Com certeza essa história já aconteceu com você: você tira do armário os sapatos de couro que estão ali há vários meses, calça-os e percebe que estão apertados demais para você. Essa confusão ocorre devido ao seu armazenamento inadequado. Não tenha pressa em ficar chateado e correr até a loja para comprar algo, você mesmo pode esticá-los usando meios improvisados. Nosso conselho custará muito menos do que sapatos novos.
Maneiras de esticar sapatos de couro
Antes de começar o trabalho de alongamento, você deve entender que couro genuíno tende a esticar quando usado. Portanto, existe uma grande probabilidade de esticar tanto o material que os sapatos ficarão muito grandes. Você precisa trabalhar com cuidado aqui. Existem várias maneiras de alongar, sendo as mais comuns e eficazes:
- use frio;
- aplique água;
- usando vapor ou ar quente;
- usando produtos como álcool, vaselina ou vinagre.
Vamos considerar todos os métodos detalhadamente.
Como tratar os sapatos?
Um dos remédios que ajudam a esticar a pele é o álcool. Comprar tinturas de álcool agora não é fácil, então você pode substituí-las por vodka. Seguimos as instruções:
- Aplique álcool em um algodão e limpe a parte interna dos sapatos;
- molhamos os sapatos até que o material fique úmido e macio;
- Calçamos meias de lã e calçamos os sapatos;
- caminhe por 10–15 minutos até que o álcool evapore.
Importante! Não é recomendável limpar a parte superior do calçado, pois pode danificar o material.
Você pode substituir o álcool por essência de vinagre. Diluir em água na proporção de 1 colher de sopa para cada 100 ml de água. Aplique em um guardanapo ou algodão e limpe a parte interna dos sapatos. Calce sapatos molhados com meias e caminhe pela casa por cerca de uma hora. O material irá esticar.
Usando alongamento caseiro
O alongamento pode ser adquirido em oficinas de calçados ou você mesmo pode fazer. Depois de medir o comprimento e a largura do sapato por dentro, pegue um fio grosso e corte dele a quantidade necessária. Enrole o fio com um pano para não danificar a pele. Você terá dois espaçadores para cada sapato. Insira-os dentro e deixe por 5-6 horas. Em vez de arame, você pode usar varas de madeira. Mas se a madeira for muito fina, os gravetos podem quebrar.
Através de um meio especial
As sapatarias oferecem produtos especiais para esticar o couro. Eles provaram ser bons e não requerem nenhum esforço para processar os sapatos. Os melhores sprays no momento são de Salamandra, Kiwi, Silver e Salton.. Eles suavizam a pele e são insubstituíveis nos casos em que é necessário esticar um pouco o calçado. Aplique um spray especial nos sapatos por fora e por dentro e calce os sapatos sobre meias de lã. Caminhe assim por cerca de uma hora.Se o couro ainda estiver áspero e os sapatos apertados, repita o tratamento várias vezes.
Usando jornais molhados
O método mais acessível e simples de todos os conhecidos. Você vai precisar de jornais velhos, água e um pouco de paciência. Despeje água em um borrifador e borrife bem o papel até que fique molhado. Amasse bem o papel e empurre-o para dentro. Quanto mais jornal você colocar nos sapatos, mais eles esticarão. Deixe até que os jornais estejam completamente secos.
Não é recomendado o uso de aquecedores, deixe tudo secar naturalmente. O tempo de espera aproximado é de 15 a 17 horas, por isso é conveniente usar este método à noite e deixar os sapatos secarem durante a noite. Depois que os jornais secarem, retire-os e deixe os sapatos por mais algumas horas para que o couro seque um pouco.. Depois disso você pode calçar os sapatos. Esse método é eficaz, mas muitos argumentam que o efeito não dura muito, a umidade evapora e o material seca novamente.
Congelando
Você pode esticar a pele congelando-a. Pegue dois sacos plásticos e despeje água neles, depois amarre-os bem para que o líquido não vaze. Coloque os sacos cheios de água dentro dos sapatos e coloque-os no freezer. Espere várias horas. Quando fria, a água se expande, esticando assim o material fino. Depois disso, retire os sapatos do freezer e retire com cuidado os sacos. É preciso agir com cautela para não danificar a pele com gelo. Deixe os sapatos aquecerem por alguns minutos. Tudo está pronto para vestir!
Ar quente
Outro método eficaz de esticar o couro natural é o ar quente. Você precisará de um secador de cabelo. Use sapatos com meias grossas e aponte o secador para as áreas apertadas. Um jato de ar amolecerá o material, e terá a forma de uma perna. Você pode tentar vaporizar seus sapatos com vapor de ferro. Não há necessidade de usá-los, pois você pode se queimar. Segure os sapatos nas mãos e cozinhe-os no vapor por 5 a 7 minutos. Coloque-os enquanto estão quentes e caminhe com eles por 15 a 20 minutos. A pele vai esticar.
Outras maneiras eficazes
- A vaselina pode amaciar e esticar o couro natural. Aplicar o produto no interior e deixar agir por várias horas. Remova qualquer vaselina restante que não seja absorvida com um guardanapo.
- Creme de bebê, mamona ou óleo vegetal têm efeito semelhante.
- Se de repente acontecer que não há meios disponíveis, use conselhos simples, mas bons. Calce os sapatos com uma meia molhada e caminhe por cerca de uma hora, o material vai esticar e tomar o formato dos seus pés.. Você também pode esticá-lo com uma toalha molhada.
- Mergulhe os sapatos em água quente, torça-os e enrole-os em uma toalha por 5 a 7 minutos. Após o procedimento, caminhe pela casa calçado por 30 minutos.
- Você também pode tratar os sapatos com parafina. Esfregue a pele por dentro com uma vela comum e deixe durante a noite. De manhã, sacuda a parafina restante.
É possível quebrar rapidamente sapatos de couro genuíno?
O couro genuíno é bom porque não fica áspero e se desgasta rapidamente. Se os sapatos estiverem um pouco apertados, você mesmo pode quebrá-los, sem usar nenhum meio improvisado e sem entrar em contato com um especialista. Para evitar atrito nos sapatos, é melhor usá-los em casa com meias grossas nos pés. Isso irá salvá-lo de bolhas.
No entanto, esticar o material natural em vários tamanhos não funcionará. Em primeiro lugar, a pele fina pode estourar. Em segundo lugar, pode esticar de forma irregular e, como resultado, os sapatos só podem ser jogados fora.
Como não danificar?
Usar produtos como vinagre ou álcool pode estragar seus sapatos. Sapatos mal tingidos podem desbotar. Portanto, antes de aplicar o produto em toda a superfície, experimente em uma pequena área.. Além disso, a água congelada (esticada no freezer) pode danificar o material natural. Para evitar que isso aconteça, deixe os sapatos até o gelo derreter e só então retire os sacos deles.