A transpiração excessiva dos pés pode causar muitos problemas não só para o seu dono, mas também para todos ao seu redor. Esse problema pode ocorrer tanto em uma criança quanto em um adulto, podendo levar a outras consequências desagradáveis, como odor forte e desagradável, coceira e queimação. Isso ocorre devido à decomposição de resíduos bacterianos na pele dos pés.
Por que meus pés suam dentro dos sapatos?
Os pés calçados podem suar por vários motivos, mas o principal é materiais de baixa qualidade com os quais o par é feito. Isso também inclui tecidos não naturais, que são literalmente abundantes no mercado hoje. Além deste, existem vários outros motivos, nomeadamente:
- o produto não foi selecionado em tamanho, resultando em forte desconforto ao usá-lo, as pernas não “respiram”;
- uma pessoa não presta atenção suficiente à limpeza de seus sapatos. Isto é especialmente verdadeiro para a sua parte interna, cuja limpeza não é menos importante que a aparência do produto;
- modelo incorreto selecionado.Muitas vezes há casos em que uma pessoa compra sapatos anatomicamente inadequados. Cada perna é “única” à sua maneira, e nem todo par de sapatos produzido em escala de produção pode servir para uma ou outra pessoa.
Além disso, não devemos esquecer os casos em que a manifestação de sudorese excessiva nos pés não está diretamente relacionada ao calçado. Isso acontece quando:
- a presença de doenças fúngicas dos pés, que afetam ativamente a pele dos pés, unhas e dedos;
- se a higiene dos pés não for observada;
- com uso constante de meias ou meias de materiais não naturais ou sintéticos.
Que sapatos não fazem seus pés suarem?
Se você acha que o motivo dos pés suados são os sapatos errados, você deve selecionar cuidadosamente o produto antes de comprar:
- sapatos nos quais seus pés não suem, antes de tudo, devem ser confortáveis. Qualquer desconforto experimentado durante o uso pode causar ferimentos leves e escoriações, como resultado do desenvolvimento ativo de bactérias patogênicas;
- Os produtos para uso diário devem ter determinados parâmetros. Se falamos da altura do salto, então para as mulheres não mais que 5 cm, para os homens - não mais que 1,5 cm. Um calcanhar maior aumenta a carga no antepé, o que invariavelmente leva à má circulação e aumento da transpiração;
- a compra de um novo par deve acontecer à noite. Neste momento, as pernas incham ligeiramente, que permite escolher a opção mais adequada;
- os sapatos não devem restringir o pé, pois isso leva à má circulação sanguínea e ao aumento da transpiração;
- O material de fabricação deve ser natural. Os tecidos de alta qualidade permitem que os pés “respirem”, o que também tem um efeito muito positivo na saúde da pele dos pés.
Importante! Qualquer produto adquirido deve ser certificado. Esta é uma garantia de que o fabricante cuidou dos pés dos seus consumidores e produziu calçados de alta qualidade.
O que procurar na hora de escolher bons sapatos?
Em primeiro lugar, você deve olhar mais de perto o preço. Sapatos de boa qualidade não podem ser muito baratos. Também é necessário inspecionar cuidadosamente o produto. Um indicador importante é a ausência de odores fortes. Os sapatos não devem cheirar a cola ou solvente; o cheiro deve ser leve e discreto.
A aparência do produto não deve apresentar arranhões ou rugas. Em toda a área da bota ou calçado, a cor deve ser uniforme e saturada, a menos que o design do produto implique o contrário. Se houver costuras, elas devem ser lisas, contínuas, sem formação de vincos ou fissuras. Sola flexível mas durável também é garantia de qualidade.
E se não forem os sapatos? Como entender isso?
Se você cuida constantemente dos seus sapatos, compra produtos feitos com materiais de alta qualidade, mas seus pés ainda suam, essa não é a raiz do problema. Nesse caso você deve prestar atenção à saúde não só da pele dos pés, dedos e unhas, mas também dos órgãos internos. A presença de escoriações, vermelhidão, feridas, úlceras, alterações na cor e estrutura da unha podem indicar que o odor desagradável e a sudorese são causados pelo desenvolvimento de bactérias e micróbios patogênicos.
Conselho! Nesse caso, uma troca banal de sapatos não ajudará. Para corrigir de alguma forma a situação, é preciso consultar um médico, seguir regras rígidas de higiene dos pés e usar medicamentos.