Que coisas desnecessárias você tem em casa? Nem todos serão capazes de responder imediatamente a esta pergunta em detalhes. Porque quase todas as coisas que não estão em uso no momento são geralmente transferidas para a categoria “e se forem úteis”. Uma proporção significativa de russos gosta de guardar itens domésticos e de guarda-roupa antigos, acreditando que serão usados no futuro. Os japoneses (e não só eles!) tentam se livrar do que é antigo e desnecessário.
Tradição russa: não jogue fora, mas refaça
Existe uma tradição na Rússia: não jogue fora, mas faça algo novo com o antigo. Esta abordagem da vida tem origem no passado soviético. Nossas mães e pais, avós e avôs, que sabiam o que é um déficit, armazenam no nível subconsciente “tudo o que foi adquirido com um trabalho árduo”.
O que os russos estão mudando?
É fácil responder à questão do que os nossos compatriotas estão a refazer. Todos! E isso não é exagero! Embora já tenham passado os tempos em que você costurava roupas com roupas velhas e tricotava lenços e chapéus com suéteres indesejados.Apesar de agora ter sido mais fácil comprar um novo do que refazer o antigo, esta tradição não perde a sua relevância.
Os criativos Plyushkins russos dão nova vida às coisas antigas.
Importante! Os artesãos têm uma abordagem criativa para qualquer coisa. Eles alteram saias e vestidos de maneira moderna, fazem canteiros de flores com pneus de carro e tricotam tapetes para a casa com roupas velhas cortadas em pedaços.
E estes são apenas alguns exemplos da imaginação insaciável dos mestres. Como avaliar essa relutância em se desfazer de coisas antigas? É bom ou não se deixar levar pelas alterações?
Prós e contras das alterações
O potencial criativo desenvolvido causa apenas admiração. É claro que há um lado positivo nisso.
- A “segunda vida” das coisas ajuda a economizar o orçamento familiar. Afinal, você não precisa comprar todos os consumíveis.
- Ao continuar a usar as coisas, uma pessoa tem um impacto positivo no meio ambiente. Ele não aumenta a quantidade de desperdício jogando fora coisas ainda úteis, e não vai às compras, o que, muito provavelmente, também se revelará desnecessário.
No entanto, o amor e o desejo de dar nova vida às coisas velhas muitas vezes levam ao fato de que elas não são jogadas fora.
- Quando a casa começa a se parecer com um armazém de sucata, há poucas coisas positivas nisso.
- O que é realmente necessário pode não encontrar um lugar digno.
- Coisas boas e modernas podem ser armazenadas em um local isolado. E, portanto, perdem sua relevância e valor, esperando chegar o momento de serem refeitos em algo novo.
Organizar é japonês
No Japão, as pessoas têm uma atitude diferente em relação ao acúmulo de coisas velhas. Na última década houve um verdadeiro boom na organização.
O que os japoneses chamam de organização
Na Terra do Sol Nascente, eles tentam não “agarrar-se” às coisas, pensando que algum dia serão úteis. Aqui o preço inclui liberdade de coisas desnecessárias e espaço limpo.
Muitos autores oferecem seus próprios métodos para limpar o lixo de sua casa.
Referência! Marie Kondo é uma das autoras mais populares que promove técnicas de organização.
Consultor de arrumação japonês recomenda durante a limpeza classifique as coisas por categoria em vez de por local de armazenamento. Por exemplo, empilhar livros com livros, sapatos com sapatos. Ao classificar desta forma, é criada uma imagem mais clara da “riqueza” disponível. O autor da técnica aconselha deixar apenas as coisas que você realmente precisa e gosta, não se arrependa livre-se de coisas que não são usadas há muito tempo.
Importante! Se a limpeza desse método se tornar seu estilo de vida, você esquecerá a bagunça e o lixo da sua casa!
A limpeza usando este método proporciona a oportunidade de limpar a casa de coisas que não trazem alegria. E, pelo contrário, introduza no uso diário aqueles que irão levantar o seu ânimo dia após dia.
Comece a usar o conjunto que você usou nos feriados todos os dias. Não tenha pena de um vestido elegante e comece a usá-lo assim mesmo, sem esperar o momento especial. E aquelas coisas que não são necessárias e não dão prazer devem ser despedidas com alegria.
Atenção! Se você decidiu que é hora de mudar alguma coisa em sua vida, então é na organização que você precisa começar uma nova vida!
Prós e contras da organização
prós livrar-se do lixo é óbvio.
- Vamos liberar espaço.
- Lembramos de coisas há muito esquecidas.
- Ajudamos os necessitados - damos como presentes.
- Como ganhar dinheiro: procure vender antes de jogar fora;
- Beneficiamos a sociedade e o ambiente – reciclamos;
- Damos ou trocamos coisas desnecessárias no mercado livre.
Apesar das muitas vantagens, a organização tem uma, mas significativa: menos.Existe um risco maior de jogar fora algo que em breve poderá ser necessário inesperadamente.
O que fazer com coisas desnecessárias: jogar fora ou deixar para retrabalho?
Dificilmente há uma resposta clara para esta pergunta. Cada um de nós vive de acordo com os seus próprios hábitos e regras, com diferentes níveis de rendimento, necessidades e potenciais criativos. Portanto, cada um tem sua própria resposta para essa pergunta.
- Tente estimar o espaço ocupado por coisas que você não usa há vários anos. Se você tiver muito espaço livre, continue armazenando.
- Lembre-se dos sábios chineses. Eles afirmam que o novo não aparecerá na vida até que o velho a deixe. Faz muito tempo que não tem novidades? Livre-se de coisas desnecessárias! A probabilidade de novos aparecerem aumentará significativamente!
- Você quer alguns benefícios para o seu carma? Provavelmente há pessoas ao seu redor que precisam de itens da sua despensa. Você definitivamente sentirá emoções positivas!
E se os japoneses tiverem armários muito pequenos? E onde eles deveriam se bagunçar?
O início das alterações não começou na era soviética. É muito mais antigo. Vem da vida camponesa, quando muitas coisas eram feitas à mão e usadas com cuidado.E os vestidos de casamento foram passados de avó para mãe, de mãe para filha. Às vezes eram muito ricos, ricos em ouro e pérolas. Mas não só essas coisas não foram jogadas fora, mas as camisas velhas da mãe e do pai não foram jogadas fora quando rasgadas. Eles eram usados para costurar roupas para crianças pequenas, não por causa da pobreza, mas porque o tecido desgastado é muito mais macio e não agride a pele delicada das crianças. E assim por diante... há muitos exemplos se você os procurar.
Aliás, os mesmos japoneses têm a arte do kintsugi - restauração de produtos cerâmicos (!) com cola-verniz misturada com pó de ouro ou prata. Ou seja, enfatiza-se o caráter reparado dos produtos, já que as costuras são bem visíveis. A filosofia desta arte diz que quebras e fissuras são história e não merecem ser esquecidas ou disfarçadas.
Jogar fora o antigo, acreditando que algo novo virá em seu lugar, só é possível quando você tem oportunidade e recursos para adquirir esse novo. Eu também, uma vez..., sob a influência das novas tendências, dei as minhas roupas à aldeia, deixando um mínimo para mim. O resultado foi que durante cerca de oito anos não consegui comprar nada que valesse a pena para mim, pois não aumentavam nossos salários, trabalhei sozinho, criei um filho sem pensão alimentícia e fui obrigado a fazer um empréstimo para odontologia. Lembrei-me dessas coisas mais de uma vez. Eles escrevem dessa forma para aumentar as vendas. Antes de fazer qualquer coisa, você deve primeiro pensar com a cabeça.