Hoje, o mundo promove o combate ao excesso de peso e à alimentação saudável. Muitas mulheres realmente começaram a pensar sobre isso: começaram a levar um estilo de vida ativo, a aderir a diversas dietas e sistemas de nutrição adequados. Centímetros e quilogramas vão embora, mas novos problemas aparecem em seu lugar - roupas que ficam penduradas no corpo e parecem ter saído do ombro de outra pessoa.
Claro, você pode fazer compras regularmente e atualizar seu guarda-roupa, mas, infelizmente, nem todos podem comprar e usar coisas novas com frequência. Portanto, uma das opções para solucionar esse problema é costurar você mesmo as roupas com as próprias mãos. É perfeitamente possível fazer isso em casa, tendo conhecimentos básicos de máquina de costura. Vejamos as nuances.
Como saber se as calças são 1-2 tamanhos maiores na cintura?
Se for difícil determinar “a olho nu” o tamanho das calças na cintura, você pode usar as tabelas de tamanhos, que abundam na World Wide Web. Basta pegar uma fita métrica e medir a circunferência da cintura a partir de você e do produto e ver a que tamanho correspondem as medidas. Se houver diferença de um ou dois tamanhos, é possível dispensar o recorte costurando em alguns pontos.
Eles precisam ser redesenhados e como?
Se precisar reduzir suas calças em 3 ou mais tamanhos, você terá que cortá-las novamente. Antes de começar, você deve avaliar com sobriedade seus pontos fortes para não estragar tudo. Se tiver a menor dúvida, não corra riscos, é melhor confiar nos profissionais e levar a calcinha a um alfaiate.
É realizada uma redução de 3 tamanhos na cintura, quadris e virilha. O primeiro passo é rasgar cuidadosamente o produto com um ríper, uma tesoura de unha ou uma lâmina. Primeiro, o forro do cinto na área da costura do assento, a própria costura do assento e as costuras da virilha são rasgados até o nível dos quadris. Remova os fios das bordas e passe a ferro. Marcar pontos:
- as pontas do cinto, de acordo com a medida da circunferência da cintura;
- largura traseira ao longo da linha do degrau;
- largura das costas ao longo da linha do quadril;
- conecte os pontos resultantes com uma linha usando giz. Isso duplicará a linha de corte. Coloque pontos de alinhavo ao longo da linha de giz. Experimente. Se couber bem, costure todas as bordas. Passe bem;
- endireite o forro do cinto e faça a bainha até a borda na área da costura do assento;
- passar tudo.
Quando um produto precisa ser costurado em 4 ou mais tamanhos, as calças são totalmente recortadas. Ou seja, arrancam completamente todas as costuras, se livram dos fios, passam a ferro, recortam, cortam o excesso e esmerilham da mesma forma que na costura inicial.
É possível reduzir a cintura das calças com as próprias mãos?
Recomenda-se que o iniciante costure sozinho as calças se forem feitas, por exemplo, de jeans ou malha.Não se deve usar tecidos “complexos” muito finos ou densos, pois o risco de estragar o produto é muito alto. Reduzir a largura da calça na cintura em alguns tamanhos sem primeiro cortar todo o produto é ainda mais fácil. Isto pode ser feito de várias maneiras:
- adicionando alguns dardos novos ou alterando os existentes, este método será o mais bem-sucedido, com uma ligeira diminuição;
- costurado nas laterais, utilizado na ausência de bolsos laterais;
- costurar a costura do meio, método universal, é adequado para reduzir o tamanho de qualquer tipo de calça, inclusive aquelas com bolsos laterais.
Costuramos lugares diferentes nas calças
As etapas do trabalho são geralmente idênticas e diferem apenas ligeiramente:
- Antes de usar a máquina de costura, é necessário virar as calças do avesso e vesti-las do avesso.
- Então, dependendo do método de diminuição escolhido, use alfinetes em uma perna da calça para fixar os locais de diminuição.
- Para decidir como costurar uma calça, você pode prender as pregas em uma perna e as costuras laterais ou intermediárias na outra, e ver em que caso o produto fica melhor. É importante controlar para que não haja constrições.
- Independentemente do método escolhido, primeiro arranque a parte inferior da correia. As calças são sempre costuradas de cima para baixo.
Características de costura no cós da calça com elástico
Para costurar calças com elástico, use os mesmos métodos das calças normais, exceto pela adição de dardos. Praticamente não são feitas nessas calças. Ou seja, você pode costurar nas laterais ou na costura do meio. Vejamos como o cinto é costurado. Se for costurado pela frente e por trás, é mais aconselhável costurar na costura do meio, e se o cinto for costurado na lateral, nas costuras laterais. Para fazer isso, não é necessário arrancá-lo completamente, apenas rasgá-lo em dois lugares. Para mantê-lo intacto e mais elástico, é necessário arrancar todo o elemento. Então…
Costure as costuras laterais
Rasgamos o cinto dos lados direito e esquerdo, a 2-3 cm das costuras laterais. Rasgamos as costuras laterais até a linha do quadril por fora e por dentro. Tiramos os fios, passamos a ferro, viramos do avesso, experimentamos e usamos alfinetes para marcar a diminuição. Colocamos uma linha de alinhavo, inclusive ao longo do cós, e experimentamos. Se couber bem, marque a mesma diminuição na segunda perna. Experimentamos, cortamos o excesso de material, processamos as bordas e costuramos com costura à máquina no sentido da borda da correia para baixo. Vamos passar.
Costurando a costura do meio
Arrancamos o cinto na frente e atrás 2-3 cm da costura do meio. Viramos do avesso, experimentamos e prendemos o excesso com alfinetes. Rasgamos a costura do meio, retiramos os fios e colocamos novamente uma linha de alinhavo, inclusive ao longo do cós. Vamos experimentar. Copie a diminuição para a segunda perna. Cortamos o excesso, processamos as mesadas, moemos. Vamos passar.
Tanto no primeiro quanto no segundo caso, você pode primeiro desfazer completamente o cinto e desfazer a costura de conexão nele. Corte o elástico e costure-o novamente com novas medidas. Reduza o comprimento do próprio cinto, que deve corresponder à circunferência da cintura da calça já costurada. Em seguida, feche as costuras laterais ou intermediárias e costure novamente o cós. Pressione as costuras.
Trabalhando com os “lados”
Ao diminuir o tamanho, ambos os lados da perna da calça precisam ser suturados - tanto o interno (degrau) quanto o externo (lateral). Algumas costuras laterais são suturadas apenas se for necessário diminuir a largura nos quadris, mas ao mesmo tempo o produto fica bem na cintura.
Fazemos as operações preparatórias: arrancamos a parte inferior do cinto, viramos do avesso e vestimos as calças, prendemos as costuras laterais, as costuras entrepernas e o cinto nos locais que queremos reduzir. Primeiro realizamos esta operação em uma perna da calça. Colocamos uma linha de alinhavo. Vire as calças do avesso. Antes de fazer uma costura à máquina, você deve sentar-se, caminhar e ver como é confortável. Se estiver tudo bem, fazemos a mesma diminuição na segunda etapa. Vamos tentar novamente. Assim, a calça fica bem, o que significa que você pode cortar o excesso, processar com overlocker ou ponto zigue-zague e costurar as costuras laterais e entrepernas. O último passo é passar as costuras e costurar o cós.
Remova o excesso ao longo da costura do meio
Rasgamos o cinto e cortamos ao meio nas costas, acima da costura do assento. Viramos as calças do avesso, experimentamos e marcamos com alfinetes o quanto a costura do meio precisa ser estreitada. Colocamos pontos de alinhavo ao longo da linha resultante, inclusive ao longo do próprio cinto, conectando suas duas metades. Depois viramos as calças para dentro e experimentamos. Se o produto caber na figura, corte o excesso de tecido, processe as costuras, costure a costura do meio, passando da perna da calça até o cós, e passe a ferro todo o produto.
Como costurar o próprio cinto?
Acontece que calças ou jeans ficam bem na cintura, mas o próprio cinto fica inchado nas costas. Neste caso, use a seguinte técnica de redução:
Na parte interna posterior do cinto, à mesma distância do meio, são feitos dois furos verticais de 2 a 3 cm de altura com um estripador ou lâmina, onde é inserido um elástico largo com um alfinete comum. Seu comprimento deve ser alguns centímetros menor que a distância entre os furos. As bordas do elástico são costuradas à máquina no cós. Preparar. Agora a parte de trás do cós é elástica e não formará grandes dobras.