Saltos altos são lindos. As pernas parecem muito mais compridas, o corpo é mais esguio, o andar é mais fácil. Mas muitos são da opinião de que apenas uma jovem pode comprar esses sapatos, e esses sapatos são contra-indicados para mulheres de idade elegante que já passaram de meio século. Mas às vezes é tão difícil se desfazer dos saltos altos! É possível usar seus sapatos de salto agulha favoritos nesta idade luxuosa ou você deve trocar seus sapatos por chinelos de senhora com sola plana?
Interessante! Acredita-se que os saltos mais altos foram fabricados na Romênia. Um estilista deste país chamado Mihai Albu criou sapatos com salto de 31 cm.
Qual salto é estritamente contra-indicado após os 50 anos?
Claro, você não deve desistir de si mesmo. Aos 50 anos, você precisa estar na moda e elegante. Você só precisa seguir algumas regras, inclusive na hora de escolher o calçado certo. Sapatos com salto alto ou ultra-alto - mais de 10 cm - só servem na passarela.
Porém, há algum tempo, modelos tentaram entrar em greve devido às difíceis condições de trabalho. E o principal infortúnio foram os sapatos desconfortáveis! A altura máxima do salto dos sapatos casuais para uma mulher elegante não deve ser superior a 5 cm.. Isso é o suficiente para alongar a silhueta e elevar o belo sexo acima do solo (literal e figurativamente). Esta altura do salto será confortável e não causará transtornos.
Problemas associados ao uso de salto alto
Ao calçar esses sapatos, você precisa estar ciente de que a carga nas articulações dos joelhos aumenta muito e isso ameaça com artrose. Ocorre deformação dos músculos da panturrilha - eles encurtam e tornam-se mais densos, perdendo elasticidade. Todo o peso recai sobre os dedos dos pés, não sobre o pé inteiro. Isso faz com que as articulações dos dedos dos pés fiquem achatadas, os ossos metatarsais fiquem deformados e apareçam protuberâncias e curvas. Quando o centro de gravidade muda, a coluna também sofre, o que acaba levando a dores na região lombar.
Então salto alto pode causar danos irreparáveis à saúde. Mas qual fashionista foi barrada por todas essas ameaças? Somente aqueles que os sentiram com a idade. Na maioria das vezes, infelizmente, essas mudanças na saúde ocorrem perto dos cinquenta anos. Então, para manter uma boa saúde, você precisa usar apenas sapatos baixos? Na verdade, a resposta não é tão óbvia.
Há algum perigo ao usar sapatos baixos?
Curiosamente, muitos médicos afirmam que os sapatos com sola plana são traumáticos. Essa sola deforma o pé, causando pés chatos. Devido à baixa absorção de choques, o tendão de Aquiles fica sob tensão constante e a perna fica mais cansada. Flip-flops e outros flip-flops são especialmente prejudiciais..
A marcha com sapatos de xisto fica um tanto tortuosa, os ligamentos do pé ficam muito tensos e os músculos ficam alongados, a perna não fica protegida. Tudo isso junto pode levar a lesões muito maiores do que quando se usa salto alto. Além disso, os chinelos para uma mulher madura também representam outro perigo - eles acrescentam pelo menos alguns anos à vida.
E o que fazer, como sair desse círculo vicioso?
Na verdade, tudo é simples. Precisa usar uma variedade de sapatos: Você também pode usar chinelos para ir à praia, caminhar na areia fica muito mais confortável com eles; Os tênis são perfeitos para passear no parque e os scarpins com salto baixo e estável para sair.
Qual salto é preferível depois dos cinquenta?
Para mulheres com mais de 50 anos, na escolha do calçado, três requisitos básicos devem ser observados: comodidade e conforto, elegância e, claro, o uso de materiais naturais. Com a idade, o pé incha e dói mais no calçado artificial, por isso deve-se dar preferência ao couro natural ou ao tecido.
Para ocasiões especiais, sapatos elegantes de salto baixo são adequados. A melhor altura não passa de 5 cm. A combinação de um look clássico e salto de vidro é considerada o padrão de elegância.. Mas tenha cuidado - Este formato é adequado apenas para mulheres esbeltas. Para mulheres com tornozelos cheios, os saltos retos ou o chamado “pilar” são mais adequados. As bailarinas com salto baixo em formato de tijolo de 3 a 4 cm são perfeitas para quase todos os looks e ficam bem em uma senhora séria. Esses sapatos são duráveis e têm um visual elegante e moderno.
Interessante! Na Austrália, nos EUA e em Israel, é costume organizar corridas de salto alto. Participam homens e mulheres. Corridas de caridade.Os recursos arrecadados vão para o combate ao câncer de mama.
Para o tempo frio, as senhoras elegantes podem escolher botins ou botas de couro genuíno ou camurça com salto quadrado de 3 a 5 cm. se você precisa de calçado para sair na estação fria, então botas que caiam abaixo do joelho, com salto estável de até 7 cm, de silhueta clássica, de preferência camurça, dará status de senhora madura e ficará incrível com qualquer look.