É possível uma mulher ir à igreja de calças?

Muitos ortodoxos acreditam que meninas e mulheres estão proibidas de usar calças na igreja. Isto é ditado pelos cânones cristãos, pela tradição, pela cultura e pela opinião pública. Usar outros itens além de uma saia longa costuma ser desaprovado e proibido. Este artigo examina até que ponto esta proibição é justificada.

Estética

Moda ortodoxaPara os ortodoxos, a beleza é muito importante. As escrituras incentivam o autocuidado a refletir a beleza interior na beleza exterior. Segundo as leis cristãs, não se pode prestar muita atenção à aparência, mas não se pode deixar de cuidar de si mesmo. Os representantes do sexo frágil devem mostrar suas principais qualidades no vestuário: feminilidade e ternura. Portanto, do ponto de vista estético, aparecer de calça será incorreto. Além disso, em todas as igrejas cristãs as pessoas usam roupas padronizadas, e as calças da menina vão se destacar no quadro geral.

O que a Bíblia diz

código de vestimenta da igrejaO Antigo Testamento define claramente a posição em relação ao vestuário.O Novo Testamento confirma todas as disposições. Mas a maioria das pessoas interpreta as palavras do livro de maneira incorreta e literal. A Bíblia diz que as mulheres estão proibidas de usar roupas masculinas e os homens estão proibidos de usar roupas femininas. Neste caso, este adjetivo significa “pertencer a um homem”, o seu. Estamos falando dos chamados “mummers”, bem como de vários rituais pagãos que eram estritamente proibidos. Parte desses rituais era vestir-se bem. Quaisquer manifestações de magia e paganismo não são aceitas pelo ensino cristão, por isso a Bíblia contém esta frase, que nada tem a ver com as funções do guarda-roupa atual. Além disso, na época em que o livro foi escrito, havia uma compreensão das calças diferente da atual. Atualmente, as calças tornaram-se um elemento completo do guarda-roupa feminino, seus modelos não são usados ​​​​pelos homens: simplesmente não combinam com eles, essas roupas são consideradas diretamente femininas. Portanto, o princípio bíblico não se aplica a ela.

A opinião dos sacerdotes

O clero não concorda.

de calças para ir à igrejaAlguns entendem que a roupa é um elemento da cultura que nada tem a ver com fé. O ensinamento foi escrito há muito tempo, por isso precisa ser adaptado aos tempos modernos para que regras rígidas não afastem as pessoas. Eles insistem em não julgar as meninas que vão ao templo em busca de ajuda, mas recebem reclamações sobre sua aparência e seus jeans. Outros pedem o cumprimento estrito do código de vestimenta. É IMPORTANTE saber que agora não existe uma proibição estrita de calças: tudo depende da igreja, do clérigo e dos paroquianos.

Os requisitos básicos para vestir na hora de ir à igreja: modéstia, minimalismo, contenção, simplicidade, ausência de elementos chamativos.

Recomendações:

  1. A cabeça não deve ficar “descoberta”. Certifique-se de usar um lenço ou lenço na cabeça.Se não estiverem disponíveis, use um capuz ou outro meio disponível.
  2. É dada preferência a saias e vestidos.
  3. Mangas compridas: ombros e costas abertos são lidos como um gesto indecente. O corpo da pessoa deve estar coberto com roupas.
  4. Cores que não chamam a atenção, joias e cosméticos sem graça.
  5. Requisitos para saia: comprimento longo ou médio (abaixo do joelho), caimento largo.

Todas as regras não são consideradas obrigatórias e estão sujeitas a execução rigorosa. Sua observância pode ser chamada desejável. É assim que se expressa o respeito pelos outros paroquianos. Alguns homens notam que as meninas com saias ou vestidos curtos os distraem da oração. Portanto, a escolha do código de vestimenta depende inteiramente das preferências e desejos individuais. Não existem regulamentos claros.

IMPORTANTE: o rigor no cumprimento das regras varia de pessoa para pessoa: em algumas igrejas podem surgir conflitos abertos por causa da aparência. Os paroquianos ou o clero mostrarão uma reação negativa. Isso não se aplica aos mosteiros, onde o uso de saia é obrigatório, as regras lá são muito mais rígidas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano