande risco de os sapatos ficarem deformados após essas manipulações.

Quando entrar em contato com profissionais

Em alguns casos, você não deve experimentar, mas é melhor recorrer imediatamente a profissionais. Isso se aplica á:

  • sapatos caros e sociais que dão medo de estragar;
  • se as pernas apresentam características anatômicas (inchaços);
  • se for necessário um alongamento significativo, pelo menos um tamanho.

Você terá que pagar pelo serviço, mas o resultado será garantido.

Todas as técnicas para esticar os sapatos só devem ser usadas se eles não forem maiores que um tamanho menor. E antes de começar a experimentar, você deve pelo menos tentar negociar uma troca com a loja. Se os sapatos não perderam a aparência, o vendedor sempre irá encontrá-lo no meio do caminho.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano