Fazendo moldes e costurando calças masculinas

Calças esportivas masculinasCalças de moletom sempre encontrarão seu lugar no guarda-roupa masculino, mesmo que esteja longe dos esportes. Estas calças são usadas como roupa de casa ou para sair ao campo. Dependendo da finalidade, as calças são feitas de materiais diferentes. Por exemplo, as malhas finas são adequadas para casa, as forradas de lã para correr na estação fria e as capas de chuva ou outro material repelente à água para atividades ao ar livre.

Cortando e costurando calças esportivas masculinas com suas próprias mãos, passo a passo

Existem muitas opções para essas calças. Você pode encontrar calças com listras, com bolsos internos ou de chapa, com zíper ou elástico. Existem produtos de camada única ou com forro.

Seleção de modelo

Vamos nos concentrar na opção mais simples e costurar calça de moletom com elástico sem bolsos.

MoletomCosturar calças de moletom com elástico é muito simples. Até uma costureira novata pode realizar esta tarefa.

Materiais e ferramentas

Usamos tecido de malha grosso como material principal. Você também precisará de um cordão para cinto e um elástico fino.

Ferramentas necessárias:

  • máquina de costura com ponto ziguezague ou overloque;
  • agulhas para costuras de malha;
  • alfinetes;
  • governante;
  • papel gráfico;
  • papel vegetal;
  • fita métrica;
  • lápis;
  • giz.

Construção passo a passo de um padrão

Tomamos várias medidas da figura:

  • semicircunferência dos quadris;
  • comprimento da perna da cintura ao chão;
  • altura do joelho (da cintura ao nível do joelho);
  • comprimento da perna ao longo da superfície interna;
  • largura da parte inferior da perna da calça.

Construímos um padrão para a parte frontal:

Padrão da frente das calças

  1. A partir do canto superior esquerdo construímos uma linha vertical TN. Nele, da cintura para baixo, separamos a altura do joelho, colocamos assim. de baixo para cima - o comprimento da perna da calça ao longo da superfície interna (I).
  2. De t. Deixo de lado a linha dos quadris, coloco o ponto B. Calculamos a distância YB da seguinte forma: dividimos a medida da meia circunferência dos quadris por 10 e adicionamos 3 cm. Desenhamos linhas horizontais através de todos os novos pontos .
  3. De B ​​separamos a largura da frente das calças e definimos o ponto B1. É igual à metade da circunferência do quadril mais 1,5 cm. Através de B1 faça uma linha vertical para cima e para baixo, formando um T1 e eu1.
  4. Calcular a largura do passo B1B2: divida a meia circunferência dos quadris por 10 mais 1 cm, desenhe a vertical central através de B3. B3 = BB2/2. Marcamos K nele1 e n1.
  5. De N1 deixar de lado N2 e n3 na mesma distância, que é igual a metade da largura da parte inferior da perna da calça menos meio centímetro.
  6. De N2 e n3 colocamos 0,5 cm no centro e desses pontos para cima traçamos linhas inclinadas para os pontos A e B2 respectivamente.
  7. Do ponto de intersecção da linha inclinada com a linha do joelho até o centro reservamos 1 cm (K2). De K1 à direita construímos um segmento igual a K1PARA2, defina K3.
  8. Construímos a linha do meio. De T1 reserve 1 cm para a esquerda (T2). De eu1 – até metade do comprimento de I1EU2 (A1). Ponto A1 conecte-se comigo2.
  9. Conectando T, T2, B1, EU2, N3, N2, PARA2, I. Desenhamos a linha do meio usando um padrão.

Construímos um padrão para a parte de trás:

Padrão da parte de trás das calças

  1. Nós o construímos com base no padrão frontal.
  2. Expandimos a linha inferior em 1 cm de cada lado. Fazemos o mesmo com a linha do joelho. Colocando pontos K4, PARA5, N4, N5.
  3. Coloque B4, para isso separamos 2 cm de B.
  4. Separamos a largura da parte traseira de B4, colocamos B5. Comprimento reto B4B5 é metade da circunferência do quadril mais 4 cm.
  5. Determine a largura do passo B5B6, é igual à medida da meia circunferência dos quadris dividida por 5 mais 3 cm. De I para cima colocamos 2 cm (A2). Vamos conectar o segmento A2B5 e construir a partir de B5 perpendicular a ele.
  6. Desenhe uma linha auxiliar K5B6. Deixando de lado eu3, de modo que K3EU2 =K5EU3 – 0,5 cm.
  7. Desenhe um segmento K4B4 e estenda-o para cima. Colocamos o ponto T nele3, de modo que a distância K2T igual a K4T3.
  8. Construindo uma linha reta auxiliar K1T4, de modo que seu comprimento seja igual a K1T3 + 1,5 cm, com K1T4 deve passar pelo meio do segmento B3B5. Desenhamos a linha do meio com uma curva suave.
  9. Conectando os pontos T4, T3, B4, PARA4, N4, N5, EU5.

Transferimos os detalhes das partes frontal e traseira para papel vegetal. Pare com isso.

Cortando o material

CONSELHO! Para evitar o encolhimento do produto acabado, é recomendável que antes de começar a cortar o material, primeiro lave e passe o tecido pelo avesso.

Dobre o material com o lado direito para dentro. Fixamos o molde do papel vegetal com alfinetes de segurança, contornamos com giz, acrescentamos 1,5 cm nas costuras de cada lado e 4 cm nas costuras inferiores. Recortamos as peças levando em consideração as tolerâncias.

Recortamos um cinto com comprimento igual à circunferência da cintura conforme os padrões, com 10 cm de largura, levando em consideração as folgas.

ATENÇÃO! Ao determinar a circunferência da cintura por meio de padrões, não se esqueça de multiplicar o valor de cada parte por 2.

Etapas de costura

Costurando em uma máquina

  • Processamos os cortes com ponto overlock ou zigue-zague.
  • Costuramos as costuras do degrau, laterais e intermediárias. Depois disso, é melhor experimentar o produto. Se a calça ficar bem e não puxar para lugar nenhum, você pode fazer essas costuras em uma máquina de costura com ponto zigue-zague com largura de betonilha fina. A costura do meio é feita inserindo a perna direita da calça na esquerda, frente a frente. Pressione a virilha e as costuras laterais, pressione a costura do meio até ficar arredondada.

ATENÇÃO! Ao costurar tecidos de malha em uma máquina de costura, você deve usar uma agulha especial para malhas. Possui ponta arredondada, com a qual não perfura o material, mas afasta suavemente as alças, evitando o aparecimento de ganchos e flechas ao usar o produto.

  • Costuramos o detalhe do cinto no lado curto. Em seguida, dobre longitudinalmente com o avesso para dentro. A uma distância de 1,5 cm da dobra, colocamos um ponto reto à máquina na frente. Fazemos outra linha semelhante paralela à primeira a uma distância de 1,5 cm dela na direção do corte.

REFERÊNCIA! Para obter pontos perfeitamente retos, é melhor usar um calcador especial para máquina de costura com régua.

  • Conectamos o cinto ao produto, aplicando-o na frente da calça com o corte voltado para cima. Fixamos, alinhando a costura central traseira com a costura da cintura. Fazemos um alinhavo e costuramos uma costura em zigue-zague com uma largura de betonilha fina. Passe a costura para baixo.
  • Na frente do cinto, a igual distância da costura central, fazemos dois furos idênticos para a renda e o elástico. Nós os costuramos à mão.Usando um alfinete comum, insira o elástico no cinto, amarre-o e esconda as pontas do elástico no cinto. Enfiamos o cordão decorativo da mesma forma, trazendo as pontas para fora.
  • Experimentamos as calças e determinamos a linha da bainha. Dobre a borda inferior, faça uma linha de alinhavo, dobre uma segunda vez, faça uma linha de alinhavo novamente. Vamos passar. Fazemos uma costura reta à máquina a uma distância de aproximadamente 1,5 cm da borda.

Como elemento adicional, você pode fazer um bolso traseiro:

  • Para isso recortamos um detalhe de bolso, talvez até de um tecido contrastante.
  • Dobramos todas as bordas para dentro. Passe-os bem. Costuramos a borda superior com uma máquina.
  • Prenda o bolso na parte de trás da calça. Vamos regar. Fixamos em três lados a uma distância de 1–2 mm da borda.

As calças esportivas masculinas estão prontas.

Críticas e comentários
T Tatiana:

De onde veio o ponto A? Não removemos um único centímetro na frente da perna, então por que adicionar na parte de trás? Aí haverá uma discrepância nas medidas e a perna da calça ficará mais larga. É assim mesmo?

T Tatiana:

Calça bem larga(((retirei 1 cm na frente e acrescentei 2 cm atrás da parte de baixo.

COM Sofia:

De onde veio o ponto A no padrão frontal? A linha K3-T4nu não passa pelo meio da linha B3-B5

A Alexei:

O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode dar passos largos e não pode abrir as pernas. Aparentemente este é um conceito antigo de construção não para uma vida ativa. Nas calças modernas, se você simplesmente colocá-las na horizontal, as pernas ficam bem mais abertas devido à adição de tecido na região central. Vou procurar um padrão como este. É uma pena ter desperdiçado tecido bom.

Materiais

Cortinas

Pano