Na hora de atualizar seu guarda-roupa, às vezes acontece que as calças não cabem. As pernas são muito longas e dobram-se em um acordeão feio ao redor do pé. Neste caso, não é necessário recusar a compra do produto clássico desejado. Você mesmo pode fazer a bainha das calças à mão, sem habilidades especiais de corte e costura. A maneira mais eficaz é uma costura oculta.
Fazemos a bainha das calças à mão com costura cega
As calças clássicas há muito que consolidam a sua posição em qualquer guarda-roupa. Eles formam a base de um uniforme escolar ou traje de negócios para adultos. Na hora de comprar você pode encontrar um problema: as calças ficam perfeitas, mas as pernas são muito compridas. Este problema pode ser facilmente corrigido em casa, sem recorrer à ajuda de especialistas do estúdio.
Processo preparatório
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar os materiais e ferramentas necessários. A preparação oportuna ajudará a economizar tempo e concluir o processo de costura mais rapidamente.
Ferramentas necessárias:
- medidor de costura;
- governante;
- pinos de segurança;
- giz ou lápis;
- agulhas;
- fios para combinar com o produto;
- tesoura;
- ferro.
Se o produto acabou de ser adquirido, recomenda-se decatificá-lo. Isso ajudará você a obter o ajuste certo e evitará que o tecido encolha após a lavagem. Para decatenar, bastará tratar a parte inferior das calças com vapor ou molhá-las levemente e passar várias vezes a plataforma de ferro quente. Você também pode simplesmente molhar as calças e deixá-las secar sozinhas.
Processo tecnológico
Referência! Este método é adequado para qualquer calça reta clássica.
Depois de decatar, você pode começar a fazer a bainha. Primeiro você precisará das medidas necessárias do comprimento das calças. Eles podem ser removidos de outro produto que tenha ajuste e corte semelhantes. Viramos o produto do avesso, dobramos a perna da calça na perna da calça e colocamos sobre uma superfície dura e plana. Medimos a costura da virilha com um medidor de costura e marcamos o número necessário. Também colocamos as calças na superfície, medimos e marcamos. Isso também pode ser feito na parte externa do produto. Usando uma régua, meça os cantos e desenhe uma linha reta. Graças a alguns passos simples, obtivemos o comprimento necessário.
Importante! Ao medir diretamente no corpo, leve-os com sapatos, o comprimento deve ficar aproximadamente até o meio do calcanhar.
Da linha resultante separamos cerca de 3 cm, tecido esse que é utilizado diretamente na bainha para o assentamento da costura. Desenhe uma linha reta usando giz e uma régua. Agora você pode cortá-lo. As bordas cortadas podem ser processadas com overlocker; caso contrário, podem ser nubladas manualmente. A borda do produto é bem cuidada, sem fios salientes. Este tratamento vai ajudar na própria bainha. É ao longo desta que é feita a costura oculta.
Vire as calças do avesso. De acordo com as medidas, dobre cuidadosamente o fundo e prenda-o com alfinetes de segurança. Eles fixarão o tecido com segurança e evitarão que ele escorregue durante o processamento. Agora você pode iniciar o arquivamento manual.
Atenção! Ao fixar com alfinetes, certifique-se cuidadosamente de que as costuras laterais coincidem.
É melhor fazer a bainha à mão usando um fio com costura invisível. Para garantir que a costura não seja perceptível pela frente, a linha deve ser fina e a agulha afiada, sem protuberâncias. Inserimos a agulha no ponto da costura overloque ou nublada, agarrando 2 fios da perna da calça. Desta forma, processamos cuidadosamente a bainha da perna da calça em todo o diâmetro, removendo gradativamente os alfinetes desnecessários.
Por fim, passe cuidadosamente a costura do lado avesso. O comprimento é encurtado e as calças estão prontas. O mínimo de tempo e passos simples irão ajudá-lo a fazer a bainha das calças à mão.
Dicas úteis
Existem algumas dicas que você precisa saber antes de passar pelo processo. Eles o ajudarão a realizar um trabalho competente de bainha manual e a evitar erros.
- Os tecidos naturais tendem a “encolher” após a lavagem. Neste caso, é necessário decatar antes da bainha.
- Se você não tiver um calcador overloque, um ponto zigue-zague é adequado para processamento.
- Para um corte mais confortável do excesso de tecido, recomenda-se a utilização de um cortador de costura especial.
- Ao cortar, pegue as duas metades de uma perna da calça de uma só vez para evitar incompatibilidade entre as metades.
- Ao fazer bainhas em roupas masculinas, os especialistas recomendam o uso adicional de tranças.
- Ao fazer a bainha da calça clássica infantil à mão de acordo com o padrão, é necessário deixar de 4 a 5 cm, segmento que ajudará a alongar o produto quando a criança crescer rapidamente.
- É melhor fazer medições diretamente no corpo. Para obter números precisos, você precisa experimentar as calças imediatamente nos sapatos com que vai usar o produto.
- Ao realizar o processo de engomar após a bainha, é necessário passar apenas a própria borda. Não é recomendado fazer costuras. A cama quente do ferro pode deixar costuras na parte frontal do produto. É muito difícil livrar-se deles.
- O comprimento ideal para calças masculinas é considerado o comprimento até o meio do calcanhar. Os produtos femininos são encurtados aproximadamente até o meio do calcanhar.
Conclusão
As calças retas clássicas são obrigatórias em qualquer guarda-roupa, sejam homens, mulheres ou crianças. Muitas vezes, um produto de que você gosta pode demorar um pouco mais do que o necessário. Neste caso, não há necessidade de recusar a compra. Você mesmo pode fazer a bainha das calças à mão. Este método irá ajudá-lo a ajustar o produto e obter o comprimento necessário. Seguir dicas e recomendações eliminará erros e ajudará a tornar o processo agradável e educativo.