Culottes são calças curtas ajustadas na parte superior e largas no quadril. Foram inventados no século XVIII para as mulheres que praticavam equitação, pois andar de saia não era muito confortável e não era costume usar roupa de homem, ou seja, calças. Foi então que foi inventado esse estilo, que combina o conforto da calça e o visual da saia.
REFERÊNCIA! Em inglês, culottes significa calça-saia.
Recentemente, as culotes renasceram. Os designers não economizam nas invenções e apresentam ao público uma variedade de modelos: clássicos, esportivos, muito largos, plissados, etc.
Costurar essas calças não é a tarefa mais difícil. Vamos tentar fazer isso juntos.
Culottes: corte e costura com as próprias mãos
Precisamos apenas fazer algumas medições da figura.
Vamos determinar a circunferência da cintura e do quadril, a circunferência da coxa e a altura do assento e, claro, o comprimento das nossas culotes.
Processo preparatório
Antes de costurar o produto, decidiremos que tipo de calça queremos ver em nós. Se as culotes envolvem drapeados com várias dobras, você deve escolher um material leve e fluido. Calças feitas de tecido grosso manterão sua forma.
O modelo que escolhemos é feito de material denso e fechado lateralmente por um zíper secreto.
Você também precisará de um conjunto padrão de ferramentas:
- máquina de costura;
- tesoura;
- alfinetes;
- agulhas para costura à máquina e à mão;
- pé de máquina de costura para costurar em zíper oculto;
- centímetro;
- governante;
- lápis;
- giz ou sabão.
Padrão
Existem várias maneiras de criar um padrão para essas calças:
- A maneira mais fácil é usar um molde de uma revista de costura, escolhendo o seu tamanho dentre os apresentados.
- Segunda opçao aplicável Se você tem um molde para uma saia reta, pode usá-lo e modelá-lo levemente.
- Terceiro, construa um padrão do início ao fim “para você”.
Ao escolher entre padrões prontos, você deve primeiro focar na medida da circunferência da cintura. Se as outras dimensões não forem totalmente precisas para a sua figura, isso pode ser facilmente atribuído ao estilo solto do produto.
Construiremos um padrão de culote baseado no padrão de saia reta.
REFERÊNCIA! A medição da altura do assento é feita sentado em uma cadeira, com uma fita métrica que vai da linha da cintura até a superfície horizontal da cadeira. A circunferência do quadril é medida horizontalmente, 5 centímetros abaixo da prega subglútea.
Construímos um padrão para a parte frontal:
Pegue o molde da saia e do ponto 1 para baixo defina a altura do assento (ponto 2) + alguns centímetros. Dele para a esquerda e para cima colocamos um comprimento igual a 1/8 da circunferência do quadril menos 2 cm (pontos 3 e 4, respectivamente), conectamos esses pontos. Desenhamos a bissetriz do ângulo formado pelos segmentos 3,2 e 2,4.No meio da bissetriz construímos uma linha suave, que forma um corte escalonado.
Construímos um padrão para a parte de trás:
Do ponto 5 para baixo separamos o mesmo comprimento do ponto 1 no painel frontal (ponto 6). Dele separamos para a direita e para cima o comprimento de 1/8 da circunferência do quadril mais 2 cm (pontos 7 e 8, respectivamente) e os conectamos. Desenhamos uma bissetriz a partir do ponto 6. Dividimos em duas partes iguais: 1/2 e 1/2+0,5 cm Através do ponto resultante traçamos uma linha suave do corte do degrau traseiro.
Faremos o molde do cinto diretamente no tecido.
Cortando o material
Como quase todos os tecidos encolhem após a lavagem, Antes de abrir, lave e passe bem o material.
Dobramos o tecido frente a frente e fixamos os detalhes da frente e de trás das calças. Nós os fixamos por conveniência e os contornamos com giz. Em seguida, reservamos folgas de 2 cm de cada lado e 5 cm na parte inferior e contornamos também com giz. Recortamos as peças ao longo da linha de tolerância.
Estamos criando um padrão de cinto. O comprimento do cinto é igual à circunferência da cintura mais 3 cm e a largura é de 8 cm.
De costura
- Processamos todos os cortes de peças com overlocker. Se não tiver, você pode usar o ponto ziguezague da sua máquina de costura.
- Alinhave e depois esmerilhe os dardos. A costura começa na borda superior, o remate é feito no início da costura, mas não no topo da dobra. Passe os dardos em direção ao centro.
- Costuramos as costuras entrepernas, a costura do meio e as costuras laterais, deixando espaço para o fecho. Todas as costuras das calças são feitas de cima para baixo. Para fazer uma costura intermediária, você precisa inserir uma perna da calça na outra, com o lado direito para dentro. Passamos as linhas laterais e degrau completamente, a do meio - do topo ao início da curva. Vamos experimentar. Se a calça ficar bem, você pode costurar todas essas costuras na máquina.
Vamos prosseguir para o processamento do cinto:
- Para dar rigidez, colamos no avesso com fita dupla. Em seguida, dobre ao meio no sentido do comprimento, do avesso, e passe a ferro a linha de dobra.
- Fixamos um lado do cinto na cintura, cara a cara. Afastamos as bordas do cinto. Alinhave e depois costure à máquina.
- Reduza as licenças.
- Dobre o cinto ao meio, insira-o por dentro e costure um zíper oculto.
ATENÇÃO! Para costurar um zíper, use um calcador especial para máquina de costura.
- Costuramos a borda interna inferior do cós à mão até a margem da costura. Vamos passar.
- Dobramos o fundo em 1,5 cm, colocamos laços de alinhavo, dobramos mais 3 cm, alinhavamos, experimentamos. Se o comprimento lhe agradar, costure à máquina a uma distância de 2 cm da borda.
O fundo pode ser processado de outras maneiras:
- Dobre as margens da costura para dentro e prenda com laços manuais.
- Cole a teia nas costuras e passe-as bem.
Passamos todo o produto. As culotes estão prontas.