As calças clássicas têm vincos que conferem à peça um estilo rigoroso. Mas às vezes surge a necessidade de remover as flechas. Como alisá-los corretamente sem deixar vestígios, para não estragar tudo? Vamos discutir todos os detalhes.
Por onde começar?
Antes de começar a passar, estude a composição do tecido, isso vai te ajudar a evitar erros e estragar as calças. Na etiqueta, o fabricante indica o conteúdo de um determinado tecido no produto. Fica assim: 80% algodão, 20% poliéster. Ou seja, este modelo contém fibras sintéticas e naturais, embora haja mais fios destas últimas nas calças.
O que você precisa saber sobre tecido?
Dependendo da composição do tecido, é necessário definir a temperatura e um determinado modo de engomar. Por exemplo, recomenda-se processar sintéticos apenas com ferro quente, o jersey só pode ser passado com gaze úmida e a lã deve ser passada pelo verso a uma temperatura não superior a 165 graus.O tecido do forro requer passar de dentro para fora, sem usar vapor ou umedecimento.
IMPORTANTE! Sempre comece a passar sua peça em temperatura baixa em uma pequena área próxima à borda, para que você entenda qual método de engomar é adequado para esta peça.
Ferramentas necessárias
Para remover vincos nas calças, é necessário ter à mão um ferro e uma tábua de passar (esta última pode ser substituída por uma superfície plana e dura). Você também pode precisar de gaze úmida ou pano fino. Se o ferro não tiver borrifador de água embutido, água limpa e um borrifador serão auxiliares indispensáveis. A maioria dos ferros modernos são equipados com vaporizador, mas se o seu assistente não tiver essa função, você precisará de uma panela com água fervente.
Quais modos de engomar existem?
Dependendo do tipo de tecido, existem vários modos de engomar:
- seco;
- molhado;
- usando vapor.
O modo seco é adequado para calças de algodão ou linho. O modo seco não é adequado para produtos de lã. O engomar úmido ou molhado é adequado para quase todos os tipos de tecido. O processo ocorre borrifando água sobre a própria peça ou utilizando gaze úmida. Alguns tecidos precisam ser vaporizados. Há uma pequena nuance aqui. Por exemplo, calças de lã devem ser vaporizadas pelo verso, caso contrário o tecido começará a brilhar e brilhar.
IMPORTANTE! Antes de passar, leia o rótulo: algumas peças não podem ser passadas.
Qual modo de temperatura você deve escolher?
No rótulo, o fabricante indica símbolos que indicam qual regime de temperatura é adequado para um determinado produto. Vejamos as opções mais comuns:
- um ferro com vapor riscado acima significa que é proibido o uso de vapor para passar;
- um ferro e um ponto simbolizam baixa temperatura - até 100 graus;
- o ferro e dois pontos indicam que a temperatura permitida para passar não é superior a 150 graus;
- um ferro com três pontas permite ajustar a temperatura até 200 graus;
- Um ferro riscado não permite o uso de ferro no produto.
Se tiver dúvidas na escolha de uma modalidade, ou não houver etiqueta no produto, aumente a temperatura gradativamente.
Estágios de suavização de setas
Você deve começar limpando ou lavando as calças. O item deve estar limpo de sujeira, fiapos e poeira. Os bolsos devem estar vazios. Depois de ter certeza de que as calças podem ser passadas, passe para a fase de alisar os vincos.
- Coloque o produto com cuidado sobre uma tábua de passar roupa ou outra superfície plana e dura (mesa, armário, etc.). As calças são passadas uma de cada vez. A flecha deve ficar exatamente no meio da perna da calça.
- Molhe o pano ou gaze com água e coloque-o sobre o ferro, coloque o ferro na temperatura aceitável e comece a passar.
- Passe a flecha até que a gaze úmida seque e a flecha desapareça. Tenha cuidado para não superaquecer o tecido. É melhor molhar a gaze novamente e repetir o processo. Se as suas calças podem ser passadas a vapor, utilize este modo, isso facilitará o trabalho e os vincos desaparecerão mais rapidamente.
Não há muita diferença na direção de passar as calças, mas passar da borda da perna da calça para cima, ou seja, até o cós, é mais conveniente. Não há necessidade de passar a flecha inteira de uma vez, trabalhe com pequenas seções de 10–15 cm, movendo gradativamente a gaze úmida.
IMPORTANTE! Se você tem medo de estragar as calças, passe o produto de dentro para fora.
Como consolidar o resultado?
Para consolidar o resultado da suavização das setas, é necessário realizar diversas ações. Pendure cuidadosamente as calças no cabide, mas a dobra nas pernas da calça não deve ficar na dobra, mas sim ao longo da costura do produto.Deixe-os pendurados por algumas horas. Se depois de algum tempo as setas não aparecerem, não será necessário passar roupa adicional. Se em alguns locais os restos das setas estiverem visíveis, repita o processo de alisamento ou use uma prensa.
O que fazer se eles ainda não suavizarem?
Se os vincos nas pernas das calças não forem suavizados, e isso geralmente acontece com roupas velhas, velhas ou muito passadas, você pode usar uma prensa. Qualquer objeto duro e pesado com superfície lisa, como um livro ou um bloco de madeira, pode ser usado como prensa.
Coloque a perna da calça sobre uma tábua de passar, cubra o vinco com uma gaze úmida e alise com vapor. Assim que o ferro liberar vapor sobre o tecido, levante-o e pressione a seta. Pressione-o com a mão e segure por 15 a 20 segundos. Repita a manobra em todo o produto. Este método não permitirá que as fibras do tecido tomem a forma anterior.
IMPORTANTE! Usando um bloco de madeira como prensa, inspecione se há lascas e lascas para evitar danificar suas roupas.