História das botas de feltro

Recentemente, os sapatos tradicionais russos - botas de feltro - estão ganhando cada vez mais popularidade nos círculos da moda. As top models, por sugestão de costureiros renomados, exibem-nas nas principais passarelas dos maiores países do mundo. É claro que a aparência desses “novos itens da moda” foi um tanto modificada para facilitar sua adaptação à vida cotidiana das megacidades. Mas nada pode mudar a própria essência desse tipo de sapato: eles são muito quentes, naturais e cheiram bem ao espírito russo.

Botas de feltro

Tradicionalmente, esses sapatos são feitos de lã feltrada (na verdade, o próprio processo de fabricação deu o nome ao símbolo universalmente reconhecível da cultura russa), muitas vezes de ovelha, mas em nossa época há exceções. Por exemplo, ninguém se surpreende com um produto feito de lã de camelo, cujo uso confere leveza e fofura ao visual familiar das botas de lã feltrada.

Quando as botas de feltro apareceram na Rússia?

Cientistas e arqueólogos concordam que nossos sapatos de inverno habituais começaram sua história antes de nossa era.Algo semelhante ao material de espécimes modernos foi encontrado durante escavações no território das montanhas Altai, em um dos montes Pazyryk.

Essencialmente, botas de feltro são sapatos feitos de feltro, e ao mesmo tempo muitos utensílios domésticos eram feitos a partir dele: roupas de cama, colchas, tapetes, algumas peças de roupa (até forros de cota de malha), cobertores para cavalos e muito mais. A vantagem mais importante da utilização de produtos de feltro é a versatilidade deste material: não faz calor no verão e nem frio no inverno, além de remover perfeitamente a umidade.

História das botas de feltro

Eles são até mencionados no famoso “Conto da Campanha de Igor”, e este, por um minuto, é o século XII. Claro que não há necessidade de falar em semelhança externa com a versão moderna, pois a sólida bota de feltro apareceu no Império Russo apenas no início do século XIX. Aliás, esse prazer não era barato e nem todos os camponeses do país podiam comprar esses sapatos. É claro que com o desenvolvimento da produção as botas de feltro caíram de preço e ficaram mais acessíveis, mas as noivas tinham um interesse especial no noivo que possuía tal dote.

Referência! Para fazer um par de botas de feltro é necessário cerca de 1 kg de lã. Aproximadamente essa quantidade de material pode ser obtida tosquiando uma ovelha de raça comum e limpando bem a lã.

Já foi durante a União Soviética que as botas de feltro se tornaram amplamente disponíveis e ainda hoje esses sapatos podem ser adquiridos por um preço bastante baixo. Em algumas regiões do norte da Rússia, eles ainda são amplamente utilizados em geadas severas.

Quem inventou as botas de feltro

Botas de feltro

Não importa o quão firmemente as botas estejam fortemente associadas à Rússia em nossa percepção, os historiadores ainda acreditam que o protótipo deste calçado aparentemente 100% doméstico chegou até nós junto com a lendária Horda de Ouro.Naturalmente, pareciam diferentes dos atuais, mas a ideia de criação é atribuída especificamente às tribos nômades de origem turca ou mongol.

Parece impossível associar o próprio nome “botas de feltro” a qualquer figura histórica específica, porque, como no caso do principal património centenário da nossa nação, esta palavra veio do povo. Soava, no entanto, um pouco diferente e variava de botas de feltro a fio-máquina. Em qualquer caso, o nome destes sapatos reflete o método de fabricação.

Os principais produtores na Rússia pré-revolucionária eram fábricas localizadas nos distritos de Kalyazinsky, Semyonovsky e Kineshma, bem como na aldeia. Kukmor.

Ao longo da história da existência dessas botas, a essência da produção não mudou, só recentemente as máquinas elétricas passaram a ajudar as pessoas em algumas etapas da produção. Basicamente, a confecção de botas de feltro é um trabalho manual e consiste em várias etapas.

  • Limpeza e lavagem. A lã de ovelha deve ser separada de vários detritos. Em seguida, ocorre a lavagem em diversas soluções, lavagem e secagem do material de partida.
  • Pentear. É nesta fase que as máquinas são frequentemente utilizadas, uma vez que a lã limpa é solta e rebobinada em rolos para formar carretéis.
  • Dando forma às botas de feltro do futuro. Utilizando trabalho exclusivamente manual, são formadas botas de lã: elas ganham um formato semelhante ao do produto acabado, mas em tamanho muito maior.
  • Feltragem e secagem. Em uma máquina especial ou manualmente sob a influência de vapor e água quente, as botas de feltro são processadas no tamanho desejado, reduzidas e calçadas por último. Dessa forma, os sapatos são secos por 6 horas em alta temperatura.

Fazendo botas de feltro

Processo de fabricação moderno

Hoje em dia, as botas de feltro com sola costumam ser produzidas para tornar esses sapatos mais versáteis. E ainda, em áreas onde o inverno é acompanhado principalmente de neve derretida nas estradas, é melhor dar preferência aos modelos com superfície tratada especialmente para esses casos.

Fatos interessantes sobre botas de feltro

Por que essas botas exclusivas surpreendem as mentes curiosas até hoje? A seguir apresentaremos alguns fatos fascinantes, e você entenderá que as botas de feltro são sapatos verdadeiramente inusitados, que não têm análogos no mundo inteiro.

  • Fato 1. As botas de feltro, assim como as barbatanas, não são direitas nem esquerdas (desde que se trate de um modelo sem sola). Eles também se ajustam uniformemente aos seus pés ao longo do tempo, então você precisa comprar esses sapatos um tamanho maior.
  • Fato 2. Devido ao material e ao método de fabricação, as botas de feltro retêm propriedades curativas, como muitos produtos de lã natural. Eles aquecem bem as articulações e aceleram o sangue, o que é mais importante para a geração mais velha.
  • Fato 3. As maiores botas de feltro surgiram em São Petersburgo há cerca de três anos, o comprimento do pé é de 5 m, na zona do calcanhar existe uma porta pela qual qualquer pessoa pode entrar no inverno rigoroso e aquecer-se. Os menores exemplares do mundo surgiram em Omsk em 2012, o comprimento da sola não ultrapassa 3 mm.

Botas de feltro

  • Fato 4. Fazer você mesmo botas de feltro é bem possível. Afinal, feltrar lã tornou-se recentemente uma atividade muito popular e há muitas informações na Internet sobre como fazer botas de feltro em casa.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano