Um bolero hoje é uma jaqueta curta (aproximadamente na altura da cintura ou um pouco mais alta), geralmente sem fechos ou com um ou dois botões. Esta peça é bastante versátil e por isso está presente no guarda-roupa de quase todas as mulheres modernas.
O berço desta jaqueta é a Espanha, e os homens foram os primeiros a usá-la. A data exata do aparecimento do bolero ainda não é conhecida ao certo, mas a maioria dos historiadores concorda que aconteceu no século XVIII.
Inicialmente, o bolero era costurado sem mangas, era considerado um elemento do traje nacional dos espanhóis, e para sua confecção se utilizava linho ou lã. Um pouco mais tarde passou a fazer parte do equipamento dos toureiros.
O próprio aparecimento do nome também levanta muitas dúvidas. Assim, segundo uma versão, está diretamente relacionada com a belíssima dança espanhola de mesmo nome, executada por homens. Sebastian Cerezo, o autor desta criação, utilizava música de tamanho fora do padrão para suas apresentações - ¾, por isso a jaqueta para apresentações passou a ser chamada de “bolero” (suas mangas também tinham um comprimento bastante incomum para a época).
Segundo a segunda versão, o casaco curto era usado pelas senhoras que assistiam à luta magistral e arriscada dos toureiros com os touros. Dessa forma, as mulheres procuravam agradar aos destemidos guerreiros. No entanto, o bolero não era particularmente popular entre as belezas do século XVIII.
No século 20, uma jaqueta semelhante começou a ser usada como complemento de um vestido, criando assim uma imitação de sucesso de um terno de duas peças. Esta técnica foi usada por muitos costureiros europeus famosos.
No mundo moderno, o bolero é uma peça do guarda-roupa exclusivamente feminino. São roupas para qualquer situação, com as quais você pode criar looks variados: do romântico ou casual ao de escritório e até de noite.
Por exemplo, um bolero fica bem com um vestido de malha de corte reto. Ao mesmo tempo, é importante levar muito a sério a escolha das cores: se uma parte da imagem está cheia de cores, a segunda deve ser monocromática.
Uma opção casual é a combinação de bolero com jeans e camiseta justa, e uma opção mais formal é a combinação de jaqueta curta, camisa e saia lápis formal.
Um look mais romântico e até despreocupado é a combinação de bolero e vestido com bainha fofa. Os saltos são obrigatórios neste conjunto.
Eventos formais também são uma excelente ocasião para o bolero. A opção feita de pele ou seda natural ou cetim parece especialmente interessante. Essa jaqueta destacará a beleza de uma roupa de noite e permitirá que você não congele se o vestido estiver bem aberto e estiver frio lá fora.
Uma jaqueta curta é ideal para mulheres com figuras de pêra ou ampulheta. Vai dar volume à parte superior do corpo, realçar o decote e desviar a atenção dos quadris.
Para costurar modelos modernos, são utilizados diferentes materiais: naturais e sintéticos. Tecido misto também é popular.
As mangas são uma parte importante dessa jaqueta. Podem ir até o pulso, até o cotovelo, ou muito curtos, mal cobrindo os ombros. Um bolero padrão termina na cintura, mas modelos significativamente mais curtos também não são incomuns.