Ao comprar calças numa loja, muitas vezes elas acabam por ser grandes demais para nós. Na verdade, esse problema pode ser facilmente resolvido em casa usando fitas adesivas especiais ou tranças. Vejamos como fazer a bainha das calças masculinas (escolares) ou femininas com nossas próprias mãos.
Tipos de fitas para bainha de calças
Existem dois tipos de fitas para processamento do fundo dos produtos:
Fita de trança ou gorgorão
Essas fitas são especialmente duráveis e mantêm bem sua forma; elas vêm em diferentes larguras e densidades. Essas calças, corpetes e outras fitas são feitas de vários materiais: sintético e natural.
Antigamente, as calças eram obrigadas a ser enfeitadas com trança na parte inferior, pois protegiam o produto do desgaste. Hoje em dia você só encontra calças caras prontas com fita acolchoada na parte inferior. Trabalhar com fita de gorgorão requer a presença de uma máquina de costura.
Importante! Antes de trabalhar com a trança, ela deve ser decapitada - cozida no vapor em um estado relaxado e livre. Isso é necessário para que a fita não encolha após a lavagem.
Fita de teia de aranha (com base adesiva)
Esta fita é um material não tecido transparente e muito leve. Tão pegajoso A fita de teia com largura de 0,5 a 5 cm pode ser vista nas lojas geralmente em duas cores: preto e branco.
Nas lojas você encontra dois tipos de teia: normal e de papel, a segunda é ótima para trabalhar tecidos de malha, pois estica melhor. Para trabalhar com fitas adesivas termofusíveis, você só precisa de um ferro.
Observe que as calças feitas de tecidos caros têm bainha apenas com fita adesiva, pois as fitas adesivas podem estragar o material!
Ajuste correto das calças
A experimentação é uma operação muito importante, necessária para eliminar diversos defeitos de ajuste do produto à figura. Antes de experimentar é aconselhável realizar um tratamento térmico úmido, pois muitos tipos de tecido encolhem após a primeira lavagem.
- Costuma-se experimentar calças com sapatos, e se o dono usa cinto não se esqueça disso.
- O comprimento ideal das calças masculinas (escolares) é até o início ou meio do calcanhar, para que não pareçam muito curtas e ao mesmo tempo não arrastem no chão. As calças femininas devem terminar sempre no meio do calcanhar.
- Se a prova for feita sem sapatos, a parte de trás da perna da calça deve chegar ao chão. Certifique-se de que a parte de trás das calças não forma dobras, embora seja permitida uma ligeira dobra na frente.
- Outra opção de escolha do comprimento é por modelo e dependendo da moda. Se as calças forem justas, por exemplo tipo magro, então devem ser um pouco mais curtos para não ficarem com aspecto enrugado.
- Durante o ajuste, a parte inferior da perna da calça deve ser virada para fora e a frente e as costas devem ser fixadas com alfinetes.
Importante! A metade frontal das calças é geralmente 1-1,5 cm mais curta que a metade traseira.
Passos para preparar a barra da calça para costurar a fita
Antes de começar a trabalhar nas calças, elas precisam ser bem passadas. A seguir realizamos as seguintes manipulações:
- Vire as calças do avesso.
- Dobre as calças ao meio e coloque-as sobre uma superfície plana.
- A bainha nem sempre é a mesma nas calças de fábrica, então você pode usar a cintura como guia.
- Fixamos as pernas das calças uniformemente alinhadas ao longo das costuras laterais.
- Em seguida, pegue uma régua e use sabão ou giz para desenhar uma linha de um alfinete a outro. Ao longo desta linha colocamos alfinetes em ambas as pernas, viramos o produto e traçamos a linha resultante.
- Colocamos linhas ao longo das linhas resultantes com pontos de aproximadamente 0,5-0,7 cm, pois o giz ou o sabão podem desaparecer durante a vaporização do produto e durante outras operações. Ao longo desta linha passaremos e dobraremos as pernas das calças.
- Da linha resultante para baixo é necessário reserve aproximadamente 4 cm nas calças masculinas e 3 cm nas calças femininas (para adulto, para criança pode deixar uma margem maior) para a bainha e também traçar linhas. É preciso também levar em consideração o fato de que o tamanho da mesada de acordo com as normas é ditado pelo modelo da calça: para as largas a mesada é em média de 2,5 cm, e para as clássicas retas - até 4 cm.
- Agora você pode cortar o excesso de tecido ao longo da marca inferior.
Importante! Se as calças forem afuniladas ou largas na parte inferior, a margem da bainha deve ser simétrica ao formato da perna da calça, caso contrário a parte inferior do produto ficará deformada.
Calças com bainha, diferenças no trabalho com fitas diferentes
Dependendo do tipo de calça e do tecido, devemos utilizar vários materiais adicionais. Assim, a gossamer não é adequada para materiais que requerem lavagens frequentes, para tecidos caros, materiais muito grossos ou finos, para jeans.
Porém, se você planeja alterar frequentemente o comprimento do produto, a web será útil, pois trabalhar com ela leva pouco tempo e é fácil de usar. Gossamer se mostra bem na bainha de calças sociais masculinas e femininas, pois com esse método de encurtamento do produto não há necessidade de ponto cego manual, que não é tão fácil de manusear.
Este método será especialmente relevante para mulheres que mudam frequentemente a altura dos saltos e para mães com filhos pequenos, porque crescem muito rapidamente, e com este método você pode facilmente mudar o comprimento das calças em questão de minutos!
Conselho! Esse método é perfeito para quem não possui overlocker ou máquina de costura.
Como encurtar calças com fita adesiva?
Encurte o resultado final usando uma teia da seguinte maneira:
- Realizamos todas as operações preliminares.
- Viramos as calças do lado direito e dobramos para dentro ao longo da linha previamente traçada, prendendo a bainha com alfinetes.
- Passe a ferro a dobra das calças.
- Pegamos fita adesiva (adesiva) com o dobro do comprimento das calças na parte inferior.
- É muito cómodo trabalhar com fita cortada em pedaços de aproximadamente 5 cm de comprimento.
- Colocamos um pedaço de teia dentro da dobra, a borda livre do tecido deve ser dobrada cerca de 0,4 cm para dentro e fixada com alfinetes de segurança. Em seguida, passe a bainha resultante. Dessa forma, a borda do tecido não ficará desfiada ou desfiada, mas ficará esteticamente mais agradável.
Importante! Certifique-se de que as teias de aranha não saiam do tecido, pois quando coladas serão difíceis de remover.
Existe outra maneira fácil e rápida de encurtar calças usando fita adesiva de papel.Com este método, a borda livre pode ser nublada manualmente, usando overlock ou zigue-zague, ou deixada sem overlock:
- Repetimos o ponto um do plano de ação anterior.
- Do lado avesso colocamos a fita com a camada adesiva voltada para baixo, cuja largura não deve ultrapassar a largura da bainha.
- Passe a fita em toda a extensão da perna da calça, deixe esfriar e retire o papel.
- Dobre e passe a ferro do lado avesso.
Ao usar os dois métodos, a parte frontal da barra das calças ficará muito bonita e elegante.
Como fazer a bainha das calças com trança?
Trabalhar com fita de gorgorão é mais demorado e complexo, mas durante a operação esse método tem se mostrado mais prático e durável. Existem duas maneiras de fazer a bainha das calças com fita adesiva: em círculo ou apenas na metade de trás da perna da calça, o que é conveniente, pois as calças se desgastam principalmente apenas na parte de trás.
Você pode encontrar a cor da trança que combina com suas calças. A fita preta no estúdio é considerada a mais universal e serve para bainhar calças de diversas cores, pois quando tudo é feito com profissionalismo e cuidado, ela não fica visível.
Vamos considerar uma maneira como fazer a bainha das calças com fita adesiva na metade de trás:
- O trabalho preparatório neste método é igual aos outros.
- Alargamos as costuras laterais da bainha dependendo do tipo de calça, nas calças retas esse valor é de cerca de 3 mm.
- Decante a fita com vapor ou mergulhe-a em água, cuja temperatura deve ser de cerca de 50 graus, deixe a água esfriar, retire a fita e deixe secar. Caso contrário, após a primeira lavagem ou durante o uso, a trança poderá encolher e a parte de baixo da calça ficará com formato ondulado.
- Rasgamos as costuras laterais sob o ponto de giz ao longo da largura da fita, isso é necessário para esconder suas pontas. Não há necessidade de rasgar a costura!
- Colocamos a fita com o lacre voltado para baixo, escondemos suas bordas nas costuras abertas - laterais e degrau, e alinhavamos 2 mm acima da linha de giz. Isto é necessário para que as calças durem mais e fiquem protegidas do desgaste.
- Costuramos as costuras dos degraus e laterais nos locais onde foram abertas.
- Fixamos a fita na borda ou 0,1 cm em ambos os lados, não esquecendo de colocar fechos em cada borda.
- A seguir, processamos a borda inferior das calças de forma acessível - com overlocker ou manualmente. Certifique-se de pressionar as costuras laterais antes de costurar.
- Fixamos a bainha inferior com alfinetes e alinhavamos sob a costura. Verificamos pela frente se o tecido está apertado pela costura.
- Costuramos a parte inferior do produto com ponto oculto, certificando-se de que os fios do tecido não se estiquem pela frente e que nenhum ponto fique visível.
- Passe as calças do rosto - está tudo pronto!
Atenção! Ao realizar um ponto cego, é necessário capturar apenas 2-3 fios do tecido principal da calça, quando a parte dobrada pode ser costurada, enquanto os pontos devem dar um pouco de folga, mas não muito soltos, caso contrário eles serão perceptível na parte frontal.
Calças masculinas com bainha e fita de gorgorão
Etapas do trabalho:
- Estamos nos preparando para a bainha.
- Colocamos a fita na costura da virilha ao longo da frente das calças, colocando-a nas linhas previamente traçadas e fechando-as em 2 mm. Fixamos em um círculo e começamos a costurar. Costuramos a trança, como no método anterior, dos dois lados.
- Costuramos a borda livre.
- Viramos a bainha para dentro de modo que literalmente 1-2 milímetros de trança apareçam por baixo da borda das calças. Isso é necessário para aumentar a vida útil do produto.
- Passe a ferro a borda dobrada. A maneira mais conveniente de fazer isso é em um bloco de passar roupa projetado para passar mangas.
- Bainhamos a parte inferior do produto com um ponto oculto e passamos a ferro pelo rosto.
Conselho! Existe também um método combinado, para aqueles casos em que você não tem tempo e simplesmente não sabe fazer pontos cegos de maneira uniforme. Tudo é simples aqui - pegue e cole a bainha com fita adesiva quente. Mas essa bainha durará apenas algumas lavagens e terá que ser refeita.
Como encurtar jeans usando fita adesiva
Este método pode ser usado para restaurar a parte de baixo desgastada de jeans que, de outra forma, não perderam a aparência. Mas esse método também é bom para encurtar jeans recém-adquiridos:
- Arrancamos a bainha velha e passamos.
- Cortamos tudo exatamente ao longo da linha de desgaste e marcamos 5-7 mm para cima a partir desta linha, desenhamos uma linha reta com giz ou sabão.
- Agora você precisa dobrar o jeans ao longo da linha marcada, prendê-lo com alfinetes e experimentá-lo. Os jeans costumam desgastar nessa área por serem muito longos, então tudo precisa estar na hora certa.
- Escolhemos uma fita durável, além de fios, nas lojas você encontra alguns especiais para trabalhar com tecidos jeans.
- Costuramos a fita ao longo da linha marcada, no final dobramos a borda para dentro e costuramos - assim a fita ficará mais esteticamente agradável e não irritará a pele.
- A seguir, dobramos a borda do jeans para que a fita fique um pouco saliente do lado de fora, literalmente 1-2 mm, formando um debrum, e realizamos um tratamento térmico úmido.
- Colocamos mais uma linha - uma linha de acabamento ao longo da segunda borda da fita, primeiro você precisa decidir a cor.Em seguida, costuramos 0,1 da borda da fita ao longo do lado avesso da perna.
- Fazemos a passagem final e pronto!
Aconselhamento profissional de especialistas irá ajudá-lo a ajustar quaisquer itens de acordo com sua altura.