Nos últimos anos, as calças clássicas com flechas vêm perdendo popularidade. Cada vez mais, as pessoas preferem não ter flechas afiadas, e sua ausência há muito é desaprovada pela moda empresarial.
Passar calças sem vincos
As especificidades das calças para engomar são ideais para criar vincos. Mas e se as flechas não forem necessárias? Como estilizar e passar as calças para que não fiquem dobras? Vejamos todo o processo.
Preparando-se para passar
Antes do trabalho você precisa preparar tudo o que precisa:
- superfície para passar roupa (tábua de passar roupa ou, por exemplo, mesa coberta com pano grosso);
- ferro com função vapor;
- gaze;
- borrifador com água;
- vinagre.
Importante! Antes de passar é necessário certificar-se de que não há manchas no tecido, caso contrário qualquer contaminação, mesmo a mais insignificante, será muito difícil de lavar após o contato com o ferro quente.
Você também deve verificar seus bolsos não apenas quanto à presença de objetos estranhos, mas também quanto a diversas fibras de tecido emaranhadas, amolecidas após a lavagem, um pedaço de papel deixado acidentalmente dentro e outras coisas desnecessárias. Tudo isso deveria ser eliminado.
A peça deve ser virada do avesso e passada assim.
Para escolher a temperatura e o modo de vapor corretos, você precisa saber de que tecido as calças são feitas. Isso geralmente é indicado na etiqueta junto com as instruções de lavagem e engomadoria.
Processo de engomar sem setas
Descrição passo a passo:
- Umedeça a gaze, ela não deve estar molhada, apenas úmida, e passe por ela os locais mais densos (cinto, bolsos, bainhas). Não pressione o ferro com força, caso contrário as costuras ficarão impressas na parte externa da peça. Se a peça for de linho ou algodão, não é necessário o uso de gaze.
- Passe a ferro todo o comprimento da calça dos dois lados, dobrando gradativamente as costuras. Devem ser passados no final, com uma pressão quase imperceptível e na função vapor.
- Vire as calças do lado direito. Em primeiro lugar, deve-se passar a ferro a parte superior, como no lado avesso.
- Puxe cada perna da calça sobre uma tábua ou almofada de passar e passe-as. O ferro não deve ser segurado continuamente, mas movido de um lugar para outro, como se estivesse cozinhando. As pernas devem ser viradas gradativamente com o lado não passado para cima para evitar rugas.
Atenção! Depois de passar, não se deve vestir imediatamente as calças, pois elas precisam esfriar. Caso contrário, eles enrugarão novamente quase imediatamente e todo o trabalho será em vão.
Características dos materiais que precisam ser levados em consideração
Cada material possui características próprias não só no funcionamento e na lavagem, mas também no engomar. As configurações do ferro e o próprio processo dependem disso.
Algodão
As calças devem ser umedecidas primeiro.A temperatura deve ser ajustada para aproximadamente 150 graus. A pressão do ferro deve ser forte. O vapor está úmido.
Algodão + poliéster
Umedeça levemente o tecido e ajuste a temperatura para 110 graus. Aplique pressão moderada com o ferro. Adicione um pouco de vapor.
Poliéster
Não molhe o tecido, não use vapor. O aquecimento é mínimo, é aconselhável ligar o modo “seda” suave se disponível. A pressão é fraca.
Viscose
Passe de dentro para fora através de gaze úmida com um pouco de vapor e pressão média. Temperatura – 120 graus.
Linho
Umedeça previamente e passe a ferro com bastante vapor, pressionando firmemente o ferro. Temperatura pelo menos 180 graus.
Algodão + linho
Umedeça previamente e passe a ferro de dentro para fora com vapor forte. Pressione com firmeza. A temperatura é de cerca de 180 graus.
Seda
Passe o tecido seco com média pressão sem vapor em temperaturas de até 80 graus, é aconselhável usar o modo especial “seda”.
Chiffon
Passe as calças secas através de gaze úmida com pressão suave sem vapor a uma temperatura de até 80 graus.
Nylon
É melhor evitar o contato direto com o ferro, pois existe um alto risco de derreter o tecido. É melhor usar vapor vertical com temperaturas de até 80 graus.
Jeans
Umedeça previamente e passe a ferro com gaze úmida de dentro para fora. Use forte pressão e vapor. A temperatura para tecidos macios é de 150 graus, para tecidos ásperos é de 180–200.
Malhas
Utilizando a vaporização vertical, passe a ferro de dentro para fora, no sentido do grão, à temperatura mínima.
Mistura de lã e lã
Passe a ferro com gaze úmida usando vapor horizontal a uma temperatura de cerca de 100 graus.
Dicas úteis
- Para evitar brilho indesejado, a gaze pode ser embebida em água com vinagre.
- A vaporização vertical ou um gerador de vapor ajudam a evitar rugas em tecidos que não podem ser passados tradicionalmente.
- Você pode facilmente eliminar os vincos das calças passando-as de dentro para fora com gaze. Para isso, é necessário colocar o ferro sobre uma gaze úmida na temperatura máxima permitida até que a gaze seque. Você pode repetir várias vezes até que o vinco seja completamente eliminado.
Assim, passar calças não é uma tarefa difícil, mas requer o conhecimento de algumas sutilezas. Porém, para ter uma boa aparência, você não precisa gastar muito tempo e esforço, apenas aprenda alguns truques uma vez.