Muitas vezes surge uma situação em que você precisa fazer a bainha das calças, mas não dá tempo de levá-las ao ateliê. Nesse caso, você pode fazer tudo sozinho. Isso é bastante acessível para costureiras iniciantes. É melhor usar uma máquina de costura, pois isso tornará a costura muito mais organizada e confiável.
Fazemos bainha nas calças em uma máquina com nossas próprias mãos
Para determinar corretamente o comprimento necessário das calças, você deve experimentá-las. Isso é feito com sapatos e cinto. Desta forma a medição será mais precisa.
Dependendo do estilo e modelo, aplicam-se as seguintes regras:
- o comprimento das calças clássicas deve atingir o meio do calcanhar;
- calças justas são mais curtas que largas;
- os modelos de verão com punhos ou gola são usados com folga entre a borda do sapato e a perna da calça;
- calças largas podem ir até a sola, mas não devem tocar o chão;
- Os jeans devem ter um comprimento tal que o cadarço dos sapatos fique escondido, enquanto a perna da calça se curva levemente no tornozelo.
Dobre o excesso para fora, marque a dobra com giz ou sabão e prenda com alfinetes. Se a figura for assimétrica, cada perna da calça será marcada.
Antes do trabalho, as calças são colocadas sobre uma superfície plana. As pernas são conectadas costura a costura, a linha da cintura deve coincidir. Para evitar que o tecido se mova, você pode prendê-lo com alfinetes de segurança.
Outras ações dependem do material e modelo da calça.
Como fazer bainha em calças clássicas e escolares
Via de regra, as calças clássicas masculinas e escolares são bainhadas com uma trança especial.
Importante! A fita feita de tecidos naturais é pré-cozida no vapor ou encharcada com água fervente. Isso é necessário para que na primeira lavagem não encolha, puxando o tecido da perna da calça.
Para fazer a bainha da calça escolar, além da máquina, você vai precisar de:
- tesoura;
- régua (de preferência um canto);
- giz ou sabão (seus vestígios são mais fáceis de remover da superfície);
- agulha e linha;
- fita para calças (trança);
- pinos de segurança.
Desenhe uma linha reta em uma superfície plana usando uma régua e sabão. Esta é a futura linha de dobra. Afaste-se da linha pelo menos 3–4 cm. Se a criança estiver crescendo rapidamente, o deslocamento pode ser maior (até 10 cm). Isso permitirá no futuro desfazer a costura e alongar as pernas.
Desenhe outra linha ao longo das marcas. Marca o local do corte. Se a tesoura for afiada, é melhor cortar o excesso nas duas pernas ao mesmo tempo.
Após o corte do excesso de tecido, a borda deve ser passada a ferro. Enrole a perna da calça ao longo da linha de dobra e, segurando-a, aqueça-a com um ferro quente através do tecido pela parte interna das pernas. Não é recomendado usar o ferro neste caso: você pode mover o tecido e obter uma linha de dobra irregular.
As bordas passadas são processadas em overloque ou máquina normal (ponto zigue-zague).
Próximo passo: costure a fita da calça.É aplicado próximo à linha de dobra. Para reduzir o desgaste do tecido das calças, a fita pode ficar ligeiramente saliente (até 1 mm). É costurado à máquina o mais próximo possível da borda da trança, recuando cerca de 2 mm da dobra. Por conveniência, a fita pode ser pré-iscada. A segunda linha é costurada ao longo da borda oposta da fita.
Importante! O corte da trança deve ser dobrado ou chamuscado (se for sintético), caso contrário irá desfiar gradativamente.
Depois de costurada a fita da calça, enrole a calça de forma que fique ligeiramente saliente. Passe a borda novamente.
A perna da calça é bainhada pelo avesso com um ponto oculto (invisível).
Descrição das calças de bainha com costura oculta (costura invisível)
O ponto cego pode ser feito de duas maneiras: à máquina e à mão. Vejamos a primeira opção.
O ponto cego é um tipo de ponto em zigue-zague; a maioria das máquinas modernas possui esse recurso. Será necessário um pé especial. Geralmente vem incluso, mas, em casos extremos, pode ser adquirido separadamente na loja.
De acordo com as instruções da máquina de costura, defina as configurações necessárias. Nos modelos simples basta selecionar o tipo de costura, nas máquinas é mais difícil ajustar adicionalmente o comprimento dos pontos e a largura da linha.
Atenção! As calças são costuradas apenas pelo avesso.
Para evitar que o tecido se mova durante o processo de costura, é melhor iscá-lo primeiro.
Dobre a borda novamente (longe de você), deixando cerca de 5 mm para a futura costura.
O tecido é posicionado de forma que a dobra fique exatamente sob a guia do pé da máquina. Nesse caso, os picos do ponto capturarão a dobra apenas com o ápice, e toda a costura principal correrá pelo avesso do produto.
Para que a costura não fique realmente visível pela frente:
- os fios devem corresponder o mais próximo possível ao tom do produto;
- O ajuste da altura e largura da costura também afeta sua visibilidade (se essas configurações estiverem disponíveis).
Ao fazer a bainha das calças com ponto cego, é importante não ter pressa. A costura irregular parece desleixada e será perceptível.
Como fazer a bainha de calças de tricô em uma máquina de costura
Fazer bainha em calças de malha é muito mais difícil. Principalmente devido à natureza do tecido. As malhas são um material muito elástico, por isso a costura também deve esticar bem. Um ponto normal feito com uma máquina lançadeira não é adequado para isso.
Os profissionais utilizam uma máquina especial (ponto plano ou ponto de cobertura) e um overlock de malha para este material. A peculiaridade da costura feita no ponto de cobertura é que por dentro parece um rabo de cavalo. Este ponto não deforma o tecido ao costurar e não rasga ao esticar o produto.
No entanto, mesmo com uma máquina de costura doméstica, você pode fazer bainhas em calças de malha de maneira bonita e precisa. Basta conhecer os seguintes segredos dos profissionais:
- Uma agulha de tricô universal comum não é adequada. Existem duas opções: comprar uma especial marcada como “jersey” ou escolher a mais fina possível.
Referência! O segundo método ainda é escolhido por mestres “treinados na União Soviética”. Com certas habilidades, uma costura feita em malha com agulha fina não é inferior àquela feita com agulha “jersey”.
Uma agulha para malhas, à primeira vista, não difere de uma agulha normal, porém, se você olhar de perto, notará que sua ponta é arredondada. A ponta da agulha não rasga as fibras da malha, mas as separa suavemente e passa entre elas. Outra opção para marcar essas agulhas é a ponta esferográfica.
Requisitos de tópico:
- Para malhas, é preciso escolher o fio com muito cuidado.Somente fios muito finos e de alta qualidade são adequados, elásticos, mas ao mesmo tempo duráveis. A opção ideal são bobinas grandes em formato de cone. São fios profissionais e, via de regra, longe de serem baratos.
- É importante definir corretamente a tensão da linha na sua máquina. Com a devida paciência, você pode fazer isso sozinho ou chamar um especialista (se a máquina for antiga é melhor confiá-la imediatamente a um profissional).
A fita não é usada para fazer bainhas em calças de malha. O suficiente para dobrar a borda cortada.
Se as calças forem confeccionadas em malha grossa, a orla é processada e dobrada apenas uma vez. O material mais fino pode ser dobrado duas vezes para esconder o corte.
Para malhas, dois tipos de pontos são usados em uma máquina normal: interrompido e zigue-zague regular. Este último é ajustado para que a largura do ponto seja menor que o comprimento dos pontos. O resultado final deve ser uma costura com ruptura mínima. Esta costura permitirá que as calças estiquem bem sem rasgar.
Um ziguezague quebrado também pode ser usado para finalizar a borda.
Algumas dicas
- Para garantir que a malha estique uniformemente durante o processo, você pode costurá-la em papel. Tanto a fita comum cortada em tiras quanto a fita adesiva são adequadas para isso. Essa técnica também ajudará se a costura não ficar reta. Basta traçar uma linha reta no papel e costurar exatamente ao longo dela. Após a costura, o papel é removido com cuidado.
- Se as calças tiverem inserções decorativas, é mais conveniente encurtar nessas costuras.
- Calças de moletom com elástico no tornozelo também podem ser encurtadas. Para isso, é necessário arrancar o elástico, cortar o excesso da perna da calça e conectar as peças com um overlocker.
- A costura começa em qualquer costura lateral. Dessa forma, ficará muito mais suave e organizado.
Se você tem uma máquina em casa e habilidades mínimas para trabalhar com ela, pode fazer a bainha em qualquer calça. Portanto, o comprimento excessivo não é motivo para recusar algo que você gosta.