O novo é o velho esquecido. A moda é cíclica, por isso não jogue fora o vestido da sua avó ou os sapatos da sua mãe. Talvez eles se tornem relevantes novamente na próxima temporada.
As tendências do estilo moderno às vezes só podem ser traçadas por um especialista, mas todos estarão interessados em qual item ou acessório estava no armário de cada fashionista no ano de seu nascimento.
Anos 60: período de experimentação
Esta década ficou para a história como uma luta de opostos: um estilo contido com tendência para o retro dos anos 1930. A tendência foi apoiada por filmes e televisão.
O período de surgimento da moda jovem. Londres tornou-se a sua capital, oferecendo coleções ousadas de designers de vanguarda. Meninos e meninas queriam mais liberdade e independência: na música, nas roupas, nos penteados e nos hobbies. A modelo Twiggy é o novo padrão de beleza da passarela. Uma adolescente magra com figura de menino torna-se um símbolo dos anos 60.Ela aparece em muitas revistas em minivestidos atraentes e vestidos infantis de cintura alta com grandes padrões contrastantes.
Materiais:
- Artificiais: tecidos sintéticos, vinil, couro envernizado, plástico.
- Fora do padrão: arame, alumínio, papel. Estilo futurista.
- Decorações: lantejoulas, designs arrojados.
O final da década é marcado pelo estilo militar e pela cor oliva (cáqui). As roupas camufladas, porém, foram suavizadas por cores vivas de vermelho e rosa. E também um mini ousado.
Acessórios:
- Jóias de plástico;
- Contas brilhantes;
- Óculos cobrindo metade do rosto.
REFERÊNCIA. Na maquiagem: pele clara, no início da década, lábios brilhantes em ricos tons de vermelho, depois pálidos, quase fundindo-se com o tom do rosto. Destaque para os olhos, flechas e cílios bem exuberantes com bastante rímel. Sombras de duas opções: cinza e branco e colorido.
1960. Vestidos e ternos masculinos sem golas e lapelas.
1961. Salto baixo estável, sapatos de bico quadrado.
1962. Casacos longos com mangas estreitas em cores vivas.
1963. Vestidos e tops sem mangas, náilon e lenços de náilon.
1964. Fitas largas e laços decorando cabelos soltos ou rabo de cavalo.
1965. Grandes padrões geométricos e estampas. As cores são amarelo brilhante, vermelho. Combinação contrastante de branco e preto.
1966. Pinturas em roupas no estilo pop art, muitos apliques costurados (artista Andy Warhol). Cortes de cabelo com contornos claros para mulheres.
1967. Minivestidos e saias, combinados com botas de couro envernizado.
1968. Calça capri feminina.
1969. Vestidos confeccionados em malha. Silhueta trapezoidal.
Anos 70: moda vibrante
A moda nesta década é eclética. Muitas pessoas escolhem a direção que gostam e combinam as roupas em conjuntos como desejam.O lema da época: “Tudo é possível!”
Nos últimos 10 anos, muitos estilos mudaram:
- Hippie;
- Ecletismo;
- Discoteca;
- Punk;
- Rock glamouroso.
INFORMAÇÕES: Um dos principais símbolos desta época são os jeans, eram usados tanto por homens quanto por mulheres. No final da década, o tênis se tornou o calçado preferido.
Muitas formas simples foram transportadas da última década, mas houve mudanças no comprimento, surgiram opções midi e maxi. No final da década, os padrões diminuíram de tamanho e as cores ficaram muito mais suaves. A prioridade é preto, branco e cinza, tons de jeans.
REFERÊNCIA. Os materiais sintéticos são relevantes: poliéster, crimplen e dacron. Os hippies são fiéis aos tecidos naturais: lã, seda e algodão.
1970. Casaco justo com cinto em tons pastéis (como Jacqueline Kennedy). Ponchos de malha lisos ou multicoloridos.
1971. Shorts curtos com botas de cano alto com zíper ou cadarço. Sandálias em estilo grego. Tecido de terno listrado, chapéu de abas largas e cabelos longos e esvoaçantes como Yoko Ono.
1972. Ternos masculinos para mulheres (Bianca Jagger).
1973. Calças boca de sino na altura do quadril ou joelho, jeans, macacões. Coletes de malha de comprimento mini e maxi, gola alta de malha.
1974. Várias túnicas costuradas e tricotadas. Looks femininos: babados e babados para meninas.
1975. Sapatos plataforma combinam bem com mini e maxi.
1976. Saias na altura do joelho, vestidos camisa, blusas com babados e laços de tecido. Sapatos com salto.
1977. Lenços e lenços no pescoço. A estampa é xadrez e listrada, às vezes com adição de lurex.
1978. Camisas masculinas, coletes, saias retas nas mulheres. Vestido executivo de cor escura confeccionado em tecido de seda. Sapatos rasos.
1979. ombros largos e silhueta ajustada. Jeans skinny, botas de couro genuíno.Anos 80: era criativa
A principal característica da época é o excesso em tudo: roupas, maquiagem, penteado. O corte é muito volumoso ou, ao contrário, um mini justo. Uma colagem do antigo e do novo, do grande e do pequeno, público e oferecido à elite.
Houve um breve retorno ao retrô em alguns estilos de roupas femininas. O início dos anos 80 se expressa em cores contidas, que já em meados da década são substituídas por cores brilhantes, neon e chamativas. Os criadores de tendências da moda jovem foram: David Bowie, Madonna e a dupla ModernTalking.
INFORMAÇÃO. A imagem dos anos 80 pode ser descrita em 3 palavras: brilhante, excêntrica e cativante.
As bases da década foram os seguintes estilos:
- Sexualidade.
- O culto de um corpo saudável e em forma (esportes).
- Romance.
- Negócios.
- Subculturas juvenis (hip-hop, gótica, formal).
REFERÊNCIA. Foi na década de 80 que devemos o uso massivo da lycra nas roupas e leggings que entraram no guarda-roupa.
1980. Trajes brilhantes feitos de tecidos artificiais, complementados com sapatos ou sandálias de salto combinando. Veludo aconchegante e veludo cotelê.
1981. Maiôs conjuntos e polainas altas com listras multicoloridas. Calças curtas - Bermudas.
1982. Golas de renda e vestidos de veludo (Princesa Diana). Terno de negócios feminino.
1983. Roupas de bolinhas. Ombros aumentados, cintura fina, realçada por cinto largo em cor contrastante, e chapéu de aba larga.
1984. Os suéteres caíram até um ombro. As decorações para o cabelo são fitas e tiaras, o corte de cabelo principal é o duende, usado tanto por mulheres quanto por homens.
1985. Grandes jaquetas esportivas e de couro.
1986. Saias em camadas, ombros abertos. Casaco longo confeccionado em tecido de lã.
1987. Roupas maxi-length com botões, minissaias divertidas e completas.
1988.Ternos saia em cores vivas, combinados com meias brancas e tênis. Vestidos femininos de balão fofos.
1989. Abundância de grandes decorações. Luvas e boinas pretas em um conjunto com vestidos, blusas e jaquetas brilhantes. Estampas imitando peles de animais selvagens.
Anos 90: estilo urbano e muito mais
A direção principal deste período é a expressão de si mesmo, de si mesmo. Isso foi cultivado por Hugo e Calvin Klein. Na moda urbana, o unissex ainda imperava. As roupas tinham que ser confortáveis: camisetas, jeans largos, calças largas ou largas, tênis ou sapatos baixos.
Os jeans continuam sendo um dos mais modernos. Com ele são feitas não só calças e jaquetas, mas também saias, vestidos de verão, macacões e vestidos. Empresas líderes da época: Levis e Montana.
INFORMAÇÃO. Roupas sob medida tornaram-se populares novamente. A profissão de criador de imagens está se tornando popular.
Vários estilos dominantes nos anos 90:
- Estilo grunge (fundador Kurt Cobain).
Meias furadas, roupas de couro natural e artificial, sapatos grossos e ásperos com sola grossa, suéteres e calças largas. Maquiagem com destaque para lábios ou olhos delineados. Às vezes faltam cosméticos decorativos.
IMPORTANTE. Um dos símbolos da época é o zíper de metal, que funciona não só como fecho, mas também como elemento decorativo. Ela se tornou popular graças às coleções de Vivienne Westwood.
- Minimalismo;
- Rave e néon;
- Estilo esportivo;
- Etno.
REFERÊNCIA. Materiais não padronizados são relevantes novamente: couro prensado, plástico. Os oponentes do uso de peles e peles naturais defenderam a introdução ativa de tecidos artificiais, bem como de linho e cânhamo não tingidos.
Ao mesmo tempo, e ao contrário, havia fingimento e teatralidade deliberada. Figura, cor da pele, bronzeado tornaram-se outro componente das imagens; os designers colocaram piercings e tatuagens na moda. Tom Ford exibe sua cueca como parte de seu visual.
As supermodelos não são mais garotas sem rosto, mas estrelas de primeira grandeza; o mundo inteiro as conhece como criadoras de tendências em estilo e imagem. Esta é Cindy Crawford, Naomi Campbell, Claudia Schiffer.
Os acessórios são grandes e brilhantes - joias, diversas correntes, emblemas ou botões como decoração de jaquetas, bolsas ou chapéus.
1990. Blusas claras e calças escuras, complementadas por acessórios e joias brilhantes.
1991. Ternos em estilo masculino. Jaquetas grandes. Brincos pequenos, maquiagem natural.
1992. Jaquetas jeans, shorts curtos.
1993. Vestidos românticos, jaquetas e meia-calça com flechas (Courtney Love).
1994. Jeans rasgados e camisas xadrez.
1995. Simplicidade de corte e esquema lacônico de cores preto e branco. Jaquetas oversized e camisetas dois tamanhos maiores ainda são relevantes.
1996. Bonés e boinas de beisebol, além de pequenos óculos de sol.
1997. Tops curtos com calças largas nas meninas. Bolsas de pele.
1998. Maquiagem brilhante, camisetas com alças expondo o corpo bronzeado.
1999. Bordados, apliques em jeans. Vestidos com costas abertas.
Anos 2000: tudo o que está disponível e barato
A moda do início do século 21 é caracterizada por uma palavra como glamour. Muitas meninas e mulheres pararam de perseguir as tendências da moda. Eles começaram a pensar em sua própria aparência e a vestir coisas diferentes, às vezes até inadequadas um para o outro. Por exemplo, um colete de pele com um vestido leve de seda ou um top de noite decorado com lantejoulas combinado com calça de moletom.
Durante este período, é difícil identificar algum estilo específico. No entanto, os representantes da música popular tornaram-se criadores de tendências.
REFERÊNCIA. Graças às 2 décadas anteriores, um corpo tonificado que fica à mostra ainda está na moda. Mini é popular, isso também se aplica a saias e tops.
Houve muitos erros infelizes nesta época:
- saia sobre calças ou leggings;
- calças de cintura muito baixa;
- mini ultracurto;
- calças brilhantes;
- tops excessivamente decotados;
- sapatos com bico fino;
- cães anões como acessório.
INFORMAÇÃO. Outra característica do visual desse período eram os espartilhos confeccionados em cetim ou tecido jeans. E também espiando roupas íntimas. Isso não era adequado para todos os tipos de corpo.
Roupas acessíveis de grandes redes de lojas também se tornaram populares. Muitos fashionistas estavam preocupados com marcas famosas. Alguns até usavam joias grandes ou cintos com fivela no formato do logotipo da Chanel DG e assim por diante.
2000. Calças na cintura com camisetas curtas. Autobronzeador.
2001. Brincos de argola enormes de grande diâmetro, como Jennifer Lopez.
2002. Cinto largo, muitas vezes quase igual a uma minissaia.
2003. Boné tipo Britney Spears, combinado com jeans e botas pontudas.
2004. Jeans de cintura baixa, calças cargo.
2005. Saias longas até o chão com estampas grandes e muitos babados.
2006. Coletes de pele. Lenços longos de malha ou bordados
2007. Óculos de sol grandes.
2008. Vestidos com franjas.
2009. Vestido bandagem bodycon
2010. Botas Ugg como calçado casual e noturno.
Graças a esta lista, você poderá acompanhar as principais tendências da moda e encontrar coisas populares de 1960 a 2010.