Embora as crianças cresçam muito rapidamente, isso não significa que você precise comprar um novo uniforme escolar a cada novo ano letivo. Por exemplo, você pode comprar calças para a escola para um aluno da primeira série crescer e acolchoá-las pela primeira vez. Em um ano será possível alongá-los e, se houver oferta, repetir o procedimento novamente.
Fazendo a bainha das calças de um estudante em casa
Não será difícil encurtar a calça escolar de um menino em casa, mesmo que você não tenha máquina de costura. Você pode até usar cola para isso. Ou faça a bainha à mão. O principal é fazer as medições corretas e seguir as recomendações dos especialistas.
Opções para calças com bainha
Existem várias opções de encurtamento:
- corte;
- não cortante.
A diferença óbvia entre os dois é que na primeira etapa o excesso de tecido é cortado, enquanto na segunda etapa é feito uma bainha interna. Como se você encurtar as calças das crianças, deseja poder alongá-las no futuro, consideraremos a opção sem corte.
Como fazer a bainha das calças de uma criança sem cortá-las
Via de regra, as calças são vendidas com bainha sem bainha para que o comprador tenha a oportunidade de ajustá-las à sua altura. Se o produto adquirido tiver uma aparência acabada e precisar ser encurtado, primeiro você terá que abrir a parte inferior e passar a ferro a dobra de fábrica. Isso resultará em uma perna de calça de camada única com borda overlock. Isso é exatamente o que você precisa para trabalhar em casa.
Existem várias maneiras de fazer a bainha, mas todas começam experimentando e marcando o comprimento necessário. Na maioria das vezes, o comprimento é feito até o meio do calcanhar, mas se o estilo for estreito, é melhor torná-lo um pouco mais curto.
ATENÇÃO! Se não conseguir experimentar, pode marcar o comprimento com outras calças do tamanho certo. As medições são feitas ao longo da costura interna da virilha.
Em seguida, você precisa decidir se costurará à mão ou em uma máquina de costura.
Calças de bainha à mão
O processamento manual da barra das calças é acessível a todos. Para isso, basta a própria calça, linhas que combinem com o produto e para alinhavar, agulha fina e giz.
É cercado da seguinte forma:
- A parte inferior do produto é marcada com giz e duplicada nas duas pernas da calça.
- O excesso é dobrado para dentro até a linha marcada. É alinhavado com ponto duplo para que as costuras laterais do comprimento principal e da bainha coincidam. Em vez de linha, você pode usar alfinetes de alfaiate.
- A orla é costurada com costura oculta: a linha pode passar tanto por dentro de duas camadas de tecido quanto por fora pelo avesso, mas apenas alguns fios ficam presos com a agulha na frente da calça.
- O alinhavo é retirado, a perna da calça é esticada e alisada.
Fazendo bainha em uma máquina de costura
Para evitar que a barra das calças se desgaste por mais tempo, utiliza-se fita adesiva. Também pode ser costurado à mão, mas o ponto à máquina será mais confiável.
Para trabalhar você precisará de:
- calças com bainha larga e overlock na barra;
- fita para calças combinando com o produto;
- fios para combinar com a cor do produto;
- linha de alinhavo ou alfinetes de alfaiate;
- giz ou pedaço de sabão.
O processo de bainha é o seguinte:
- O comprimento necessário do produto está marcado com giz em ambas as pernas.
- A fita da calça é disposta ao longo da marca na parte frontal de forma que sua borda espessa fique para cima e se sobreponha à linha de inflexão em 2 mm. Prenda com alinhavo ou alfinetes.
- A fita é costurada à máquina. Primeiramente, a borda é costurada ao longo da linha de dobra ao longo da tira texturizada de forma circular, ou seja, sobreposta. Depois o segundo lado.
- O alinhavo é removido e a trança é passada a ferro.
- O excesso de tecido é dobrado para dentro junto com a fita da calça ao longo da linha de dobra. Neste caso, a fita deve sobressair uniformemente em 2 mm. A bainha é fixada com fios ou alfinetes, especialmente esticados ao longo das costuras laterais.
- A orla da bainha é costurada com costura oculta na máquina, se não houver calcador especial é costurada à mão.
- O fundo é passado a ferro, o alinhavo é retirado e passado a ferro novamente para consolidar o resultado.
Às vezes acontece que você precisa encurtar as calças, mas não há fita suficiente na cor desejada. Nesse caso, pode-se fazer bainha com fita adesiva apenas na borda posterior, pois ela se desgasta mais com o uso.
Progresso:
- Primeiramente, após marcar o comprimento, é necessário desvendar as costuras laterais de baixo até uma marca 2 cm acima da linha de dobra.
- Em seguida, é necessário costurar a fita da calça, como de costume, mas apenas nas costas.
- As costuras laterais são então costuradas. As pontas da trança ficam do lado avesso.
- Depois disso, a borda é dobrada, costurada e alisada, como em um encurtamento de máquina normal.
Esses métodos são bons, mas se você usar calças ativamente, a linha de dobra ainda será apagada, mesmo com uma fita para calças.No futuro, quando for necessário alongá-los, um traço da curva ficará visível. Para evitar que isso aconteça, é melhor usar uma opção de encurtamento diferente.
Bainha para que a dobra não se desgaste
Ao encurtar as calças escolares, é importante poder aumentá-las no futuro. A forma mais adequada para isso é a seguinte:
- Dobre a borda inferior em 1 cm, costure com ponto em incrementos de 4 mm.
- Em uma perna da calça marque o comprimento desejado do produto.
- Na segunda perna da calça, faça uma dobra para dentro de modo que a borda inferior se projete 2 mm abaixo dela e fique nivelada com a marca de comprimento.
- Prenda a dobra com alfinetes e costure na máquina com costura em incrementos de 4 mm.
- Se o comprimento a ser colocado for grande e a dobra larga, é necessário fazer a bainha do lado avesso com uma costura oculta. Se a dobra não ceder, pode deixar assim ou prender nas costuras laterais.
- Encurte a segunda perna da mesma maneira.
Em seguida, você pode bainhar a fita da calça ao longo da borda inferior por dentro. No entanto, mesmo que a borda inferior se desgaste, quando alongada, a costura da bainha se rasgará e a parte inferior poderá ser aparada e forrada novamente.
Algumas dicas
Recomendações para ajudar a evitar erros graves ao encurtar:
- O comprimento do produto é medido ao experimentar os sapatos. Se você planeja usar calças com cinto, também deve usá-las na hora de medir.
- Para uma melhor imagem visual, a borda traseira pode ser ligeiramente rebaixada em relação à frontal. Para fazer isso, o comprimento medido após a costura lateral ao longo da metade posterior é gradualmente reduzido em 10–15 mm.
- Além disso, para fixar a bainha, pode-se usar fita adesiva, mas isso não exclui fios. Após várias lavagens, a teia pode perder suas propriedades adesivas, então, por segurança, a bainha é costurada.
- Nas calças com bainha, a parte inferior é passada por dentro para evitar que a bainha fique impressa na frente.