Tweed (do inglês tweed) é um tecido elástico e macio feito de lã. Possui uma pequena pilha com tramas diagonais.
O material tem raízes escocesas. Em algumas áreas é feito com técnicas antigas. O tecido ganhou esse nome por acaso: um comerciante de Londres entendeu mal o nome “sarja”. Ele decidiu que o material recebeu o nome do rio Tweed. Este nome ficou com ele para sempre.
Composto
Fabricado 100% com lã de ovelha: os indivíduos são tosquiados, a lã é processada e depois o fio é feito e tingido. As tecnologias modernas permitem introduzir outros tipos de fios na produção, o que ajuda a melhorar a qualidade. O tweed clássico é pintado em tons neutros: preto, cinza - isso é garantido pelo uso de corantes naturais. Atualmente, corantes artificiais são usados para criar cores incomuns: vermelho, azul, ciano.
Propriedades do tecido
- Agradável ao toque, tátil, atraente;
- Resistência ao desgaste, resistência, durabilidade;
- Consistência da cor do fio, sem desbotamento (graças à tecelagem em sarja);
- Fornecendo proteção confiável contra vento frio e qualquer mau tempo, resistência ao calor;
- Autocura imediata: pequenos defeitos (apertos, protuberâncias, perfurações) são facilmente minimizados tensionando o material.
Processamento de fios:
Melange - fibras torcidas substituem-se alternadamente.
Mulinados - fios torcidos.
Usando nós – caracterizado pela heterogeneidade dos fios.
Tipos
Bedford. Um dos tipos mais pesados e duráveis. Visualmente distinguível: um efeito de onda é obtido na superfície.
Donegal. Característica distintiva: superfície uniforme, com pequenas inclusões de fios brancos. A variedade vem da Irlanda, leva o nome da região onde foi inventada e ainda é produzida. Tecido fino com pequenos nós visíveis.
"Espinha de peixe" ("espinha de peixe"). Um nome autoexplicativo: possui um padrão que lembra visualmente agulhas de abeto.
Covercott. Amplamente utilizado na costura de casacos quentes. Material liso, tem cor pantanosa, cinza ou preta.
Gaiola do pastor (Shepsford). Tecido pesado com padrão xadrez característico. Várias cores.
Tecido de lã. Variedade topograficamente distinta. Fabricado no noroeste da Escócia, nas ilhas. A primeira parte do nome é o nome da empresa que produz este tipo.
Dente-de-poule. Ornamento incomum: semelhante a uma gaiola, mas na verdade uma coleção aleatória de manchas. O desenho é rico e abstrato. A paleta de cores é mais rica que outras variedades.
Cheviot. Tecido com pequeno padrão geométrico. O mais durável e denso de todos os tipos. Apenas lã preta é usada para produção.
Variações
Além de costurar roupas (calças, saias, vestidos de verão, vestidos, coletes, jaquetas, ternos, etc.), o tweed é utilizado para outros fins:
- Design de interiores: estofamento de móveis (faixa de tweed).
- Costura de acessórios para automóveis (capas, listras).
- Tweed Chanel. Material luxuoso e caro. Usado por designers para criar roupas exclusivas.
- Tweed crepe. Modificação do material: além dos fios naturais de lã de ovelha, a composição contém fibras sintéticas.
Calças de tweed
Durante o frio, é necessário manter-se aquecido para não sentir frio. Para isso, você pode usar várias camadas de roupa ou simplesmente usar calças quentes de tweed. O tecido é muito denso e visualmente agradável: serão o mais confortáveis e quentes possível.
Variedades: calças de corte estreito, calças largas, calças curtas. Seu design é lacônico e contido, por isso se adapta a quase todos os estilos: do romântico ao empresarial.