Todo mundo já se deparou pelo menos uma vez com uma situação em que calças que cabem perfeitamente na cintura e nos quadris não cabem no comprimento. Via de regra, a situação é bem conhecida por pessoas de estatura média e abaixo da média. Definitivamente, você não deve recusar a compra em tal situação, porque as calças sempre podem ser encurtadas e ajustadas para se adequar a você.
Muitas pessoas acreditam erroneamente que, se as pernas forem alguns centímetros mais compridas, não há necessidade de bainá-las. Mas, neste caso, toda a imagem fica desarrumada e o tecido se desgasta mais rápido devido às constantes rugas e fricção.
Como fazer a bainha correta das calças masculinas
Para fazer a bainha das calças no comprimento desejado, você pode sempre recorrer a profissionais do ateliê ou fazer você mesmo. Além disso, isso não requer educação especial e, na ausência de uma máquina de costura, você pode sobreviver com uma simples agulha e linha.
Comprimento correto das calças masculinas
Antes de cortar e fazer a bainha das pernas das calças, você precisa descobrir quanto tempo elas devem ter. Calças clássicas com vincos, jeans ou calças de ganga: cada estilo tem as suas regras.
Clássico
Para deixar a calça social bonita, a parte de trás das pernas deve ser um pouco mais longa e terminar alguns centímetros acima do calcanhar. Na frente, devem cobrir 2/3 da bota. Se o comprimento for escolhido corretamente, a perna da frente da calça é franzida em uma dobra na altura da canela e a parte de trás não cai abaixo do meio do calcanhar.
A exceção são as calças cônicas. Eles também devem formar uma única dobra, mas podem ser um pouco mais curtos na parte de trás do que um modelo mais largo. O ideal é que calças desse estilo sejam experimentadas em calçados específicos.
Calças chinesas
Este é um modelo informal, por isso há muitas maneiras de usar calças cáqui. Eles são usados com e sem gola. Tudo é determinado pelo corte e estilo pessoal. Na hora de escolher o comprimento, deve-se seguir uma regra simples: quanto mais estreita a calça, menor é o comprimento. Embora ir a extremos também não seja recomendado. Uma perna reta deve formar uma dobra na frente, caso contrário a aparência geral ficará desleixada.
Jeans
Os requisitos de comprimento para jeans são os mesmos das calças. Os modelos estreitos devem ficar sobre os sapatos, mas não enrugados, e os largos devem formar uma dobra na canela. Os adeptos dos roll-ups devem escolher jeans de comprimento tal que, quando enrolados, exponham no máximo o tornozelo.
Calças masculinas com bainha
Antes de fazer a bainha, é melhor lavar e passar as calças. Isso é necessário porque muitos tecidos podem “encolher” após a primeira lavagem. O procedimento é o mesmo para calças diferentes, mas fazer a bainha nas clássicas é o mais difícil. A principal condição: a costura não deve ser visível.
Calças masculinas clássicas com trança
As calças clássicas masculinas têm melhor bainha com uma fita especial (trança).Isso permite dar uma forma rígida à parte inferior das pernas e proteger o tecido contra danos.
Preparação, congelamento
O melhor é medir o comprimento desejado durante o processo de prova e somente com sapatos e cinto. Como último recurso, você pode marcar outras calças já usadas.
Etapas de medição durante o processo de adaptação:
- dobre o excesso de comprimento para fora até o nível necessário;
- prenda com alfinetes nas costas e na frente;
- Aplique marcas de giz nas bordas futuras.
Importante! Se a medição não for feita em uma pessoa, mas em outras calças, você precisa focar na parte interna das pernas da calça (costura entrepernas).
Progresso
Após a marcação, as calças são dobradas sobre uma superfície plana. É necessário conectar as pernas para que a linha da cintura corresponda. Prenda as pernas juntas para evitar que o tecido se mova.
Procedimento:
- Desenhe linhas retas com base nas marcas. A maneira mais conveniente de fazer isso é com uma régua de canto.
Referência! Em alguns casos, a linha pode ficar inclinada, diminuindo em direção à parte de trás da calça.
- A distância da linha é de 4 a 5 cm, o que é a margem necessária. Usando o mesmo canto, desenhe uma segunda linha paralela à primeira. Esta será a linha de corte.
- Corte o excesso.
- Finalize a borda com overlocker. Em vez de um overlocker, você pode costurá-lo com ponto zigue-zague em uma máquina de costura normal ou processá-lo manualmente.
- Na primeira linha (bainha) prenda a fita da calça e costure duas linhas nas bordas. O primeiro deve ficar o mais próximo possível da borda da fita e da linha da bainha. É muito importante puxar o tecido e trançar com a mesma tensão, caso contrário a borda ficará desleixada.
Importante! O corte da trança deve ser dobrado e costurado, caso contrário com o tempo começará a desfiar.
- Dobre a borda das pernas para dentro ao longo da linha da trança. A borda da trança deve sobressair 0,5-1 mm.
- Passe a bainha com cuidado por dentro.
- Costure com um ponto especial “invisível” na máquina.
- Passe novamente as calças com um pano úmido.
Fazemos a bainha das calças à mão
Se você não possui uma máquina de costura (ou ela não possui função de ponto “cego”), você pode fazer a bainha manualmente.
O procedimento permanece o mesmo. A borda é bainhada manualmente com uma costura oculta. Para que os pontos não fiquem visíveis de fora, você precisa pegar apenas 2-3 fios com uma agulha.
É muito importante não apertar demais a linha, caso contrário a costura ficará visível. A linha deve estar relaxada.
Algumas dicas
- Para jeans, são usadas linhas e agulhas especiais, e a linha da bainha é batida com um martelo.
- As malhas também são bainhadas apenas com agulhas especiais.
- Para calças de verão confeccionadas em tecido leve, a margem é menor (1-1,5 cm), e se for usada trança, é só na parte de trás.
- Para marcas, é melhor usar sabão em vez de giz. Isso tornará mais fácil eliminar marcas no tecido.
- Se precisar fazer a bainha com urgência, mas não tiver máquina de costura, você pode usar entretela dupla-face. Para isso, a fita é aplicada na dobra, vaporizada com ferro de um lado, depois a borda é dobrada e vaporizada do outro. No entanto, não se esqueça que esta solução é temporária e exigirá processamento completo posteriormente.
- Se as calças tiverem inserções decorativas, você pode encurtá-las nessas costuras. Isto é especialmente verdadeiro para modelos com punhos e pernas elásticas.
E um último conselho: se você não tem a menor ideia de como abordar a máquina de costura e a agulha está enferrujada há muito tempo, é melhor levar as calças para o ateliê. Assim, você economizará tempo e a coisa definitivamente não se deteriorará. Além disso, este serviço é bastante barato.