Todas as calças, inclusive calças de terno, femininas ou masculinas, são costuradas de acordo com determinados padrões de altura. Uma pessoa se desenvolve de acordo com as leis da natureza e pode ficar aquém dos padrões ou superá-los. Se uma mulher tiver 173 cm de altura, as calças com comprimento 170 serão curtas e as calças com comprimento 176 serão longas. Só há uma saída: pegar um modelo com pernas longas e fazer a bainha.
Que tipo de fita é essa para bainha de calças?
Você pode encurtar o produto de várias maneiras:
- entregue a uma costureira qualificada para fazer a bainha;
- Faça você mesmo a bainha usando agulha e linha;
- dobre em casa com fita adesiva.
O último método é conveniente porque pode ser usado por qualquer pessoa: tanto quem se sente confortável com a máquina de costura quanto quem não sabe costurar. Isso é feito de forma fácil e rápida, bastando um pedaço de tecido adesivo. Ao mesmo tempo, as costuras não ficarão visíveis na frente das calças - afinal, elas simplesmente não existem. Se necessário, o comprimento da calça pode ser alterado, gastando pouquíssimo tempo nisso.
Como é chamada essa fita adesiva?
A indústria produz diversos tipos de materiais tecidos e não tecidos com uma ou duas faces, nos quais a cola é aplicada de forma especial. Uma fita especial é usada para conectar as peças (por exemplo, golas inferior e superior, punhos de camisa, lateral e bainha de uma jaqueta) e fixar a parte inferior do produto (costas com costas). Possui uma estrutura translúcida. Provavelmente é por isso que foi chamada de teia de aranha. A base é de material não tecido com aplicação de adesivo nos dois lados.
Classificação das fitas adesivas: qual escolher?
A teia varia em largura (de 5 mm a 70 mm para diferentes tipos de tecidos e aplicações) e densidade (pode ser um pouco mais densa ou menos frequente - de 0,17 a 0,25 mm de espessura). É um material medidor, vendido em rolos e em sacos embalados de 3 a 5 metros. A loja medirá a quantidade necessária, que geralmente é calculada da seguinte forma:
- a parte inferior das calças é espalhada sobre uma superfície plana;
- a largura da perna na parte inferior é medida e multiplicada por dois - este é o comprimento necessário da fita para uma perna;
- o resultado é multiplicado por mais dois - o valor resultante em cm é adquirido para colagem.
Conselho. Se você comprar uma fita alguns centímetros mais longa do que a que contou, use um pequeno pedaço dela para testar a tecnologia em tecidos indesejados. Ao começar a trabalhar diretamente com o produto, você evita erros e erros de cálculo.
A fita adesiva para dobrar o fundo está disponível em dois tipos:
- teia de aranha sem papel;
- malha de teia com base de papel.
Como colar uma “teia de aranha”?
A composição adesiva, aplicada na fita nas duas faces e colocada entre os tecidos, é derretida pelo ferro durante a passagem. As duas partes erradas do produto são conectadas entre si, coladas com fita adesiva em ambos os lados. Isso não é difícil de fazer.A fita é simplesmente inserida no bolso do tecido, que é formado pelas superfícies erradas ao fazer a bainha da parte inferior da perna da calça, e passada a ferro. A temperatura de exposição deve ser alta o suficiente. Somente sob esta condição a teia derrete. Se algo não der certo e a colagem não ocorrer, borrife a fita com água e repita o engomar.
Esta é realmente a maneira mais rápida de fazer bainhas em produtos. Tem muitas vantagens, mas esta tecnologia também tem uma desvantagem - a fita dura apenas algumas lavagens. Depois de pesar todos os prós e contras, começamos a trabalhar se os aspectos positivos superarem a balança.
O que usar? Preparação
Para trabalhar, prepare as seguintes ferramentas:
- Centímetro - mede o comprimento das costuras laterais e internas do produto;
- Régua – marque linhas retas para colagem;
- fita adesiva - conecte as bordas da barra das calças;
- tesoura - corte o excesso de tecido e teias de aranha;
- giz ou um pedaço de sabão - faça marcações na bainha e nas áreas cortadas;
- alfinetes - prenda a parte inferior do produto dobrado;
- ferro - derreta a fita;
- tábua de passar roupa - para realizar todos os trabalhos na sua superfície;
- um pedaço de tecido de algodão - para engomar com segurança.
Como fazer a bainha das calças com fita adesiva?
Vamos tentar colar uma teia de malha com papel. Será fácil trabalhar com ela. A tecnologia em si é simples:
- A fita adesiva é aplicada no avesso do tecido ao longo das marcas com o papel voltado para cima e passada a ferro até aderir ao material;
- depois disso, a camada de papel é cuidadosamente removida e removida;
- resta uma tira de fita adesiva colada;
- a próxima parte é aplicada e passada;
- se as peças não aderirem, borrifam-se com água e passam-se novamente.
A teia não é utilizada para bainhar a parte inferior de tecidos muito finos e muito densos, bem como de tecidos tricotados e escovados. Ela vai esticar material fino, vai esticar-se com tecido tricotado, mas não vai conseguir nem juntar o resto.
Preparando as pernas da calça
Antes de colar a fita, as calças precisam ser encurtadas. Este processo é demonstrado passo a passo:
- vista as calças e endireite-as na cintura e nos quadris. Prenda o fundo com alfinetes, dando ao produto o comprimento desejado;
- tire as calças, coloque-as sobre a mesa, alisando cuidadosamente o local da futura bainha com a mão. Verifique se todas as agulhas estão fixadas correta e uniformemente;
- Marque as linhas de dobra com um pequeno pedaço de sabão ou giz. Neste caso, a linha da bainha deve ser perpendicular à costura lateral;
- após 4 cm da reta pretendida, desça e desenhe uma linha paralela à primeira;
- corte o excesso de tecido da perna da calça conforme a segunda marcação;
- agora é preciso dispor o produto sobre a mesa de forma que a parte reduzida fique em cima e sirva de modelo para cortar o excesso de tecido de baixo;
- Antes de encurtar a outra perna, é importante alinhar todas as costuras laterais de cima para baixo, alinhe-os e só depois marque a linha para corte do material desnecessário;
- encurte a perna restante da calça.
Como colar corretamente? Passo a passo
Agora que as calças estão preparadas, você deve começar a colar a fita. Isso também pode ser explicado passo a passo:
- as calças encurtadas preparadas são dobradas na altura desejada (todo o trabalho é realizado de acordo com as linhas pretendidas);
- a quantidade necessária de teia é medida com uma margem de 0,5 - 1 cm para sobreposição na junta;
- uma fita é colocada dentro da dobra resultante;
- passar com ferro bem aquecido em tecido de algodão;
- A operação é repetida para a segunda etapa.
Agora as calças estão bem bainhadas e prontas para o uso diário. Para não estragar a peça com cola, a fita deve ficar escondida entre o tecido, restando ainda 2 a 3 mm até o final do corte.
Em que você deve prestar atenção?
É muito importante determinar corretamente o comprimento do futuro produto. Para calças masculinas, o ponto de referência será o meio do calcanhar - é até este ponto que devem chegar as pontas das calças de uma pessoa em pé. Com calças femininas é um pouco mais complicado:
- se forem destinados ao uso com sapatos de salto alto, seu comprimento, com a largura adequada, terminará apenas alguns centímetros acima do calcanhar. Os sapatos ficam quase totalmente escondidos pelas calças;
- se o estilo for cigarros ou cachimbos, o comprimento possível é ditado pela largura;
- modelos encurtados têm bainha de acordo com os requisitos da moda;
- Calças retas com salto baixo são encurtadas de acordo com o princípio masculino.
A teia de aranha é utilizada para produtos que não necessitam de lavagens frequentes e não entram em contato com água. Não use altas temperaturas ao lavar na máquina. Mesmo com cuidado delicado, a fita adesiva dura pouco. A opção de repetir as operações de dobra do fundo não está excluída.
Como remover resíduos de cola?
Acontece que a fita não fica colada conforme exigido pela tecnologia. Como resultado, vestígios de cola tornam-se visíveis e é necessária uma correção urgente dos defeitos. Aqueles que encontraram esse problema na prática aconselham o seguinte:
- vaporize a junção da fita com o tecido com vapor de ferro. Não deve tocar no material. Puxe com cuidado a camada superior do tecido em sua direção, separe com cuidado a fita adesiva da peça a ser tratada;
- Depois de retirar a bainha da maneira acima, coloque um pedaço de outro material (de preferência algodão) entre as camadas superior e inferior do tecido e passe a ferro com ferro, ligando a função de vapor.O pano por baixo absorverá qualquer cola restante. Pode não ser possível eliminar completamente a composição na primeira vez. A operação precisará ser repetida;
- o álcool comum atua como corretivo: aplique sobre um cotonete, esfregue a área com vestígios de adesivo e o material será facilmente limpo.
Truques de dona de casa
- Para determinar com precisão o comprimento, o modelo deve estar completamente imóvel. Isso é impossível se você mesmo for o modelo. Recorrer à ajuda de familiares ou amigos é inevitável.
- Se não for possível atrair observadores externos ou se a modelo não estiver fisicamente por perto, pegue as calças com bainha mais bem-sucedida e encurte as novas, focando no comprimento das antigas.
- Gossamer não é tão confiável quanto fazer bainhas à mão, embora dê uma borda suave e bonita ao produto.. Muitas pessoas colam a fita e, para maior confiabilidade, também fazem a bainha na parte inferior.
- Se a loja não tiver fita da cor certa, compre outra - calças justas não têm problema, qualquer cor combina. Não estará na superfície. Mas os finos de verão, especialmente os leves, exigirão mais atenção. Eles exigem uma teia branca, mas ela é encontrada nas lojas com mais frequência do que outras cores.
- Só há uma fita adesiva estreita disponível - não tem problema, pegue o dobro e cole em duas fileiras, colocando-as uma ao lado da outra.
- O comprimento das calças pode ser facilmente determinado com um ferro. Para fazer isso, determine o comprimento do modelo dobrando a perna da calça do avesso e prendendo-a nas costas com um alfinete. Tiramos as calças e colocamos na tábua de passar. Ao combinar as costuras laterais, alcançamos a linha de comprimento desejada ao longo de toda a circunferência. Alisamos com um ferro e retiramos o alfinete. É isso, a linha está traçada. A seguir cortamos o excesso, viramos a calça do avesso e colamos a fita.