Os sapatos são o item mais caprichoso do guarda-roupa, pois durante o uso ficam empoeirados, sujos e expostos às mudanças de temperatura, frio e sol. Se você não tomar os cuidados adequados e constantes, depois de alguns meses seus sapatos ou botas favoritos perderão o aspecto atraente. Considerando que os calçados são caros, faz sentido um cuidado completo, que inclui não só a limpeza, mas também a secagem, o tratamento com produtos especiais e o armazenamento adequado.
O que inclui o cuidado com os sapatos?
Em primeiro lugar, é necessário calçar os sapatos com o auxílio de uma buzina, não se pode tirar os sapatos ou as botas com um pé apoiado no outro. Vamos falar mais detalhadamente sobre outras etapas do atendimento.
Limpeza. Todos os sapatos devem ser limpos imediatamente após voltar para casa, para que a sujeira não seque na sola e prejudique a aparência. É preciso lavá-lo rapidamente para não molhar, o excesso de umidade prejudica qualquer material.
As recomendações de limpeza são as seguintes:
- retire as palmilhas e atacadores, seque-os separadamente;
- secar sapatos ou botas, proporcionando acesso às solas (a secagem dura no mínimo 24 horas);
- pequenas sujeiras são removidas com escova ou pano úmido e depois secas;
- se você não tiver ferramentas especiais em mãos, poderá enxaguar rapidamente em água corrente;
- o creme deve combinar com o material e sua tonalidade, o melhor é aplicar a composição à noite para que seja totalmente absorvida;
- no dia seguinte basta polir a superfície;
- Limpe regularmente a superfície interna para evitar o aparecimento de fungos;
- a sola deve ser lubrificada com óleo vegetal (evita ressecamento e rachaduras).
Importante! É proibido o uso de detergentes agressivos que contenham cloro. Além disso, não é possível limpar a superfície com esponja de silicone - elas são impregnadas com um composto especial que agride couro e camurça.
Segredos para limpar diferentes materiais:
- O couro genuíno é limpo imediatamente para evitar que a sujeira seque. Lenços umedecidos e secos, água corrente ou solução de sabão são usados se a contaminação for grave.
- Têxteis e sintéticos são limpos com uma escova macia (você pode usar uma esponja). Os tênis esportivos têxteis são lavados em água morna (não superior a +35 graus) e depois enxaguados abundantemente.
- É mais difícil cuidar do nobuck e da camurça, pois eles só podem ser limpos a seco com ferramentas metálicas emborrachadas. Para o tratamento são utilizadas impregnações e aerossóis especiais, após a aplicação a superfície é limpa com uma pedra de camurça e penteada em uma direção. Para proteção adicional, aplique um composto repelente de água em camurça ou nobuck uma vez por mês.
Fato interessante! As áreas brilhantes podem ser esfregadas com pão ralado, sal ou parte de uma caixa de fósforos com enxofre.A camurça marrom pode ser esfregada com borra de café, e fumar sobre uma vela ajudará a restaurar a aparência da camurça preta. É melhor endireitar a pilha com vapor.
- As botas de plástico são limpas com vaselina para um belo brilho e proteção contra rachaduras.
- Os sapatos de cetim preto só precisam ser limpos com um cotonete embebido em café forte.
- As botas de feltro são cuidadas com escova dura ou lixa.
- O feltro é tratado com talco.
Bom saber! Se os sapatos não forem usados há muito tempo, eles podem facilmente ser restaurados à sua aparência atraente. O couro lacado é esfregado com vaselina, o couro com glicerina, a borracha com óleo vegetal.
Secagem. Regras básicas:
- seque longe de fontes de calor somente em temperatura ambiente;
- Coloque os blocos dentro, se não estiverem, use papel comum.
Para manter os sapatos macios, após a secagem eles precisam ser tratados com vaselina, e depois de algumas horas - com graxa.
A que temperatura você deve secar sapatos feitos de materiais diferentes?
Material | Temperatura de secagem |
Couro e nobuck | A melhor maneira é secar com uma flanela e secar em temperatura ambiente. |
Botas de feltro | +90 graus |
Sentido | +50 graus |
Botas de borracha | Seque e seque em temperatura ambiente |
Botas de neve | Pode ser seco em radiador (colocado sobre superfície quente com base de tecido) ou com secador elétrico |
Importante! Lave as palmilhas regularmente - esta é uma desinfecção necessária e uma etapa importante do cuidado.
Polimento e impregnação. Ceras, cremes e aerossóis são usados para polimento. O objetivo principal é dar à superfície uma tonalidade rica e brilho. O produto é distribuído com pincel (a melhor escolha é um pincel com cerdas naturais). Em seguida, esfregue a superfície com um pano seco.Outro método de polimento é tratar a superfície com creme, aplicar um pouco de água e esfregar com guardanapo de algodão. Para a impregnação são utilizados produtos com efeito hidrorrepelente.
Agentes de processamento. Todos os materiais naturais são sensíveis a componentes químicos. Utilizando produtos de baixa qualidade, esteja preparado para que seus calçados percam desempenho com o tempo: resistência, elasticidade, textura. Além disso, a cera protege as costuras de molhar mesmo sem o uso de aerossol.
Importante! A escolha ideal, segundo especialistas, é a cera incolor de composição natural. Observe que a composição deve conter cera de abelha ou óleo de vison.
Antes da aplicação, leia atentamente as instruções. O creme é aplicado na superfície seca com pincel (esponja). A absorção demorará pelo menos meia hora, mas é melhor deixar os sapatos durante a noite.
Como não é recomendado molhar a pele com frequência, é necessário lavá-la com água e sabão após 2-3 tratamentos com creme (aplica-se todos os dias).
Algumas recomendações:
- para processamento, um produto é selecionado para um material específico;
- se os sapatos forem multicoloridos, use uma escova de dente para tratar diferentes áreas;
- para cuidar de sapatos claros, escolha um creme incolor;
- A pele não deve ser lubrificada com vaselina ou óleo vegetal, pois o material ficará opaco.
Bom saber! Os especialistas não recomendam a limpeza de calçados em shopping centers com escovas automáticas, pois as cerdas das escovas são provavelmente sintéticas e o creme é de baixa qualidade.
Armazenar. Antes do armazenamento, os sapatos devem ser desinfetados por dentro. É melhor comprar almofadas especiais, pois evitam deformações. Se não houver forma, encha os sapatos com papel para que não haja rugas na superfície.
A área de armazenamento deve ser ventilada regularmente para evitar a formação de mofo e bolor. Você não pode usar caixas plásticas ou sacos plásticos para armazenamento - sem acesso ao oxigênio, o material fica opaco e duro.
Como cuidar adequadamente dos sapatos dependendo do material
Couro genuíno. Antes da primeira utilização, a superfície é tratada:
- composição protetora;
- creme da tonalidade apropriada.
A sujeira é removida com escova seca e depois com pano úmido, e também são usados xampus para a pele.
Proibido! Use detergentes agressivos e molhe bastante a pele.
Couro envernizado. Esses sapatos só podem ser usados em temperaturas não inferiores a -100C, não superior a +250COM. Para o tratamento, são utilizados produtos de couro envernizado e lenços macios e secos. Para evitar deformações, os sapatos de couro envernizado são recheados com papel. Óleo especial ou polidor em spray dão um lindo brilho.
Proibido! Limpe a superfície do verniz com um pincel.
Veludos. Antes do primeiro uso, aplique uma composição protetora para camurça na superfície. Poeira e manchas são removidas com uma escova de borracha. Em seguida, aplique um produto para veludo ou camurça e levante o pêlo com um pincel. O melhor produto para o cuidado diário é a tinta spray para camurça.
Proibido! Use sapatos de veludo na chuva.
Nobuck. Devem ser limpos regularmente e um agente protetor para camurça ou nobuk deve ser aplicado antes do primeiro uso. Seque à temperatura ambiente ou com secador. Por que a sujeira restante é removida de uma superfície seca?
Proibido! Use água, apenas espumas especiais para nobuck.
Materiais sintéticos. Neste caso, você deve estudar cuidadosamente as instruções do material específico.O uso de graxa para sapatos não é obrigatório, mas uma escova de silicone será útil. Para melhor proteção, use um repelente de água.
Têxtil. Antes do primeiro uso, é necessário aplicar uma composição de cuidado têxtil na superfície e tratá-la periodicamente com um produto que evite molhar. A sujeira é removida após a secagem.
Proibido! Use sapatos na chuva; se os sapatos molharem, eles precisam ser secos em temperatura ambiente, depois de preenchidos com papel.
Como cuidar dos sapatos dependendo da época do ano
Na primavera e no outono os cuidados são os seguintes:
- limpe imediatamente após voltar para casa;
- se houver necessidade de lavar os sapatos, isso deve ser feito com água fria ou levemente morna;
- pequenas sujeiras podem ser removidas com pano úmido;
- nobuck e camurça podem ser limpos com escova;
- papel e secadores especiais são usados para secar;
- Para tratar a superfície, escolha um creme de cor adequada ou incolor; as costuras e dobras são tratadas com especial cuidado; a composição é aplicada somente sobre superfície seca.
Importante! Fora da temporada, quando o clima é especialmente imprevisível, é necessário substituir um par de sapatos. Glicerina regular ou vaselina ajudam a “selar” as costuras, você também pode tratar cuidadosamente as articulações com um agente repelente de água.
Não se esqueça de cuidar dos sapatos no verão. Durante os meses mais quentes, também requer limpeza e tratamento com cosméticos. Em primeiro lugar é preciso proteger a cor do desbotamento, existem compostos especiais para isso. A segunda etapa é a proteção contra poeira, principalmente relevante para calçados de camurça e têxteis. Use impregnações que formem uma camada protetora e não permitam que a poeira permaneça na superfície.
Importante! Não seque os sapatos sob luz solar direta, de preferência em temperatura ambiente.
No calor não se pode prescindir do pó de talco e do desodorante para calçados, para evitar o aparecimento de odores desagradáveis é necessário lavar regularmente as palmilhas e tratá-las com água oxigenada.
Os sapatos de couro, assim como a pele humana, têm um suprimento limitado de umidade, por isso é necessário hidratá-los. O uso de loções e bálsamos protegerá a pele contra ressecamento e rachaduras.
No inverno, os sapatos correm maior risco porque têm de interagir com produtos químicos e sal que são espalhados nas estradas. Você também tem que lidar com os efeitos negativos das baixas temperaturas. No inverno, os calçados requerem os seguintes cuidados:
- secagem obrigatória após cada utilização;
- Um pincel ou borracha especial ajuda a eliminar o sal e os reagentes químicos, as manchas brancas são removidas com um guardanapo umedecido em solução de vinagre (o vinagre e a água são misturados em quantidades iguais);
- aplique regularmente agentes repelentes de água na superfície;
- No inverno, os sapatos de couro devem ser limpos diariamente com creme hidrorrepelente;
- Antes de sair de casa, aplique cera ou graxa de sapato em uma superfície previamente limpa.
Importante! Um excelente produto que evita o aparecimento de manchas brancas é um spray hidrorrepelente.
Dicas adicionais sobre cuidados com os sapatos
Recomendações:
- Escolha os sapatos de acordo com o tamanho - isso se aplica à plenitude, ao comprimento da palmilha e às características do pé. Caso contrário, aparecerão rachaduras na superfície e as costuras poderão desmoronar.
- Os sapatos devem ser usados de acordo com a estação e as condições climáticas. No inverno o melhor é usar botas de camurça, mas na primavera e no outono faz sentido escolher um par de couro genuíno. Os sapatos têxteis são adequados apenas para tempo seco.
- Preste atendimento imediatamente no dia da compra. Antes do primeiro uso, os sapatos devem ser limpos com um pano macio e aplicado um composto hidrorrepelente.
- Calce e tire os sapatos corretamente - use uma buzina e desaperte totalmente os fechos.
- Limpe regularmente seus sapatos de sujeira e poeira e seque-os por pelo menos 12 horas.
- Use impregnações especiais e agentes protetores para proteger contra poeira, desbotamento e também umidade.
- Tente secar a pele em temperatura ambiente.
Seguindo instruções simples, você pode facilmente preservar a aparência apresentável do seu par de sapatos favorito e prolongar sua vida útil.
Tenho quase todos os produtos para cuidar de calçados Salton, proteção contra água, reagentes e sal. Na verdade, se você não economizar nessas coisas, poderá usar sapatos por anos e eles ficarão lindos.
Antes de guardar os sapatos para a estação seguinte, lavo-os sempre primeiro, depois aplico o creme Salton e coloco-os na caixa, assim o couro não seca e o aspecto não se deteriora.
Eu apoio os comentários. Este é o segundo ano que uso os produtos Salton e Salton Expert para cuidar dos meus sapatos. Cremes, ceras, impregnações de água - tudo é de alta qualidade, não danifica o calçado (seja couro ou tecido).